1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Para que Serve e Como Tomar Omezaprazol

0

Para combater os problemas no estômago, como por exemplo úlceras gástricas, duodenal e gastrite, o remédio mais usado é o Omeprazol.

O Omeprazol é eficiente no combate aos incômodos no estômago por ser um inibidor da bomba de prontos (IBP). Ele impede a produção de ácido clorídrico das células do estômago reduzindo o nível de acidez estomacal e consequentemente melhorando o funcionamento do órgão.

Para combater os problemas no estômago, como por exemplo úlceras gástricas, duodenal e gastrite, o remédio mais usado é o Omeprazol. (Imagem: Divulgação)
Para combater os problemas no estômago, como por exemplo úlceras gástricas, duodenal e gastrite, o remédio mais usado é o Omeprazol. (Imagem: Divulgação)

Confira a seguir pra que serve o uso do Omeprazol, como é sua ação no organismo, como deve ser tomado e as suas contra-indicações.

Para que Serve o Omeprazol?

O Omeprazol é um remédio que trata problemas no estômago, como as úlceras pépticas benignas (gástrica e duodenal), também é usado para problemas como esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger-Ellison, hiperacidez gástrica e a erradicação do H. pylori.

Também pode tratar de outras doenças como dispepsia funcional (Dor no estômago), hemorragia digestiva alta e a prevenção de úlcera em pacientes que fazem uso contínuo ou tratamento prolongado de antibióticos, anti inflamatórios ou internados, caso o seu médico te prescreva.

O Omeprazol é um dos inibidores da bomba de prótons que é mais indicados, porque ele também gera a proteção da mucosa do estômago, essa proteção previne danos ao duodeno e a parede do estômago. A inibição da acidez no organismos auxilia no processo de cura e cicatrização do estômago.

Qual Sua Ação no Organismo?

Quando ingerimos qualquer alimento ou engolimos algo, dá-se início ao processo de digestão no estômago. É exatamente durante esse momento que as células parietais, secretam seus ácidos, produzidos pelas bombas de prótons.

O Omeprazol entra em ação agindo diretamente para impedir o funcionamento dessas bombas de prótons, fazendo a redução de 95% dos ácidos nessa região e protegendo a mucosa do estômago.

O Omeprazol é um dos inibidores da bomba de prótons que é mais indicados. (Imagem: Divulgação)
O Omeprazol é um dos inibidores da bomba de prótons que é mais indicados. (Imagem: Divulgação)

Como Devo Tomar o Omeprazol?

Para os adultos o consumo do Omeprazol de 20mg deve ser de uma vez ao dia, preferencialmente no café da manhã. A duração do tratamento pode variar de 2 a 4 semanas para casos mais leves como úlceras duodenais e 4 a 8 semanas para úlceras gástricas e esofagite refluxo.

Há casos também que existe a possibilidade aumentar a quantidade diária de Omeprazol e dividir em doses menores para consumo ao longo do dia.

Para as crianças maiores de 1 ano, a recomendação para esofagite de refluxo é a ingestão de 10mg em apenas uma dose diária, também no café da manhã.

O correto é que o comprimido seja ingerido pela criança com o auxílio de líquido. Se a criança possuir mais de 20kg, já é possível tomar o Omeprazol de 20mg.

Para ajudar na ingestão do remédio pelas crianças, pode-se abrir a cápsula e misturar o conteúdo com algum líquido, que deve ser tomado imediatamente.

Dependendo do problema, a recomendação médica pode ser que a dose seja aumentada para 40mg por dia.

É recomendado que o Omeprazol seja tomado no café da manhã, porém, em jejum, dessa forma, as células parietais do estômago tem o maior número de bombas de prótons em repouso, o que auxilia na inibição da produção de ácido delas.

O remédio não pode ser mastigado ou triturado, é recomendado que seja ingerido com a ajuda de um copo de líquido ou seu conteúdo misturado com algum líquido e tomado imediatamente.

Quais São as Contra-indicações?

Antes do consumo de qualquer medicamento é essencial a consulta de um médico especialista, para que possa ter certeza do melhor medicamento para ser consumido. Sempre leia a bula para maiores informações sobre o medicamento.

Fique atento as contra-indicações na bula, pois elas podem prejudicar ainda mais a sua saúde se ingerido em alguma situação errada.

Fique atento as contra-indicações na bula, pois elas podem prejudicar ainda mais a sua saúde se ingerido em alguma situação errada. (Imagem: Divulgação)
Fique atento as contra-indicações na bula, pois elas podem prejudicar ainda mais a sua saúde se ingerido em alguma situação errada. (Imagem: Divulgação)

A única contra indicação do Omeprazol é caso você tenha hipersensibilidade ao medicamento e a qualquer ingrediente da fórmula.

Qual o Preço do Omeprazol?

Seu preço geralmente gira em torno de R$ 20 até R$ 30, variando de acordo com a quantidade de comprimidos e qual a dosagem de cada um deles.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA