1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que fazer quando esquecer de tomar anticoncepcional

0

O anticoncepcional é o método contraceptivo mais usado atualmente por mulheres que querem evitar a gravidez, mas também aliviar os sintomas da TPM, principalmente a cólica. Existem inúmeros tipos e marcas de anticoncepcionais no mercado, sendo a versão em pílula a mais usada.

Essa pílula possui, geralmente, estrogênio e progesterona sintéticos, ambos eficazes para inibir a ovulação. Dessa forma a mulher ficará segura, desde que se lembre de tomar os comprimidos diariamente.

Esqueci de Tomar o Anticoncepcional 2 dias
O que fazer quando esquecer de tomar anticoncepcional

Acontece que nem tudo são flores e você pode acabar se esquecendo de tomar uma pílula. Se isso acontecer somente uma vez, não há com o que se preocupar. No entanto, se vier a se repetir muitas vezes, pode ser hora de tomar uma atitude para que não volte a acontecer.

Esqueci de tomar o anticoncepcional, e agora?

Não são todas as mulheres que conseguem se lembrar diariamente de tomar a pílula, mas para isso algumas coisas podem ajudar, como um lembrete ou até mesmo despertador no celular. Caso você acabe se esquecendo, há diversos caminhos a serem tomados, de acordo com o tempo que se passou do horário que você deveria ingerir a pílula.

Se você se esqueceu de tomar a pílula e lembrou depois de algumas horas, deverá toma-la normalmente, desde que não tenha passado 12 horas ou mais. No dia seguinte, deverá continuar tomando a pílula no horário normal. Caso você se lembre somente 12 horas depois, há outros meios de ingerir.

Anticoncepcionais de 21 a 24 dias

Se você esqueceu de tomar o anticoncepcional na primeira semana do mês e o esquecimento ultrapassou as 12 horas mencionadas, você deve ingerir a pílula que esqueceu e as demais até terminar a cartela. No entanto, é indicado fazer o uso de camisinha nos próximos 7 dias, pois corre o risco de engravidar.

Se o esquecimento ocorreu na segunda semana, é essencial ingerir a pílula logo que lembrar, ainda que tenha que ingerir 2 juntas. Nesse caso, não é preciso usar camisinha. Já se o esquecimento ocorreu na terceira semana, recomenda-se ingerir a pílula logo que lembrar e seguir tomando até terminar a cartela; nesse caso, não deve-se fazer a pausa, mas sim iniciar outra cartela imediatamente, ficando sem menstruar.

Anticoncepcionais de 28 dias

Há também os anticoncepcionais de 28 dias, onde a mulher fica sem toma-lo apenas 2 ou 3 dias do mês. Nesse caso, se a mulher se lembrar do comprimido até 3 horas após o horário habitual, poderá toma-lo, mas deverá usar camisinha nos próximos dois dias.

Se o esquecimento ultrapassar as 3 horas, deverá ingerir a pílula assim que lembrar e usar camisinha nos 7 dias seguintes.

O que fazer quando esquecer de tomar anticoncepcional
O que fazer quando esquecer de tomar anticoncepcional

Esqueci a pílula, posso estar grávida?

Você pode engravidar se esquecer a pílula, mas isso tende a depender da quantidade de pílulas que esqueceu, do tempo de esquecimento e também da semana em que isso ocorreu.

Para evitar qualquer tipo de problema, o mais indicado é ingerir a pílula assim que lembrar e seguir todas as recomendações da bula. Vale lembrar também que caso você engravide, mas não saiba e continue tomando o anticoncepcional, não há problema, pois ele não prejudica o feto.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA