1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é Apendicite? Saiba Como Identificá-la

0

A apendicite é um problema mais comum do que você imagina e, se não for tratada adequadamente, pode causar sérias complicações na vida do indivíduo. A apendicite afeta o apêndice, que nada mais é do que um órgão conectado ao intestino grosso. O apêndice não desempenha nenhuma função vital em nosso corpo, por isso é totalmente possível viver sem ele.

O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)
O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)

Especialistas ainda não descobriram a sua real função, mas tudo indica que o apêndice é responsável por ter o tecido que ajuda o corpo a ter mais imunidade. De modo geral, se você tiver apendicite, pode ter que retirar o órgão, mas isso não causará nenhum problema em sua vida.

O que é Apendicite Fotos

A apendicite nada mais é do que a inflamação do apêndice que, de modo geral, apresenta muita dor ao indivíduo. Se o apêndice não for tratado, ele pode explodir e causar sérios danos à vida do paciente. Por isso é fundamental ir diretamente ao médico se você sentir qualquer um dos sintomas da doença, que mencionaremos a seguir.

A apendicite pode causar diversos sintomas, por isso você deve saber identifica-los. Outra informação importante é que quando surgir a doença, o apêndice pode se romper em até três dias.

O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)
O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)

Tratamentos para Apendicite

O tratamento mais conhecido e usado para apendicite é uma cirurgia. Nessa cirurgia o apêndice é retirado e a pessoa não sente nada, pois está totalmente anestesiada. Esse procedimento cirúrgico recebe o nome de apendicectomia. Vale ressaltar que o apêndice é somente retirado, ou seja, você fica sem o órgão. Mas, como falamos, até o momento não há registrado nenhum risco da retirada do apêndice do corpo humano.

Se houver alguma complicação, como se o apêndice tiver rompido, haverá um acúmulo de pus no abdômen e em outros órgãos. Na maioria desses casos o tratamento é feito drenando o pus através de um tubo sob a pele, além também do uso de medicamentos.

Apendicite Sintomas Fotos

Um dos primeiros e principais sintomas da apendicite é a dor abdominal. O paciente pode se deparar com algumas cólicas ou até mesmo dor em todo o abdômen. Quanto maior o apêndice ficar, mais irritada ficará a parede de sua mucosa intestinal. Se isso ocorrer, você se deparará com uma dor aguda na parte inferior direita do seu abdômen, e ela será mais severa do que a dor inicial.

A febre também é um sintoma comum da apendicite, além de trazer consigo alguns calafrios. Outros sintomas são: náuseas, vômitos, perda de apetite, prisão de ventre, etc.

 

O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)
O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)

Apendicite Pode Matar

Sim, se houver demora no diagnóstico e o problema não for tratado há tempo ou devidamente, o paciente pode acabar morrendo. Isso acontece principalmente porque o paciente tende a demorar em buscar ajuda médica e, quando o faz, ainda precisa lidar com as suspeitas de outras doenças.

Tudo isso faz com que o quadro se agrave e, se o paciente não realiza a cirurgia ou outro tratamento há tempo, acaba morrendo.

Apendicite Tratamento

Há dois tipos de cirurgias que podem ser realizadas para tratar a apendicite. Você não poderá escolher o tipo que quiser: o médico responsável pelo seu tratamento irá avaliar o seu caso, seus sintomas e a gravidade do problema, e com essas informações irá definir a cirurgia ideal.

Apendicite Pós-operatório

Caso o apêndice seja removido antes de romper, o paciente consegue se recuperar rapidamente e logo após o término da cirurgia já não sente nenhum sintoma. Entretanto, se o apêndice romper antes da cirurgia, a recuperação é mais lenta, e exige que o paciente fique no hospital por um tempo em observação.

No pós-operatório de apendicite o paciente também precisa prestar atenção em sua alimentação: dar preferência a legumes cozidos, canja, arroz, peixe, carne de peru e frango grelhados, é muito indicado.

Apendicite Aguda

Apendicite aguda é outro nome dado a apendicite, mas significa a mesma coisa, envolve os mesmos sintomas e o mesmo tratamento mencionado.

O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)
O que é apendicite. (Imagem: Divulgação)

Apendicite Cirurgia

A cirurgia para remover o apêndice é fundamental e deve ser feita o quanto antes. Agora que você já sabe o que é apendicite, poderá identificar os sintomas assim que eles surgirem e assim evitar complicações.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA