1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.939 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Laringite?

0

Muitas pessoas sofrem com essa doença, mas não sabem o motivo. A laringite é uma inflamação da laringe que tende a deixar sua voz rouca.

Ela pode durar por um curto período de tempo, como é o caso da laringite aguda, ou pode ser mais permanente, como a laringite crônica. Mas você não precisa se assustar, na maioria dos casos a laringite dura apenas duas semanas.

O Blog boa forma saúde só tem caráter informativo e nenhuma das informações nele contidas é válido como qualquer tipo de consulta, ok?

O que Causa a Laringite?

Quando você está com laringite, as cordas vocais presentes na laringe tendem a ficar inflamadas e/ou irritadas. Isso ajuda a desenvolver um inchaço e este, por sua vez, distorce os sons produzidos e consequentemente ocorre a mudança na voz.

O que Causa a Laringite?
O que Causa a Laringite? Imagem:Divulgação

A laringite aguda – aquela que passa rapidamente – pode ser causada por infecções virais, esforço vocal e por infecções bacterianas. Já a laringite crônica, conhecida por durar mais tempo, pode surgir pela exposição a diversas bactérias e causar lesões na sua laringe, provocadas por vapores químicos, fumaça, sinusite crônica, cigarro, álcool, uso excessivo da voz.

Saiba mais Informações, acesse: Dengue Hemorrágica – Sintomas e tratamento!

Conheça os Sintomas da Laringite

Diversos fatores influenciam no aparecimento da laringite, seja ela aguda ou crônica. Você deve ficar atento sempre que tiver uma infecção respiratória, se expor a substâncias irritantes e, principalmente, quando estiver usando muito a sua voz.

Se você já está com a doença, vale a pena ficar de olho nos sintomas. A primeira coisa que você deve analisar é sua voz: ela tende a ficar rouca logo no início e, em alguns casos, você pode perdê-la. Além disso, garganta seca, tosse e dificuldade para engolir também são sintomas de laringite.

 Laringite
Laringite. Imagem:Divulgação

Como Tratar Laringite

O tratamento para laringite geralmente pode ser feito em casa, mas o médico faz inúmeras recomendações aos doentes. Entre elas, é importantíssimo que você descanse a voz e fale baixo; tome algum medicamento para a tosse seca; mantenha o ambiente úmido; beba muito líquido para ajudar na recuperação das cordas vocais; e evitar o fumo.

Dependendo do seu caso, o médico ainda pode receitar medicamentos como antibióticos e corticoides e, se a laringite está sendo causada pelo refluxo gastroesofágico, outras medidas precisam ser tomadas.

Em casos de laringite crônica, o tratamento deve ser mais específico e se as cordas vocais estiverem feridas, a única solução pode ser uma cirurgia. Você deve ir ao médico o mais rápido possível se sentir um dos sintomas já citados aqui porque pode haver complicações, como o causador da laringite se espalhar para outros órgãos e a laringite causada por uso excessivo da voz se tornar uma laringite crônica.

Saiba mais Informações, acesse: Como Curar a Candidíase

Como Prevenir Laringite

A única maneira de evitar que você seja diagnosticado com essa doença é prevenindo o ressecamento das cordas vocais. Para isso, uma série de recomendações pode ser seguida. Você não pode fumar e nem ser um fumante passivo; não consuma muito álcool ou cafeína, essas bebidas podem causar desidratação; sempre beba muito líquido, principalmente água; não limpe a garganta, isso só piora o inchaço; lave as mãos sempre que puder e evite contato com pessoas que estão com algum tipo de infecção respiratória.

Essas dicas devem ser seguidas por quem deseja evitar pegar a doença e também para quem já pegou. Além de ajudar a evitar laringite, esses hábitos podem te ajudar a evitar diversas outras doenças.

Como Prevenir Laringite
Como Prevenir Laringite. Imagem:Divulgação

Principais Remédios para Laringite

Diversos medicamentos são usados para tratar laringite, mas você não deve em hipótese alguma se medicar sozinho. Apenas um especialista pode identificar o tipo da sua laringite e indicar o melhor medicamento para isso. Os principais remédios usados no tratamento, são: azitromicina, cefalexina, cetoprofeno, doxiciclina, flanax, ibuprofeno, paracetamol, entre outros.

Saiba mais Informações, acesse: Coletor Menstrual – O que é ?

Conheça a Laringite Alérgica

A laringite alérgica é causada por algum agente, seja ela bactéria ou fungo, que quando entra em contato com suas cordas vocais, dá origem a doença. Os sintomas são os mesmos e você deve ir ao médico o mais rápido possível.

 Laringite
Laringite. Imagem:Divulgação

Esse tipo de laringite pode ser tratado de uma maneira fácil, com o uso contínuo de anti-histamínicos e longe do que causou a alergia.

A inflamação e a dor que você pode sentir devem ser diminuídas com o auxílio de outros medicamentos indicados pelo médico. Independente do tipo da sua laringite, não deixe de ir ao médico e siga todas as recomendações para se curar o mais rápido possível.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA