1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.578 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Pilates – Conheça os seus Benefícios

0

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é essencial para manter corpo e mente saudável. Além de contribuir para a perda de peso. Existem diversos tipos de exercícios e cada pessoa se adapta a uma modalidade.

Uma técnica que tem ganhado cada vez mais adeptos é o Pilates. A atividade trabalha todo o corpo, sendo que os principais músculos utilizados os abdominais, glúteos e costas. O Pilates exige coordenação entre o corpo e a mente e, por isso, é necessário muita concentração e controle entre a respiração para a realização correta dos movimentos.

Saiba mais Informações, acesse: Careca – Uma questão genética

O que é Pilates?

Pilates é uma técnica que trabalha a mente e o corpo em conjunto, e possui como princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Esses aspectos são responsáveis pela harmonização do organismo durante a prática.

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades e pode ser realizado por homens, mulheres, crianças, grávidas e idosos que já praticam algum tipo de atividade física e também para os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo.

o que é pilates
O que é Pilates ? Imagem:Divulgação

Pilates Emagrece?

O Pilates quando realizado em conjunto com dieta e outra atividade física, ajuda a emagrecer. No entanto, quando utilizado como única forma de tratamento este método não é tão eficiente para emagrecer porque não gera uma grande perda de gordura por si só.

Um artigo científico publicado em 2011 refere que a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, durante aproximadamente 8 semanas é capaz de diminuir em 13% a gordura do fígado.

Mesmo que estes números não apareçam diretamente na balança, a prática regular de exercícios físicos como o Pilates ajuda a emagrecer porque ele acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo parado.

Saiba mais Informações, acesse: O Que Fazer Para Fortalecer Os Músculos?

Pilates Emagrece
Pilates Emagrece. Image:Divulgação

O que é Pilates e Fisioterapia?

A diferença entre Pilates e Fisioterapia está no objetivo e na prática de cada método. A começar pelos exercícios práticos e movimentos que encontramos no método de Pilates que, em nada se comparam aos métodos utilizados pela fisioterapia.

Na fisioterapia os movimentos são repetitivos e focados somente na região lesionada, ela não trabalha a respiração ou o corpo por inteiro. A fisioterapia é um tipo de tratamento que possui um único objetivo, a cura do paciente.

Outra diferença bem clara entre o Pilates e a Fisioterapia, está na prática do treinamento que pode ser utilizado por pessoas em estado saudável ou não, para melhorar o condicionamento físico e definir dos músculos.

Já a fisioterapia se encaixa mais no perfil de tratamento, ela atua sobre uma lesão ou necessidade em específico, não podendo ser utilizada para condicionar os músculos do corpo.

Saiba mais Informações, acesse: Dicas de produtos naturais para eliminar a celulite

O que é Pilates e Fisioterapia?
O que é Pilates e Fisioterapia? Imagem:Divulgação

O que é Pilates Funcional?

O Pilates funcional é um novo método que combina o pilates convencional a outras técnicas, como RPG e musculação. Ele tem a mesma base do condicionamento físico do pilates convencional, entretanto, é mais dinâmico e os movimentos são mais intensos, proporcionando o emagrecimento.

O Pilates funcional trabalha todos os grupos musculares de uma só vez, não se preocupando com apenas uma musculatura isoladamente. Os treinos são mais pesados, apesar de a técnica buscar se exercitar por meio dos movimentos naturais do corpo (agachar, empurrar, puxar, levantar, saltar, correr).

O que é Pilates Funcional?
O que é Pilates Funcional? Imagem:Divulgação

Benefícios do Pilates

Pilates é uma modalidade muito completa e que promove a saúde e o bem-estar. Os benefícios são muitos, conheça alguns deles:

1- Queima Gordura e Emagrece

O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo, substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida.

No entanto, as aulas de Pilates não tem um alto gasto calórico, e embora possam queimar gordura, quem está muito acima do peso, além de complementar este programa de exercícios com exercícios aeróbicos como caminhar ou correr, também precisa mudar a alimentação.

Saiba mais Informações, acesse: Dieta para Perder Barriga Rápido e Emagrecer em Poucos Dias

2- Melhora a Silhueta

Os exercícios de Pilates contribuem para o aumento do equilíbrio corporal, além de ajudar a corrigir a postura principalmente das costas. Estes benefícios associados à queima de gordura tornam a silhueta mais definida e bonita.

3 – Combate o Estresse

O Pilates alivia o estresse porque os exercícios são ritmados e para que sejam realizados na perfeição é preciso prestar atenção à respiração. Assim, por focar a mente em apenas um objetivo, há uma melhora da coordenação motora e aumento da consciência corporal.

piltaes
Pilates. Imagem:Divulgação

4 – Exercita o Corpo todo

A técnica de Pilates envolve todo o corpo, sendo que o abdominal, os glúteos e a região lombar são os principais músculos trabalhados durante os exercícios, que podem ser realizados no solo utilizando o peso do próprio corpo e alguns instrumentos simples como pesos, molas e bolas, ou usando aparelhos específicos de Pilates. As aulas são variadas e assim é mais difícil enjoar dessa atividade física.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA