1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.131 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Astigmatismo – Sintomas e Curas

0

Um problema que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro é o Astigmatismo, ele pode surgir de diversas formas, e literalmente embaçar a sua vida. Aqui você vai saber tudo sobre este grave problema, assim como fazer o tratamento para a correção.

 O que é o Astigmatismo?

O Astigmatismo é um problema que deixa a visão enlaçada ou destorcida, em qualquer distância, dependendo do grau do problema.

Quem tem Astigmatismo muitas vezes é míope ou hipermetrope. Consultar um oftalmologista é essencial para conseguir identificar o problema, assim como realizar o seu tratamento. O Astigmatismo nem sempre afeta os dois olhos.

Saiba mais Informações, acesse: Como Tratar Estrias em Casa

O que é Astigmatismo - Sintomas e Curas
O que é Astigmatismo – Sintomas e Curas. Imagem:Divulgação

Tipos de Astigmatismo

Existem alguns tipos de Astigmatismo, eles são diagnosticados de acordo com as condições em que se encontram, seus nomes são: corneal, lenticular, regular, irregular, simples complexo, hipermetrope simples, miópico simples, composto, hipermetrope composto, miópico composto, misto e rápido, além do contra a regra.

O que causa Astigmatismo?

O Astigmatismo é um problema causado quando a córnea, ou o cristalino de atrás do olho possuem uma forma irregular. Em vez de ter a forma redonda, ele fica mais achatado. Com isso a imagem não concentra a luz necessária, tornando a imagem embaçada.

Não se sabe ao certo a origem do Astigmatismo, mas um fator que aumenta as chances de você ter esse problema é a genética. Quando uma pessoa tem Astigmatismo, provavelmente seus pais também têm.

O Astigmatismo pode nascer com as pessoas e se desenvolver com o decorrer da vida. Quem tem o costume de coçar os olhos, pode aumentar as chances de contrair o problema. Algumas doenças como conjuntivite e ceratocone podem levar ao Astigmatismo.

Quem pode Contrair Astigmatismo?

O Astigmatismo pode atingir qualquer pessoa, não importa a idade e nem o gênero. Os pais devem estar atentos nos seus filhos, pois nem sempre eles falam que estão com os sintomas. Pessoas mais velhas possuem maiores tendências a desenvolverem o Astigmatismo hereditário.

Quem pode Contrair Astigmatismo?
Quem pode Contrair Astigmatismo? Imagem:Divulgação

Sintomas do Astigmatismo

O Astigmatismo normalmente torna a visão embaçada quando você está concentrado tentando enxergar algo que esteja longe, como às placas de trânsitos. Além disso, pode afetar a visão para perto, que normalmente ocorre quando você está lendo um livro. Se não for realizado o tratamento adequado, o problema pode causar dor de cabeça, fadiga, e dor ao redor dos olhos.

Sintomas do Astigmatismo em Crianças

Identificar os sintomas do Astigmatismo nas crianças é muito complicado, pois na maioria das vezes elas não sabem explicar o que estão sentindo.

Mas os adultos podem perceber através de alguns movimentos que elas realizam, como: quando as crianças aproximam os objetos do rosto para enxergarem melhor; ficar muito próxima de revistas ou livros para ler; tirar notas baixas na escola, devido à falta de concentração e por não enxergar bem; e também colocar a mão sobre os olhos, para enxergar coisas que estão longe. Na maioria dos casos, é indicada a utilização de óculos.

Como saber se Estou com Astigmatismo?

Quem está com algum dos sintomas, ou está desconfiado, deve consultar um médico oftalmologista, para que ele indique a melhor forma de tratamento. Quem possui problemas em ver os objetos de longe ou de perto, além de dores frequentes na cabeça pode estar com o problema.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Dicas para a Prevenção dos Gases

A visão desfocada nem sempre está relacionada ao Astigmatismo. No momento da consulta, você deve informar tudo o que esta sentindo, assim será possível identificar corretamente o problema.

astigmatismo
Astigmatismo. Imagem:Divulgação

Astigmatismo e Hipermetropia

O Astigmatismo e a hipermetropia são dois graves problemas de visão, assim como a miopia. Existem algumas diferenças entre estes dois problemas, o primeiro deles está relacionado à curvatura irregular da córnea, já o segundo, a luz se converge atrás da retina, pois o olho geralmente é menor do que o normal. A hipermetropia pode diminuir com o passar dos anos.

Astigmatismo tem cura?

Quem possui Astigmatismo não deve se preocupar, este problema tem cura. Praticamente metade das pessoas tem Astigmatismo, e pode ser geralmente corrigido com a utilização de óculos ou lentes de contato especiais. As lentes gelatinosas ajudam a compensar a luz, ajudando na concentração necessária para enxergar sem problemas. Você deve procurar um medico assim que sentir os primeiros sintomas.

Tratamento para o Astigmatismo

Normalmente o tratamento é feito com a utilização de óculos ou lentes de contato. Em alguns outros casos é indicada uma cirurgia para a correção do problema. Tudo depende do grau e do tipo do Astigmatismo, e um oftalmologista saberá qual o melhor tratamento.

Tratamento para o Astigmatismo
Tratamento para o Astigmatismo. Imagem:Divulgação

Lentes de Contato para Astigmatismo

As pessoas que possuem Astigmatismo podem utilizar as lentes de contato tóricas, que ajudam na correção do problema. Estas lentes possuem uma forma especial, que impedem de gira-la quando está no olho da pessoa, isso também ajuda na adaptação.

Saiba mais Informações, acesse: 10 Melhores Métodos Contraceptivos

Existem alguns tipos de lentes que você deve trocar diariamente, mas também outras permitem a utilização por um tempo maior, durante a consulta ao oftalmologista, você deve indicar quais as suas preferências.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA