1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.670 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Óleo de Coco – Onde usar?

0

 

O óleo de coco é o atual alvo das celebridades, da mídia e, por conta disso, o maior alvo de curiosidades sobre seu uso, suas propriedades e benefícios. Há quem acredite que o óleo de coco serve apenas para ser consumido como alimento, enquanto há pessoas que pensam que seu uso é apenas cosmético, para nutrir pele e cabelos.

Porém, há estudos que indicam que o óleo de coco já era utilizado na Ásia há milhares de anos para manutenção da beleza e saúde. A verdade é que o óleo de coco possui inúmeras propriedades que favorecem o bem estar e a saúde, o que acaba por contribuir com a autoestima também.

Benefícios do Óleo de Coco

Dentre tantas propriedades e benefícios presentes na composição do óleo de coco, podemos citar queima rápida de gordura, efeito termogênico, aumento do metabolismo, aumento da saciedade, redução do apetite, efeito anticatabólico (o que resulta em menor perda de massa muscular e aceleração no crescimento da musculatura), previne a osteoporose, equilibra e controla os níveis de glicose do sangue, protege o coração e evita riscos de infarto, aumenta a imunidade, melhora os níveis de colesterol, potente hidratante corporal e de cabelos, e além de tudo isso ainda tem ação antiviral, antiprotozoária, antifúngica e antibacteriana, sendo praticamente uma mini farmácia em um só produto.

óleo de coco
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

São tantas as vantagens e benefícios para a saúde e para um bom funcionamento do organismo, que parece até difícil acreditar que todas elas, cientificamente comprovadas, estão aliadas a um único e simples produto derivado de uma fruta tão comum no Brasil.

Acesse e saiba mais informações: Celíacos – Descubra se você é um

Como Usar o Óleo de Coco

A versatilidade atribuída ao óleo de coco é algo que não se pode discutir. Seu uso culinário é extremamente variado e pode ser usado como qualquer óleo vegetal: em saladas, frango grelhado, shakes, carnes, para refogar legumes, substituir a margarina ou manteiga no preparo de massas, tortas, pães, bolos, passar no pão, tapioca etc, já que em temperatura ambiente o óleo de coco é sólido, podendo ser levemente aquecido para se tornar líquido.

oleo-de-coco
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

Para quem ainda não tem o costume de usar é bom iniciar com 10 a 20 gramas por dia. Assim que estiver habituado, pode aumentar o consumo diário para 30 gramas diárias, ou seja, o equivalente a três colheres de sopa rasas.

Acesse e saiba mais informações: Lift X – Funciona Mesmo?

Emagrecer com Óleo de coco

Para efeito auxiliar no processo de emagrecimento, pode-se consumir uma colher de sopa rasa de óleo de coco cerca de 30 a 40 minutos antes das principais refeições já que por reduzir o apetite inibe a vontade de encher o prato, fazendo com que a ingestão de calorias seja menor, lembrando que não se deve ultrapassar três colheres de sopa ao dia.

oleo de coco
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

Além disso, o consumo culinário do óleo de coco acaba por ser também um consumo fitoterápico, já que a sua ingestão acarretará em benefícios essenciais ao bom funcionamento do corpo e à manutenção da saúde.

Acesse e saiba mais informações: Dermatite: saiba o que é, e como tratar dermatites

Óleo de coco como cosmético

Já na utilização cosmética, o óleo de coco pode ser aplicado para hidratar cabelos, corpo, reduzir cicatrizes, aliviar picadas de insetos, tirar maquiagem a prova d’água dos olhos e, até mesmo, ser usado como lubrificante para um sexo mais prazeroso, ressaltando que seu uso não deve ser feito junto com preservativo, pois corre o risco de reagir com o látex e a camisinha se romper.

Por sua alta taxa de lipídios, o óleo de coco mantém cabelos hidratados, brilhantes e sedosos, com um balanço e maciez incomparáveis à qualquer outro produto natural, além de ter uma taxa de 90% de eficácia na eliminação da caspa.

oleo de coco no cabelo
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

Para uma hidratação intensa nos cabelos pode-se utilizar de 3 a 5 colheres de óleo de coco a depender do volume e comprimento dos cabelos. Basta aplicar por toda a extensão dos cabelos e colocar uma touca ou até mesmo filme plástico para que não escorra e, pode deixar no cabelo por algumas horas, ou até mesmo durante a noite. Depois, basta lavar com xampu até que não fique mais oleoso.

Para rosto e corpo basta aplicá-lo como qualquer outro hidratante, espalhando bem. Porém, principalmente no rosto, deve ser aplicado em uma quantidade pequena para que não entupa os poros, pois é excelente para combater a acne e acabar com as bactérias e inflamações, mas se usado em quantidades muito grandes pode obstruir os poros e causar efeito contrário, provocando a acne.

oleo de coco
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

Já para remoção de maquiagem, o óleo de coco deve ser aplicado com um chumaço de algodão diretamente nas pálpebras. Além de remover a maquiagem e hidratar, ainda estimula a diminuição de ruguinhas e clareamento das olheiras.

Acesse e saiba mais informações: Como Diminuir a Cólica?

Novidades do Óleo de Coco

Todos os benefícios do óleo de coco estão disponíveis de forma prática e segura para o consumo, em cápsulas, normalmente de 1000 miligramas. Além da vantagem de tê-lo disponível a qualquer momento que se queira tomar, as cápsulas contêm todas as propriedades do óleo de coco in natura, porém em menor quantidade, o que deve ser observado para consumir apenas a quantidade necessária.

oleo de coco capsulas
Óleo de Coco – Onde usar? Imagem:divulgação

O óleo de coco pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou orgânicos. Deve-se ficar atento, porém, pois o óleo de coco refinado passa por processos industriais, o que altera suas propriedades, sabor e aroma, portanto o óleo de coco extra virgem é o mais indicado.

Acesse e saiba mais informações: Como Calcular o Imc?

Contraindicações do Óleo de coco

Outra observação a se fazer é que existem pessoas que são intolerantes ao óleo de coco e, sendo assim, para evitar crises e mal estar, o ideal é utilizar o óleo de coco aos poucos, aumentando a quantidade ingerida gradativamente, até se ter certeza de que não há a intolerância ao produto. É importante mencionar que o óleo de coco é metabolizado pelo fígado e, se usado em excesso, pode haver uma sobrecarga que pode causar, inclusive, cálculos na vesícula biliar.

Portanto qualquer coisa ou produto que se vá usar não pode ser exagerado, mesmo que seja extremamente benéfico à saúde. Usando o óleo de coco com responsabilidade e da forma correta, seu corpo será revitalizado por dentro e a beleza será refletida por fora.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA