1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.300 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

O que é Hidrocefalia – Tem Cura?

0

Hidrocefalia é um acúmulo excessivo do Líquido Cefalorraquidiano (LCR). Esse líquido envolve o cérebro e a medula espinhal, agindo como um amortecedor de choques e protegendo os tecidos delicados dessa região.

Também mantém o equilíbrio adequado de nutrientes ao redor do sistema nervoso central. Quando o líquido se acumula, provoca o aumento da pressão intracraniana e comprime o cérebro.

O que é Hidrocefalia Fetal?

O que é Hidrocefalia
O que é Hidrocefalia. Imagem:Divulgação

A hidrocefalia fetal ocorre durante a gestação e o diagnóstico de hidrocefalia fetal pode ser feito ainda durante a gravidez, por isso, as chances de obter melhores resultados no tratamento aumentam.

Saiba mais Informações, acesse: Doenças respiratórias

O que é Hidrocefalia Hipertensiva?

Síndrome hipertensão, ou também chamado hidrocefálica é uma condição patológica caracterizada pelo aumento da produção de spinnog mozgovoy líquido fluido cerebrospinal ou fluido cerebrospinal acumula nas meninges e também em pequenas quantidades nos ventrículos do cérebro síndrome de hidrocefalia ou hipertensiva é classificado dependendo da idade do paciente.

Por esta razão, síndrome de hipertensão-hidrocefálica (HHS) só é encontrada em três espécies: recém-nascidos, crianças e adultos.

Os sintomas da síndrome hipertensiva incluem aqueles que são específicos para duas condições patológicas diferentes, nomeadamente a hipertensão e hidrocefalia.

Saiba mais Informações, acesse: Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

O que é Hidrocefalia Comunicante?

A Hidrocefalia não obstrutiva (comunicante) é o resultado de problemas com a produção do líquido cérebro-espinhal ou de sua absorção. Um das causas mais comuns é o sangramento no espaço subaracnóideo. A Hidrocefalia Comunicante pode estar presente ao nascimento ou pode acontecer depois.

O que é Hidrocefalia em Idosos?

A Hidrocefalia de Pressão Normal é um tipo adquirido de hidrocefalia comunicante no qual os ventrículos estão aumentados, mas não estão sob alta pressão. A hidrocefalia de pressão normal é vista em adultos mais idosos. Pode ser o resultado de trauma ou doença, mas na maioria dos casos a causa é desconhecida.

O que é Hidrocefalia Congênita?

A Hidrocefalia em recém-nascidos ou congênita pode ser motivada por:

  • Desenvolvimento anormal do sistema nervoso central, que pode obstruir o fluxo de fluido cerebrospinal.
  • Sangramento dentro dos ventrículos – uma possível complicação de parto prematuro
  • Infecção no útero durante a gravidez, como rubéola ou sífilis, que pode causar inflamação nos tecidos cerebrais do feto.
O que é Hidrocefalia
O que é Hidrocefalia. Imagem:Divulgação

Hidrocefalia Causas

No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido.

A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio. Este aumento anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios. A hidrocefalia, muitas vezes, pode ser detectada antes mesmo do nascimento, por meio de ultrassonografias periódicas.

Hidrocefalia Fatores de risco

Em muitos casos, não é possível identificar a causa exata da hidrocefalia. No entanto, alguns fatores que podem contribuir para a hidrocefalia incluem:

  • Lesões ou tumores no cérebro ou na medula espinal
  • Infecções no sistema nervoso central, como meningite bacteriana ou caxumba
  • Sangramento no cérebro decorrente de AVC ou traumatismo craniano
  • Outras lesões traumáticas do cérebro

Tratamento de Hidrocefalia

O tratamento para hidrocefalia geralmente é orientado pelo neurologista e deve ser feito o mais rápido possível, para evitar sequelas como atraso no desenvolvimento físico e mental.

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais melhorando e corrigindo o fluxo de LCR.

Saiba mais Informações, acesse: Coletor Menstrual – O que é ?

Se necessário, uma cirurgia pode ser uma opção para realizar essa correção. Se não, um tubo flexível pode ser colocado no cérebro para redirecionar o fluxo de do liquor. Esse tubo, chamado de shunt, envia o LCR para outra parte do corpo, como para a área da barriga, onde ele pode ser absorvido.

O que é Hidrocefalia
O que é Hidrocefalia. Imagem:Divulgação

Outros Tratamentos podem Incluir:

  • Antibióticos em caso infecção
  • Um procedimento chamado terceiro ventriculostomia endoscópica (TVE), que alivia a pressão sem substituir o shunt
  • Remoção ou cauterização das partes do cérebro que produzem LCR

Além disso, o paciente precisará de check-ups regulares para certificar-se de que não há problemas adicionais. Regularmente, serão feitos exames para verificar o desenvolvimento da criança, por exemplo, e para saber se há problemas intelectuais, neurológicos ou físicos.

Com a ajuda de terapias de reabilitação e intervenções educativas, muitas pessoas com hidrocefalia são perfeitamente capazes de viver normalmente, com algumas poucas limitações, conforme o caso.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA