1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.322 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O Poder do Gengibre e os Benefícios para a sua Saúde

0

 

O chá de gengibre é uma receita utilizada a mais de 5 mil anos na culinária asiática. O chá possui uma série de benefícios que vão desde a cura de resfriados e tosses até a exploração de suas propriedades termogênicas para ajudar no emagrecimento e perda de gordura abdominal.

O consumo do chá de gengibre deve ser moderado, pois o grau de picância característico do alimento pode provocar dores de garganta.

Porque o gengibre emagrece?

O gengibre ajuda a emagrecer devido suas propriedades termogênicas. Isso quer dizer que ele tem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo e, com isso, acelerar a queima de calorias.  É um modo de fazer com que o metabolismo permaneça acelerado e consiga gastar energia mesmo em repouso, somente mantendo o corpo em funcionamento.

O ritmo de funcionamento do metabolismo é o que determina se alguém pode ser mais magro ou gordo. Acredita-se que os famosos “magros de ruim” que comem bastante sem engordar tenham um metabolismo rápido e, por isso, gastam calorias rapidamente. Com o chá de gengibre pode-se induzir esse processo.

Gengibre

Para que o emagrecimento realmente aconteça é preciso eliminar a gordura que já foi acumulada com exercícios físicos, pois apesar de uma grande parte do que ingerimos diariamente seja utilizada para funções vitais, como 10% na digestão e 70% nos órgãos essenciais, uma parcela significativa é fruto somente de nossa movimentação. Ou seja: é preciso queimar gordura com exercícios físicos.

O chá de gengibre é um aliado em dietas e deve ser consumido especialmente em jejum ou após as refeições essenciais. Afinal, além de acelerar a queima daquilo que foi ingerido ele ajuda na digestão e aproveitamento dos nutrientes.

Benefícios

Os benefícios do gengibre vão além até da manutenção da saúde, sendo utilizado em produtos de beleza e até para perfumar ambientes. Confira todas as qualidades do gengibre:

Diurético e Desintoxicante

Alimentos diuréticos como o gengibre são aqueles que contém bastante quantidade de água e provocam reação de eliminação de líquidos do organismo.

A ação ajuda a  eliminar o excesso de fluídos do corpo, controlar o colesterol, pressão alta, bom funcionamento gastrointestinal e dá sensação de leveza. Produtos que se encaixam nessa função são frequentemente utilizados em dietas e Sucos Detox.

Fortalece sistema imunológico, é fungicida e bactericida

Gengibre
Gengibre. Imagem:divulgação

O Gengibre tem alto teor de vitamina C, um composto que fortalece o sistema imunológico e dá uma resposta mais rápida na cura de gripes e resfriados. Além disso, manter o a imunidade alta é importante forma de prevenir doenças e infecções.

Alivia dores de estômago

A acidez proveniente do gengibre tem função digestiva no estômago, quando utilizado durante ou após as refeições.

Gengibre

O gengibre faz com que os alimentos se quebrem com mais facilidade, facilitando a entrada dos nutrientes na corrente sanguínea.

Mantém a pele mais jovem

O gengibre tem propriedades antioxidantes, ou seja, tem um composto de vitaminas e vegetais que bloqueiam o processo de oxidação das células e neutralizam os radicais livres, moléculas que roubam energias de outras células do corpo e aceleram o envelhecimento de órgãos, inclusive da pele.

Em muitos casos a ação dos radicais livres são relacionadas a possíveis causas do Alzheimer, Câncer, Doenças Cardíacas e o Mal de Parkinson.

É um antiinflamatório natural

As propriedades antinflamatórias naturais do gengibre fazem dele uma ótima opção para ajudar no tratamento de pessoas doentes e para aliviar dores musculares resultantes de atividades físicas ou para recuperações após treinos.

Afrodisíaco

A propriedade termogênica do gengibre além de garantir uma rápida queima calórica também mantém mais disposto para a prática de atividades sexuais.

infografico-cha-gengibre

Cura tosses

A picância do gengibre provoca uma sensação de amortecimento na boca que ajuda a aliviar a dor provocada pela inflamação de garganta ou arranhões típicos de gripes ou resfriados. Ao mesmo tempo, fortalece o sistema imunológico ajudando de modo integral no combate ao problema.

Ajuda a tratar problemas respiratórios

A ardência do gengibre é costumeiramente utilizada para realizar inalações e ajudar no descongestionamento nasal de forma natural. A prática é ainda mais vantajosa em casos de rinite e sinusite, quando há acúmulo de líquidos nos seios da face.

Como fazer chá de gengibre

Os chás de gengibre podem ser encontrados em frascos, saches ou pó. Pode ser misturado com outros recursos como o limão, laranja, canela (ou de acordo com o seu paladar).

Gengibre
Gengibre

A melhor forma de consumi-lo é por meio do chá natural, veja como preparar:

  1. Lave de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco.
  2. Retire a casca e rale ou pique-o
  3. Coloque água para ferver
  4. Assim que a água ferver reduza o fogo e adicione o gengibre após a fervura
  5. Tampe a panela
  6. Mantenha fechado de 8 a 10 minutos até que a água pegue cor
  7. Desligue o fogo e espere amornar
  8. Coe antes de consumir

Você pode fazer a mesma receita adicionando limão junto ao gengibre no momento da fervura, a receita ajuda ainda mais na cura de gripes e resfriados devido a concentração extra de vitamina C que o limão contém.

Já se adicionar um pau de canela durante a fervura as propriedades termogênicas é que serão aumentadas, podendo aumentar ainda mais o seu metabolismo e acelerar a queima de gordura.

Durante o preparo tenha cuidado para não esquentar demais a raiz, pois isso faz com que ela perca suas propriedades. O gengibre quando ralado libera mais as substâncias do que se for picado, você pode colocar algumas raspas dentro da xícara de chá.

Se for adoçar prefira os açucares naturais como mel, sacarose ou açúcar mascavo. O chá pode ser armazenado de um dia para o outro, reaquecido ou tomado gelado sem mudança de ação das propriedades do gengibre.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA