1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O Que é Queloide, Pomadas, Tratamento, Como Tirar, Tem Cura?

0

A cicatriz queloidiana ou queloide simplesmente, é um caso especial de cicatriz afetada pelo excesso de colágeno. São lesões salientes, rosadas ou avermelhadas, às vezes brilhantes.

Podem ocorrer durante o processo de cicatrização de qualquer lesão da pele. Trata-se de má formação da pele, como se fosse um excesso de reparação. Apesar de inofensivas, não contagiosas e indolores, elas crescem e afetam esteticamente a pele. Mesmo quando retirados com cirurgia, tendem a recorrer. A maior incidência está entre jovens mulheres.

O queloide pode aparecer em qualquer parte do corpo, é uma consequência da cicatrização, contudo, os queloides na orelha têm como causa principal a colocação de piercings, que acabam infeccionando. Torna-se um tipo de caroço sobre a cicatriz de um corte já curado.

 

O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)
O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)

Os queloides podem apresentar cor avermelhada ou escura, no entanto não doem e não são contagiosos. Geralmente o queloide resultado de uma infecção na orelha, está acompanhado de coceira e dor.

As tatuagens são cada vez mais populares e acessíveis, mas muitas pessoas não se preocupam com os problemas na cicatrização. Além do desconforto e coceira, o queloide prejudica a estética da tatuagem, tornando menos interessante a proposta. Nestes casos, vale apostar nas pomadas de prevenção para evitar o problema.

Sintomas de Queloide

Embora seja uma oriundo da própria cicatrização, os queloides podem ter fator genético e hereditário. Os sintomas podem ser vistos e não apresentam dor. Protuberâncias salientes e endurecidas, vermelhidão e coceira na região são os principais sintomas.

Queloide Tratamento

Os tratamentos mais utilizados para o combate aos queloides são: pomadas, como a Cicatricure Gel, que auxiliam no disfarce da cicatriz; injeções de corticoides, que reduzem a inflamação local, deixando a cicatriz mais plana, a quantidade de sessões varia de acordo com a necessidade; curativos de silicone que são aplicados 12 horas por dia com a intenção de diminuir a vermelhidão da pele e a altura do queloide; e cirurgia que é o último recurso, mas conta com altas chances de retorno da inflamação ou até de piora no que já existe.

Para disfarçar ou tirar a queloide é recomendado o uso de protetor solar com fator de proteção 30, todos os dias, bem como evitar novas feridas sobre a cicatriz, desestimulando o seu crescimento.

O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)
O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)

As pomadas são grandes aliadas no tratamento de queloides. Dentre as mais populares podemos destacar: Cicatricure, em gel que promete reparar a textura da pele, diminuir e melhorar a coloração da cicatriz, custa aproximadamente 45 reais; Skimatix, em gel que mantém o equilíbrio da umidade da pele, a promessa é de aliviar a coceira e o desconforto, reparando a descoloração da pele, custa em média 80 reais;  Kelo-cote usado para a prevenção de queloides. Deve ser utilizado quando o ferimento estiver fechado, tem custo de 215 reais, aproximadamente.

Dá pra perceber que há pomadas para todos os bolsos, resta entender a necessidade de cada um e o tipo de queloide, alguns produtos com efeito hidratante podem ser usados para massagear a cicatriz, ajudando a melhorar o aspecto. Os óleos essenciais também auxiliam, mas são de baixa eficácia.

Queloide Tratamento Caseiro

Sempre há uma sugestão caseira para substituir ou complementar tratamentos, com os queloides não seria diferente. O vinagre de maçã é um grande aliado no combate à doença.

Aplique o vinagre de maçã sobre a área afetada e massageie para que o vinagre seja bem absorvido pela pele. Deixe secar e repita o processo, para acelerar a cicatrização. Faça isso várias vezes ao dia para, quanto mais vezes fizer, melhor o resultado. Repita de quatro a cinco semanas.

O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)
O Que é Queloide? (Imagem: Divulgação)

Queloide Como Tirar

Em estágios iniciais pode ser injetado um produto à base de esteroide para melhorar a aparência. Depois, são necessários tratamentos mais agressivos, entre eles a crioterapia que consiste no congelamento das células, a radioterapia e sessões de laser para remover as protuberâncias. Estas técnicas devem ser realizadas com cuidado, pois podem causar queimaduras e, com elas, nova cicatriz.

Importante é procurar um profissional para auxiliar no tratamento mais adequado para cada tipo de queloide. Os cuidados com a saúde sempre são um bom investimento e ao se tratar da pele e aparência, ainda mais.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA