1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.838 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Ginkgo biloba – para que serve, benefícios, efeitos colaterais

0

 

O Ginkgo Biloba é uma árvore de origem chinesa utilizada de forma medicinal há milhares de anos. Essa árvore serve para o tratamento e prevenção de vários problemas de saúde e atualmente tem sido usada através de suplementos para melhorar a circulação e também aumentar a memória. Confira tudo a respeito do Ginko Biloba.

Ginkgo Biloba – Propriedades

Essa é uma das arvores mais antigas do mundo e é considerada praticamente um fóssil vivo. De acordo com as diversas pesquisas que são feitas, os pesquisadores já podem afirmar que uma das propriedades mais importantes nas folhas do Gibkgo Biloba são os:

  • Flavonoides
  • Terpenóides

Ambos são antioxidantes e lutam contra os radicais livres, impedindo que essas moléculas causem qualquer dano às células. Essas propriedades e todos os benefícios que iremos citar aqui se encontram na folha da planta e não nas sementes.

ginko giloba
Ginkgo biloba – para que serve, benefícios, efeitos colaterais. Imagem:divulgação

Ginkgo Biloba – Pra que serve?

O Ginkgo Biloba serve para tratar complicações do sistema circulatório, melhorar a visão, reduzir dores menstruais, melhorar a função cerebral e também é excelente na prevenção e no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Acesse e saiba mais informações: Como Calcular o Imc?

Ginkgo Biloba – Com ele funciona?

São realizados diversos estudos a respeito do Ginkgo Biloba e através desses estudos já é possível dizer que ele é o responsável por estimular a produção de óxido nítrico que é por sua vez o responsável por relaxar a parede das artérias, dilatar os vasos e melhorar o fluxo sanguíneo.

Ginkgo Biloba – Quais são os benefícios?

A planta é responsável por trazer diversos benefícios para a vida de quem começa a tomar o Ginkgo Biloba, vamos listar alguns deles para vocês.

1 – Estresse e Depressão

O estresse é terrível não é mesmo? uma maneira bastante natural de conseguir relaxar e evitar o estresse e até mesmo a depressão é começar a fazer o uso diário do Ginkgo Biloba, isso porque ele tem uma ação sobre os hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalida.

Ginkgo biloba
Ginkgo biloba – para que serve, benefícios, efeitos colaterais. Imagem:divulgação

2 – problemas com TPM

Muitas mulheres sofrem bastante com cólicas, inchaço e até mesmo a alteração de humor durante o ciclo menstrual não é o mesmo? De acordo com diversos estudos o uso do Ginkgo Biloba vai ajudar a aliviar todos esses sintomas.

3 – Impotência

A causa da impotência é a baixa circulação e o Ginkgo Biloba ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e isso pode melhorar a qualidade e também a duração das ereções.

4 – Claudicação Intermitente

Nem todo mundo sabe o que é isso, essa é uma condição se tem como característica principal a sensação de câimbras nas pernas. A Claudicação é causada por uma interrupção de fluxo sanguíneo para as artérias dos membros inferiores. O Ginkgo Biloba é útil nesse caso já que ele estimula a circulação.

5 – Parkinson

Acredita-se que a causa dos tremores do Parkinson seja devido a falta de dopamina no cérebro e é possível que o Ginkgo Biloba em conjunto com outros tratamentos pode reduzir os sintomas do Parkinson.

Ginkgo biloba
Ginkgo biloba – para que serve, benefícios, efeitos colaterais. Imagem:divulgação

6 – Visão

Alguns estudos tem mostrados que o Ginkgo Biloba pode trazer também diversos benefícios a saúde ocular, além de aumentar o fluxo de sangue para os olhos e reduzir o dano oxidativo causado à retina e córnea.

7 – Melhora a memória

A ciência já demonstrou que a planta melhora o fluxo de sangue no cérebro e diversos estudos tem mostrado que o uso do Ginkgo Biloba melhora a concentração e a capacidade cognitiva.

8 – Alzheimer

Estudos e testes demonstraram que o Ginkgo Biloba é o responsável por aumentar a capacidade da acetilcolina de se ligar a um receptor, aumentando sua atuação cerebral. Dessa forma, tomar ginkgo biloba diariamente pode fazer com que o cérebro absorva mais acetilcolina e fique mais protegido contra o Alzheimer e outras doenças relacionadas, como por exemplo, a demência.

Acesse e saiba mais informações: Celíacos – Descubra se você é um

Ginkgo Biloba – Indicações

O uso do Ginkgo Biloba é indicado para todo mundo, independente da idade. Ela também é indicada a quem sofre de asma, dores de cabeça, hemorroidas e etc.

Ginkgo Biloba – Efeitos Colaterais e contra-indicações

Todo tratamento sempre pode trazer alguns efeitos colaterais, algumas pessoas tem efeitos colaterais menos fortes como tontura, dores de cabeça, dores de estomago e até mesmo coceira na pele. Porém existem alguns outros possíveis efeitos colaterais que embora sejam mais raros, podem acontecer, são eles:

  • Queda na pressão arterial;
  • Diminuição dos níveis de insulina no sangue;
  • Constipação.

O Ginkgo Biloba é contra-indicado no caso de pessoas que estejam tomando medicamentos anticoagulantes e também no caso de pessoas com hipertensão, que tomem remédios metabolizados no fígado, possuem doenças cardíacas e tomem medicamentos antidepressivos.

Ginkgo biloba - para que serve, benefícios, efeitos colaterais
Ginkgo biloba – para que serve, benefícios, efeitos colaterais. Imagem:divulgação

Ginkgo Biloba – Como tomar?

O ideal é que você fale com seu médico para saber a dose exata para você. Atualmente a orientação é tomar de 80 a no máximo 240 mg de Ginkgo Biloba por dia. Mas se você quiser tomar para uma condição específica deve conversar com seu médico. Ele é vendido em forma de capsulas.

Acesse e saiba mais informações: Como Diminuir a Cólica?

Ginkgo Biloba – Onde adquirir?

O Ginkgo Biloba é vendido em farmácias e lugares de venda de suplemento, o preço varia de acordo com o local, podendo custar cerca de R$32,00 a caixa com 30 comprimidos de 80 mg cada.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA