1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.678 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é o Período Fértil

0

A duração do ciclo menstrual de uma mulher pode variar de 21 a 35 dias, mas um ciclo regular dura uma média de 28 dias.

Durante o ciclo existe uma fase que é conhecida como “período fértil” e que nada mais é do que os dias em que a mulher tem mais chances de engravidar. Normalmente, esse período dura cerca de seis dias, mas pode variar conforme o ciclo de cada mulher.

Saiba mais Informações, acesse: Como não Engordar na Gravidez

O que é o Período Fértil
O que é o Período Fértil. Imagem:Divulgação

Período Fértil Sintomas

            Durante essa fase ocorrem mudanças no corpo da mulher que podem ajudar a identificar quando ela está em seu período fértil. Dentre os sintomas mais comuns desse período encontram-se:

  • Secreção vaginal: uma lubrificação que auxilia no deslocamento dos espermatozoides em todo o canal vaginal;
  • Aumento da libido e desejo sexual: é durante esse período que é produzida a progesterona (hormônio que aumenta o desejo sexual de uma mulher);
  • Aumento da temperatura corporal: um pouco mais difícil de notar, o aumento da temperatura também é provocado pelo hormônio progesterona.
  • Dores: durante esse período algumas mulheres sentem dores muito próximas de cólicas, sinal concreto de que ela está ovulando.

Saiba mais Informações, acesse: Como é Feito os Testes de Alergias?

Período Fértil como Saber?

Existem outras formas de saber quando uma mulher está no período fértil. Uma delas é a realização de testes, como os de farmácias convencionais, os digitais e os caseiros. Os testes de farmácias são bem parecidos com os testes de gravidez que utilizam amostras de urina e saliva.

Basta molhar o bastão no local indicado com a amostra e aguardar o resultado. É importante tomar o cuidado de sempre verificar a legenda de cores do folheto para saber o resultado. Já os testes digitais são realizados com amostras de urinas e o resultado aparece no visor digital. Se o resultado for positivo, aparece um rosto feliz no visor.

No caso dos testes caseiros é preciso coletar uma amostra do muco vaginal para analisar a cor e a espessura. Se o muco estiver parecido com uma clara de ovo é bem provável que a mulher esteja em seu período fértil.

Calculadora Período Fértil

Também existe um calculo que ajuda ter uma previsão de quando é o período fértil de uma mulher. Claro, que esse método não é 100% seguro, principalmente para as mulheres que tem um ciclo menstrual irregular. O calculo é feito de duas maneiras diferentes, um para as mulheres com o ciclo regular e o outro para as mulheres que têm o ciclo irregular.

Saiba mais Informações, acesse: Emagrecer 7 kg em 7 dias

 Período Fértil
Período Fértil

Ciclo Regular

Nesse caso, a conta é mais fácil. Basta contar 14 dias desde o 1º dia do ciclo menstrual, ou seja, a contagem deve ser feita desde o primeiro dia da menstruação. O 14º dia é o dia fértil. Entretanto, o período fértil é os três dias que antecedem e mais os três dias que sucedem ao dia fértil.

Por exemplo, o primeiro dia da menstruação de uma mulher é no 1º dia do mês. Logo o seu dia fértil será o dia 14 desse mês. Sendo assim, o período fértil dessa mulher vai do dia 11 ao 17.

Ciclo Irregular

Para as mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular o calculo é diferente e é preciso ter um pouco mais de paciência. Nesse caso, a mulher precisa anotar durante um ano, o primeiro dia da menstruação.

Depois é preciso contar os dias de intervalo entre um período e outro, somando os dois primeiros dias de menstruação também. Por exemplo, o primeiro dia da menstruação foi dia 1º de janeiro e depois ela voltou a descer no dia 29 de janeiro. Logo, no mês de janeiro deu 29 dias. Depois de realizar a contagem de todos os meses é preciso subtrair 18 pelo ciclo mais curto e subtrair 11 pelo clico mais longo. Suponhamos que o ciclo mais curto foi 21 dias e o mais longo foi 29 dias. Portanto:

21 – 18 = 3

29 – 11 = 18

Com isso, descobrimos o período fértil desse ciclo irregular que vai do dia 3 ao dia 18 de cada mês.

Período Fértil para Engravidar

O período fértil é a melhor chance que uma mulher tem para engravidar. É nesse período que ocorre a ovulação, onde um dos ovários libera um óvulo. Esse óvulo pode ser fecundado em até 24 horas, depois disso ele se degenera e o corpo passa a se preparar para a próxima menstruação.

Saiba mais Informações, acesse: Emagrecer 6kg em 5 dias

Levando em consideração que o espermatozoide pode viver dentro do corpo feminino por até sete dias, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação.

Período Fértil
Período Fértil

Período Fértil Anticoncepcional

O período fértil de uma mulher que toma anticoncepcional não existirá desde que ela tome as pílulas anticoncepcionais regularmente todos os dias e no mesmo horário. Caso contrário, é possível uma gravidez indesejada.

Saiba mais Informações, acesse: Alimentos Ricos em Vitamina D – Benefícios

Para evitar isso é preciso tomar os seguintes cuidados: não se esquecer de tomar a pílula, lembrar-se de perguntar ao médico quando for tomar algum medicamento (como o antibiótico) se ele pode cortar o efeito da pílula e se tiver vômitos e/ou diarreia até duas horas após tomar a pílula.

 

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA