1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Óleo de Cártamo: Para que Serve, Todos os Benefícios, Como Tomar e Efeitos Colaterais

0

No artigo vamos falar sobre um nutriente muito benéfico para a saúde e que pode potencializar sua dieta, esse é o óleo de cártamo. Para que serve o óleo de cartamo? Quais são os seus Benefícios? Como tomar e efeitos colaterais.

O Que é Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é um óleo extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius, que possui origem asiática, e é rico em ácido linoleico, conhecido como ômega 6. “O óleo de cártamo também contém ômega 9 e polifenóis em sua composição”, acrescenta.

O óleo de cártamo é encontrado em forma de cápsulas na maioria das lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)
Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)

Benefícios do Óleo de Cártamo

Combate a gordura abdominal:

O ganho de peso geralmente é acompanhado pelo aumento da gordura abdominal, que se torna muito perigosa quando está ao redor dos órgãos, sendo chamada de gordura visceral.

Pacientes com elevados níveis de gordura visceral tendem a permanecer em estados inflamatórios crônicos, desenvolver resistência à insulina, e outros sintomas da chamada síndrome metabólica, fator de risco para doenças do coração, enfarto do miocárdio e certas formas de câncer.

Ajuda na perda de peso:

Apesar de nenhum estudo até o momento demonstrar consistentemente que apenas a inclusão de óleo de cártamo na alimentação leva à perda de peso, muitos fatores contribuem para que ele seja um excelente aliado da sua dieta.

O óleo de cártamo é rico em ácidos graxos insaturados que já provaram serem capazes de estimular a queima de gordura corporal. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o consumo de gorduras é essencial em dietas para perda de peso.

O fundamental é consumir fontes de gorduras boas, e na quantidade correta, balanceando os macros e micronutrientes. Uma privação exagerada de gorduras deixa o metabolismo mais lento e prejudica os resultados da dieta.

Portanto, consumir o óleo de cártamo moderadamente como substituto de outros tipos de gorduras e seguindo uma dieta com a distribuição energética ideal entre gorduras, carboidratos e proteínas, pode ser um meio bastante eficaz de acelerar o metabolismo, a queima de gordura e consequentemente perder peso.
Controla os níveis de açúcar no sangue

O mesmo estudo realizado com mulheres pós-menopausa e com diabetes tipo 2 nos Estados Unidos demonstrou que a suplementação diária com 8g de óleo de cártamo por 36 semanas foi capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue das voluntárias e aumentar sua sensibilidade à insulina.

Assim, o óleo de cártamo pode ser um auxiliar no controle da glicemia, ajudando portadores de diabetes no controle da doença ou pessoas não diabéticas na sua prevenção.

Os níveis de glicose no sangue também são extremamente importantes para quem deseja ganhar massa magra ou perder gordura, uma vez que determina a liberação de insulina, que por sua vez é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura.

Estudos mais conclusivos ainda são necessários para investigar a influência do óleo de cártamo nesse parâmetro metabólico.

Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)
Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)

Ajuda o Sistema Imunológico

As prostaglandinas são sintetizadas a partir de um derivado do ácido linoleico e exercem papel fundamental no nosso sistema imunológico, garantindo as sinalizações bioquímicas que levam à defesa contra micro-organismos invasores e outras lesões.

Assim, o óleo de cártamo pode melhorar nosso sistema de defesa por garantir o fornecimento de ácido linoleico, essencial para a produção de prostaglandinas e que não consegue ser sintetizado pelo corpo humano.

Como Tomar o Óleo de Cártamo

1 – Tome óleo de cártamo em cápsulas

Uma das formas mais comuns de tomar óleo de cártamo é em cápsulas. Os especialistas indicam ingerir uma cápsula duas vezes ao dia, antes de suas principais refeições, para ajudar a acelerar o processo do emagrecimento. Você pode toma-lo com a ajuda de um copo d’água.

2 – Tome óleo de cártamo líquido

Outra opção de como tomar óleo de cártamo é optar por sua versão em líquido. Nesse caso é preciso consumir uma quantia moderada diariamente e, de preferência, contar com a ajuda de um especialista para definir a quantia ideal de acordo com o seu corpo.

3 – Óleo de cártamo em alimentos

O grande benefício do óleo de cártamo líquido é que ele pode ser adicionado a alimentos e até usado em várias receitas para tornar o prato mais saboroso e saudável. Há centenas de receitas atualmente que usam o óleo de cártamo líquido, além da possibilidade de usá-lo como tempero.

Óleo de Cártamo Como Tomar Antes ou Depois do Almoço

A recomendação ideal é consumir óleo de cártamo antes do almoço, de 15 a 30 minutos com antecedência. Para ter uma noção real da quantidade que deve ser consumida é fundamental procurar um nutricionista, pois esse profissional irá avaliar o seu corpo e organismo, e passar uma dosagem correspondente às suas necessidades, de modo a evitar os efeitos colaterais e potencializar os benefícios.

Óleo de Cártamo Efeitos Colaterais

Alguns estudos mostram que o consumo exagerado deste óleo está associado ao aumento de proteínas eliminadas na urina, o que é um sinal de problemas renais, pois os rins passam a eliminar substâncias importantes para o organismo.

Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)
Óleo de Cártamo. (Imagem: Divulgação)

A pressão arterial também é afetada pelo consumo do Óleo de Cártamo, um de seus efeitos colaterais consiste em diminuir a pressão. É comum também a diminuição do colesterol HDL, o que pode dificultar a remoção do excesso de LDL no sangue.

Aumento das enzimas hepáticas, aceleração da respiração, taquicardia e diminuição do apetite são outros efeitos colaterais do Óleo de Cártamo, assim como possíveis reações alérgicas como vermelhidão na pele, inchaço e urticária. O consumo deste óleo pode propiciar a ocorrência de inflamações, devido à alta concentração de ômega-6 em sua composição.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA