1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.760 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O HPV tem Cura?

0

 

O vírus HPV afetou e ainda afeta milhares de pessoas por todo o mundo. A pergunta que sempre ronda a cabeça dessas pessoas afetadas com o vírus é se ele realmente tem cura e se tem, como eliminá-lo do seu corpo.

Aqui vamos tirar essa dúvida, ressaltar quais são os sintomas da doença e falar um pouco mais sobre o tratamento do HPV.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Dicas para Evitar as Espinhas

HPV tem Cura Definitiva?

Sim e não, dependendo da visão de cada um. O que acontece é que se controlado e tratado, uma parte do vírus pode ser eliminada do organismo, enquanto a outra irá ficar adormecida durante longos anos sem apresentar nenhum sintoma e efeito colateral.

Quando tratado corretamente e quando as lesões causadas pelo vírus desaparecem, pode-se dizer que sim, o paciente foi curado, pois o restante do vírus que ainda está no organismo ficará anos sem aparecer e poderá nem retornar.

HPV

 

 

 

 

 

 

 

Se o HPV não mostrar sintomas, ele mesmo pode ser curado sozinho em até dois anos após a contaminação.

Isso acontece porque o próprio sistema imunológico da pessoa afetada consegue se livrar sozinha do vírus. Porém, é raro isso acontecer e você deve ir ao médico constantemente para a realização de exames.

HPV tem Cura no Homem?

O HPV quando está presente no homem geralmente não se manifesta, ou seja, não apresenta sintomas. São raros os casos quando aparecem pequenas verrugas genitais no pênis, mas o não surgimento de sintomas não quer dizer que o homem não esteja infectado.

Saiba mais Informações, acesse: Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

O homem deve realizar exames anualmente para identificar o surgimento de qualquer doença e tratar, pois o não tratamento de HPV pode trazer complicações como câncer em diversas regiões.

O tratamento para os homens dura cerca de 2 anos e deve ser acompanhado por um profissional e consiste na aplicação de pomadas para essa doença. Aqui também existe a possibilidade do HPV se curar sozinho.

hpv
HPV. Imagem:Divulgação

Conheça os Sintomas do HPV

O principal sintoma do vírus HPV é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, principalmente na região genital, podendo ou não ser vistas a olho nu. As lesões também podem surgir em outras partes, por exemplo, no caso das mulheres é comum aparecerem na vulva, na vagina ou ainda no colo do útero.

Tanto nas mulheres quanto nos homens, o vírus pode se manifestar na garganta, na boca, no ânus, nos pés e nas mãos. Há ainda a possibilidade do vírus não apresentar sintomas.

O que Causa o vírus HPV ?

O HPV pode ser transmitido através do contato com a pele e por isso é considerado uma doença sexualmente transmissível.

Sendo assim, quase 100% das transmissões do HPV são feitas através de relações sexuais que não possuem o uso de camisinha.

Saiba mais Informações, acesse: Como Curar a Candidíase

O vírus HPV é um pouco diferente das demais doenças classificadas como DST, pois apenas com o contato das regiões genitais já é possível haver a transmissão do vírus. Por isso e por diversos outros motivos, é indispensável o uso de preservativo para evitar a transmissão, inclusive durante o sexo anal ou oral.

HPV
HPV. Imagem:Divulgação

Também há outras formas de transmissão, consideradas raras, mas que existem: contato com verrugas de pele, compartilhamentos de roupas íntimas e a transmissão de mãe para feto. Além disso, é importante ressaltar que o vírus pode ficar de maneira silenciosa no organismo durante 20 anos.

O que Influência no Aparecimento de HPV

Além dos fatores citados acima, outras coisas podem influenciar no aparecimento de HPV, como: vida sexual iniciada muito cedo, ter diversos parceiros sexuais, não ir ao médico regularmente, imunodepressão, ter outras doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, tratamento com quimioterapia, entre outros.

Como é o Tratamento para HPV

Existem muitas opções de tratamento para o HPV e o ideal para você irá depender de uma consulta com o médico. Por exemplo, se for detectado a presença do vírus no seu organismo, mas ele não se manifestar, o mais indicado é apenas um acompanhamento médico mais de perto.

Em outros casos, como no aparecimento de sintomas, outros tipos de tratamento podem ser abordados. Um tratamento bem comum é o uso de cremes e pomadas especificadas para o HPV.

Saiba mais Informações, acesse: Coletor Menstrual – O que é ?

Esses cremes são indicados para lesões pequenas que estejam em pequena quantidade na pele. Outra opção é a retirada da lesão, que pode ser feita através de uma cauterização a laser, através de gelo seco ou de radiofrequência.

Como é o Tratamento para HPV
Como é o Tratamento para HPV. Imagem:Divulgação

Como Prevenir o HPV

Além de usar camisinha em todas as relações sexuais, outra forma de prevenir o HPV é tomando a vacina contra o vírus.

Atualmente, existem duas vacinas disponíveis para tratar esse vírus. Uma delas é quadrivalente que fornece proteção contra 4 tipos de vírus: 6, 11, 16 e 18. A segunda vacina é bivalente, ou seja, fornece proteção contra 2 tipos de vírus: 16 e 18.

Essas vacinas ajudam a prevenir todos os tipos de complicações, como os cânceres.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA