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O que comer antes e depois de uma corrida!

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A alimentação é um fator fundamental para as pessoas que praticam atividades físicas frequentemente.  A  alimentação deve ser equilibrada e completa para alcançar uma boa performance e para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente.

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. Uma dieta de um esportista deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais.

Como a corrida é um esporte que vem conquistando cada vez mais pessoas, já que pode praticar em qualquer lugar e não precisa de equipamentos especiais, o único equipamento a ser usado é um tênis de uma qualidade boa. A alimentação é fundamental nesse esporte para obter um bom desempenho.

O que comer antes de uma corrida

A alimentação antes da corrida é responsável para possibilitar correr o seu máximo, e também protege o organismo, atuando na prevenção de lesões. A alimentação depois da corrida fará tenha uma melhor recuperação e também atua na prevenção de lesões. A alimentação depois da corrida deve ser equilibrada com os nutrientes necessários para repor a energia perdida durante a corrida.

O que comer antes de uma corrida

Antes da corrida devemos comer nutrientes que nos propõem energia. O carboidrato é o principal responsável por fornecer energia para o corpo. É encontrado em pães, bolos, tapioca, macarrão, arroz, milho, batata-doce mandioca entre outros, alem de frutas ou cereais.

Outras boas opções de alimentos energéticos são do tipo oleaginoso, alem de serem fontes de minerais e aminoácidos. Castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache e avelã são uma boa opção para comer antes da pratica de corridas.

Proteína.

Os alimentos ricos em proteínas  contribuem para a melhora da performance já que são ricos em aminoácidos como BCAA e arginina. Suplementos de proteínas como whey protein são práticos para consumir antes da corrida.

Fibras

Alimentos ricos em fibras fornecem carboidratos de baixa carga glicêmica, dando energia constante para a  corrida. Portanto, certos alimentos como frutas, aveia e sementes de chia são algumas opções.

Água

Antes da corrida, especialmente corridas longas, é recomendado consumir 500 ml de água. Em torno de uma a duas horas antes da corrida, alem de 200 ml de água 30 minutos antes. Jamais se esqueça de se hidratar.

Agua

A desidratação é classificada como perca dinâmica de água pelo corpo, diversos fatores podem contribuir com a desidratação a intensidade e duração de uma corrida, o clima e até o tipo de roupa utilizada na corrida. A hidratação correta durante a pratica de corrida é essencial para um bom desempenho, para manter o corpo saudável e não correr riscos de lesões e tá doenças mais graves.

O que comer depois de uma corrida

O período após a corrida é importante quanto o de antes de correr. E uma de acelerar a recuperação do corpo, você deve se alimentar o quanto antes, isso para repor os nutrientes perdidos durante a corrida.

Para o pó corrida é muito mais fácil usar comida de verdade para recompor os nutrientes perdidos, Proteínas e carboidratos  devem ser modulados para cada indivíduo de acordo com a atividade praticada e o gasto energético , de modo que não perca massa muscular e fadiga, facilitando a recuperação e o desempenho do atleta.

O que comer antes de uma corrida
O que comer antes de uma corrida

É indicado comer carboidratos com alto índice glicêmico, tais como arroz integra , batatas, tapioca, pão, legumes e massas. Associados a proteínas como carnes  vermelha, frango, ovos e queijos. Outros alimentos como banana, barras de proteína, cereais, iogurtes e peito de peru também são ótimas opções para ingerir após uma corrida.

A forma mais correta de saber todo esse processo é procurar um nutricionista do esporte para que possa analisar seu caso e com isso ter uma solução de fora apta para seu corpo, para que tenha resultados benéficos a saúde e performances desejadas.

 

 

 

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