1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.454 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Hipotiroidismo, Causas e Tratamentos, Saiba Como Funciona

0

O hipotireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo.

Saiba mais Informações, acessePirâmide Alimentar – O que é? Como Usar?

A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino. Ela está localizada na região do pescoço, ao redor da traqueia. Apesar de seu tamanho médio ser de 15 ml ela é responsável pela produção de 2 hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Estes hormônios controlam o metabolismo, como cada célula do corpo gasta energia.

Causas do Hipotireoidismo

O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. O hipotireoidismo pode acontecer por um período curto (agudo) ou longo (crônico). Vários fatores desencadeiam o problema, como, doenças autoimunes, tratamento de hipertireoidismo, cirurgia de tireoide, radioterapia e medicamentos.

Algumas mulheres podem desenvolver hipotireoidismo durante ou após a gestação. O Hipotireoidismo também pode afetar o desenvolvimento do bebê, pois o cérebro em formação precisa receber os hormônios da tireoide para crescer adequadamente.

Saiba mais Informações, acessePrisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos

hipotiroidismo
Hipotireoidismo. (Imagem:divulgação).

Hipotireoidismo Sintomas

Os sinais e sintomas de hipotireoidismo costumam variar, dependendo da pessoa e da gravidade do caso. Em geral, os sintomas manifestados por uma pessoa com hipotireoidismo tendem a se desenvolver lentamente, às vezes por muitos anos.

Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo costumam ser: fadiga, sonolência, sensibilidade ao frio, prisão de ventre, pele ressecada, ganho inexplicável de peso, rouquidão, fraqueza muscular, colesterol alto, dores, sensibilidade e rigidez musculares, queda de cabelo e problemas de memória.

Saiba mais Informações, acesseLipoma, Causas e Tratamentos

Hipotiroidismo, Causas e Tratamentos, Saiba Como Funciona
Hipotireoidismo. (Imagem:divulgação).

Diagnóstico para o Hipotireoidismo

Para saber se uma pessoa tem hipotireoidismo é preciso realizar exames de sangue que medem o nível do TSH, o hormônio estimulante da tireoide, e o nível dos hormônios triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4) produzidos pela tireoide. Um baixo nível de T4 ou T3 e alto nível de TSH indicam uma disfunção da tireoide. Isso porque a hipófise acaba produzindo mais TSH em decorrência de um esforço maior para estimular a glândula tireoide a produzir mais hormônios.

O hipotireoidismo é mais comum em mulheres mais velhas, por isso, alguns médicos recomendam que mulheres acima dos 60 anos realizem exames de rotina para checar o funcionamento da tireoide. O mesmo vale para mulheres grávidas ou para aquelas que estejam planejando uma gravidez.

Saiba mais Informações, acesseAnemia, Causas, Sintomas e Tratamentos

Hipotiroidismo, Causas e Tratamentos, Saiba Como Funciona
Hipotireoidismo. (Imagem:divulgação).

Tratamento para o Hipotireoidismo

O tratamento mais comum para o hipotireoidismo é o uso diário de uma versão sintética do hormônio tetraiodotironina (T4): a levotiroxina. Esta medicação oral restaura os níveis hormonais adequados, revertendo os sinais e sintomas de hipotireoidismo.

Os primeiros resultados do tratamento costumam aparecer de uma a duas semanas após o seu início. Na maioria dos casos, os níveis de hormônios produzidos pela tireoide voltam ao normal com o tratamento adequado. Contudo, a terapia de reposição hormonal será pelo resto da vida.

Saiba mais Informações, acessePressão Baixa, Causa, Sintomas e Tratamentos

Prevenção para o Hipotireoidismo

Não existem meios de se prevenir hipotireoidismo. Exames de triagem para recém-nascidos podem detectar o hipotireoidismo congênito. Faça testes de rotina para verificar o funcionamento da tireoide e detectar possíveis problemas.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA