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Gorduras: conheça os alimentos gordurosos

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As gorduras estão presentes em todos os alimentos que consumimos, mas são divididas entre boas e ruins. Para termos uma alimentação saudável é fundamental ingerir somente as gorduras boas, dessa forma entregamos ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente.

Infelizmente nem todas as pessoas pensam dessa forma e nem sabem como identificar gorduras boas, o que as leva a continuar consumindo alimentos gordurosos que podem levar a obesidade e a outros problemas.

Hoje nós falaremos mais sobre as gorduras e seus efeitos no organismo. Veja, a seguir, Gorduras: conheça os alimentos gordurosos.

Alimentos gordurosos que devemos evitar

Os alimentos gordurosos estão mais presentes no nosso dia a dia do que você pensa. Em todo o lugar que vamos, sempre há uma barraca com algum aperitivo muito delicioso, mas nada saudável.

Lanchonetes estão espalhadas por todos os lugares, comercializando salgadinhos, pastéis, bolos e outros alimentos extremamente gordurosos, calóricos e pobres em nutrientes.

alimentos gordurosos
alimentos gordurosos. Imagem:divulgação

Veja alguns exemplos dos alimentos gordurosos que devem ser evitados: pizza, chocolate ao leite e branco, salgadinhos em geral, bolos, carnes com gordura aparente, margarina e vários outros.

Acesse e saiba mais informações: 5 dicas de como perder barriga em uma semana sem exercícios

Alimentos gordurosos tabela

É fácil mencionar alimentos gordurosos e nada saudáveis. Eles são encontrados nos lugares mais inusitados e podem muito bem ser consumidos a qualquer hora do dia, ainda que isso não seja recomendado.

É indicado sempre se manter longe desses alimentos, e ter uma lista contendo grande parte desses alimentos pode ajudar, assim você não é enganado achando que determinado alimento pode ser saudável. Veja uma pequena lista de alimentos gordurosos:

– Sorvetes;

– Batata congelada;

– Salgadinhos;

– Donuts;

– Margarinas e cremes vegetais;

– Massas industrializadas de bolos e tortas;

– Cookies e biscoitos recheados;

– Pipoca de micro-ondas;

– Sanduíches fast-food como hambúrgueres;

– Nuggets;

– Pizza;

– Tortinhas doces;

– Lasanha;

– Doces em geral;

– Entre outros.

Alimentos gordurosos que levam a obesidade

Todos os alimentos mencionados podem levar a obesidade, principalmente quando ingeridos diariamente ou em uma quantidade excessiva.

alimentos gordurosos
alimentos gordurosos. Imagem:divulgação

Esses alimentos, além de favorecerem a obesidade, a diabetes do tipo 2 e várias outras doenças, aumentam o mau colesterol e o acúmulo de gordura na região do abdômen.

Outro destaque deve ser dado ao fato de que esses alimentos podem aumentar o risco de formação de placas de gordura nas artérias do coração e do cérebro, levando ao seu entupimento.

Alimentos não gordurosos

Alimentos não gordurosos são aqueles que possuem uma quantidade baixa de gordura e pouca caloria. Se encaixam nesse grupo vários alimentos saudáveis e pouco calóricos, por isso podem ser consumidos sem medo.

Ainda assim o corpo precisa de gordura, por isso você sempre deve consumir algumas.

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Alimentos gordurosos saudáveis

Você sabia que, ao contrário dos alimentos gordurosos que você deve evitar, existem alguns que você deve ingerir? Eles são considerados gorduras do bem, por possuírem uma centena de vitaminas e nutrientes que o nosso organismo precisa.

Esses alimentos muitas vezes são excluídos da deita por serem gordurosos, mas poucos sabem que eles são saudáveis e podem ser consumidos com moderação.

Um exemplo é o salmão, considerado muito gorduroso. Mas ele não possui qualquer gordura: o ômega 3 é fundamental para o nosso corpo e possui ação anti-inflamatória, além de prevenir doenças do coração.

alimentos gordurosos
alimentos gordurosos. Imagem:divulgação

Também temos as amêndoas e todas as demais oleaginosas que podem ser consumidas diariamente em pequenas porções, pois trazem várias vantagens ao nosso corpo.

Os ovos também são alimentos gordurosos saudáveis, pois a gema é rica em vários nutrientes e um ovo inteiro possui 5 gramas de gordura, sendo que apenas 1,5 é gordura ruim. Para completar, o abacate também entra nesse grupo, pois grande parte de suas gorduras são do bem. Ele também é rico em várias vitaminas e pode ser usado para fazer batidas e misturas.

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