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Hiit. Veja seus benefícios para emagrecer com saúde!

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HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Esse tipo de treinamento tem muito benefícios e é altamente eficaz desde que feito da maneira correta.

A prática vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo por conta de sua versatilidade e eficiência, e está deixando os exercícios aeróbicos tradicionais para trás.

Hiit o que é?

Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.

Hiit como fazer?

Você pode fazer HIIT com praticamente qualquer tipo de exercício: calistenia, corrida, bike (normal ou ergométrica), natação, remada, batendo no saco de pancadas, flexões etc.

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Hit na esteira. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Dieta para Perder Barriga Rápido e Emagrecer em Poucos Dias

Hiit na esteira

Febre entre os que querem queimar gordura e emagrecer, o HIIT na esteira melhora a performance e o aparelho cardiovascular. As sessões, de HIIT na esteira, alternam aceleração e recuperação em tempos iguais. Você programa a sessão de acordo com seu condicionamento. Podem ser séries em tempos menores (30’ perto da zona máxima de frequência cardio X 30’ de recuperação com trote leve ou caminhada), ou com estímulos de até quatro minutos (4’X4’).

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Hit na esteira. Imagem:divulgação

As sessões podem ser feitas tanto por iniciantes (com a atenção de um professor), como por quem tem mais experiência, e de duas a três vezes por semana.

Hiit bicicleta

O HIIT na bicicleta ergométrica é uma ótima alternativa para quem não pode ter muito impacto, o treino anterior para quem tem algum problema de joelho, quadril ou coluna é um pouco estressante.

O treino é constituído de 8 tiros de 20 segundos de esforço com intervalos de 10 segundos de recuperação.

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Sim. Há pesquisas científicas publicadas que comprovam os resultados e a eficácia dos treinos HIITs para quem deseja perder peso e queimar gordura, principalmente quando comparados ao cárdio tradicional.

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Hit emagrece. Imagem:divulgação

Por isso que os treinos intervalados de alta intensidade ganharam tanta popularidade nos últimos tempos.

Os treinos HIITs são puxados e duros, mas são bem curtos e podem ser bastante variados. Além disso, os resultados dos treinos de alta intensidade são inegáveis, como a perda de barriga, por exemplo.

Acesse e saiba mais informações: Emagrecer 6kg em 5 dias

Hiit e musculação

Para os praticantes de musculação que desejam perder gordura sem perder massa magra (ou até mesmo ganhando massa magra), o hiit pode ser um potencializador sem que a pessoa deixe de praticar a musculação.

Para ter os efeitos semelhantes do hiit, a musculação deve ser praticada de maneira diferente, em um ritmo mais acelerado, intercalando exercícios.

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Hit musculação. Imagem:divulgação

Se o objetivo é emagrecer, poucos métodos são tão eficientes quanto a combinação do hiit e a musculação, com eles além de manter o metabolismo acelerado por muito mais tempo, o praticante ainda tem um bom desenvolvimento de sua massa muscular, o que causará um aumento considerável no metabolismo basal.

Para quem busca definição muscular, a musculação combinada com o hiit precisa ser pensada de acordo com um objetivo fundamental: diminuir o percentual de gordura sem perder massa muscular.

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Hit na bike. Imagem:divulgação

Por isso, a estruturação deste treino precisa ser muito bem pensada. Você pode fazer musculação e HIIT em dias alternados, mas com muito cuidado para não descuidar do descanso.

Independentemente do objetivo, seja para emagrecer ou aumentar a definição muscular, a correta combinação de hiit e musculação é um dos melhores métodos, sendo comprovado cientificamente.

Ambos os treinos têm em comum a alta intensidade, e é justamente ela que gera modificações hormonais favoráveis à perda de gordura e ao ganho de massa muscular.

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Hit. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Dicas para Emagrecer com Saúde

Mas, lembre-se, para combinar os treinos de hiit e musculação, é preciso saber que eles podem ser feitos na mesma sessão de treino, ou em dias alternados. Sendo o hiit um treinamento aeróbico, mesmo que de alta intensidade, ele deve ser feito, na maioria dos casos, depois da musculação.

Isso por que se você fizer o hiit antes da musculação, irá eliminar grande parte de suas reservas de glicogênio, Creatina e ATP e terá seu treino de musculação prejudicado.

Atenção: não pratique o hiit no mesmo momento da musculação. Por exemplo, praticar exercícios intercalados (correr e caminhar, por exemplo) e depois realizar musculação.Dê ao menos 6 horas de espaçamento entre um treinamento e outro.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

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