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Pilates. Quais as Vantagens e Benefícios do Pilates para Emagrecer!

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Nos dias atuais, grande parte da população está acima do peso e precisa emagrecer, e isso não é uma questão de estética, mas de saúde. Sabemos que o peso ideal para cada pessoa é variável, já que cada uma delas possui massa muscular e estrutura óssea diferentes e, portanto, não há como dizer que uma pessoa com determinada altura deva pesar entre x e y quilos e o que estiver acima disso é sobrepeso.

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Pilates. Quais as Vantagens e Benefícios do Pilates para Emagrecer!
Pilates. Quais as Vantagens e Benefícios do Pilates para Emagrecer!

Exemplo disso são os halterofilistas que, embora tenham um peso mais elevado, este se deve à sua massa muscular desenvolvida, diferente daquelas pessoas que não praticam o esporte. Ou seja, nem sempre, ser mais pesado, quer dizer que esteja gordo ou acima do peso, isso depende da estrutura física de cada um.

Quando dizemos que grande parte das pessoas está acima do peso e precisam emagrecer por questões de saúde, nos referimos à porcentagem de gordura corporal, que pode causar inúmeros problemas de saúde e, inclusive, levar à morte.

Pensando nisso, hoje falaremos de Pilates, uma forma eficiente de emagrecer e fortalecer o corpo de forma saudável e que proporciona inúmeros benefícios.

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Pilates o que é?

Primeiramente chamado de Contrologia, o Pilates é um conjunto de exercícios para condicionamento físico que exigem concentração, controle e conexão entre o corpo e a mente e foi desenvolvido pelo médico alemão Joseph Pilates.

Os exercícios aparentam ter movimentos sutis e suaves, porém proporciona o alongamento, o equilíbrio corporal, a fortificação do corpo, a mobilidade articular e proporciona relaxamento físico e mental, além de ajudar a emagrecer.

Vendo de uma forma mais ampla, outra proposta do Pilates é promover uma nova maneira de quem pratica se relacionar com o mundo e com as pessoas.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Segredos para Emagrecer

Pilates o que é?
Pilates o que é?

Pilates, como é?

Os exercícios praticados em pilates são de baixo impacto e de poucas repetições, porém proporcionam resultados eficazes com menos desgaste articular e muscular, sendo praticável desde atletas profissionais a pessoas completamente sedentárias ou que tenham mobilidade reduzida, como pessoas obesas, deficientes e idosos, ou seja, pode ser praticado por pessoas de todas as idades, incluindo quem sofra de problemas ósseos e musculares ou, até mesmo, de dores crônicas, sempre lembrando que, nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um fisioterapeuta.

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A versatilidade e variedade de movimentos é o grande diferencial do pilates.

Pilates Emagrece?

Se você pensa em fazer apenas pilates para emagrecer é bom saber que o caminho não é bem esse. O pilates melhora a postura, aumenta a força, define a musculatura e, aliada a uma dieta equilibrada e atividade física de maior gasto calórico, ajuda a emagrecer. Se o objetivo é emagrecer, é importante aliar o pilates a alguma outra atividade porque ele por si só não promove grande queima de gordura.

No entanto, em cerca de dois meses, treze por cento da gordura no fígado é eliminada com o pilates, além de deixar o corpo mais firme e tonificado, o que acaba por deixar a barriga menos flácida e proeminente.

Mesmo não sendo projetado diretamente na balança, a prática regular acelera o metabolismo e torna favorável a formação muscular que, consequentemente, aumenta o gasto calórico.

Pilates e seus Benefícios

Além de auxiliar quem quer emagrecer, mesmo que em princípio de forma indireta, o pilates promove inúmeros benefícios. Por isso listamos abaixo alguns dos excelentes benefícios comprovados que o pilates proporciona.

  • Tonifica a musculatura corporal
  • Promove alongamento e flexibilidade
  • Melhora o condicionamento físico
  • Melhora a respiração
  • Combate o stress e a ansiedade
  • Ameniza dores
  • Promove alinhamento e fortalecimento dos músculos da coluna
  • Corrige a postura
  • Melhora o desempenho em outras atividades físicas
  • Melhora o equilíbrio corporal
  • Trabalha e fortalece todos os músculos
  • Trabalha a extensão das articulações
  • Melhora a digestão
  • Acelera o metabolismo
  • Aumenta a energia
  • Promove controle do corpo

Pilates Exercícios

Como os exercícios de pilates são sutis, porém fortalecem o corpo todo, para emagrecer fazendo pilates basta, com o tempo, realizar exercícios mais intensos, mudando os níveis de dificuldade e que exigem mais esforço físico.

Pilates Exercícios
Pilates Exercícios

Mesmo realizando os exercícios em casa, os resultados obtidos são excelentes.

Para que os exercícios sejam realizados da forma correta, é imprescindível buscar ajuda profissional, principalmente quando se vai mudar de nível, para que o corpo não fique sobrecarregado. Depois disso, pode-se aplicar os exercícios em casa mesmo, caso não queira se exercitar em um estúdio.

Os melhores exercícios e que garantem melhores resultados são:

  • Abdominais
  • Elevação de quadril
  • Tesoura
  • Perdigueiro
  • Giro
  • Flexão de braços
  • Prancha lateral

Pilates com Bola

Há exercícios realizados no pilates que podem ser feitos em casa e com o auxílio de uma bola. Porém, antes de começar a fazer exercícios de pilates com bola em casa, saiba que existem tamanhos de bolas específicas para cada altura, portanto a bola deve ser proporcional e, o ideal, é que procure um instrutor especializado para te orientar em como fazer os exercícios com a bola corretamente, para que não haja lesões, principalmente na região lombar e na coluna.

Pilates com Bola
Pilates com Bola

Além de ensinar corretamente as técnicas do pilates com bola, ele também poderá te orientar e, até mesmo, determinar a quantidade de séries, repetições e exercícios apropriados para seu corpo, principalmente se o objetivo for emagrecer.

É importante destacar que o ambiente em que vai fazer seus exercícios de pilates com bola não seja muito quente nem muito frio, além de espaçoso e sem obstáculos para não correr o risco de se acidentar enquanto estiver realizando suas séries, que devem durar cerca de 10 a 15 minutos, em sessões de 30 minutos cada.

Pilates Solo

O pilates solo também é uma forma eficiente de emagrecer, dependendo da intensidade e da quantidade de sessões que são feitas por semana.

O pilates solo nada mais é do que uma forma de realizar os exercícios sem que haja a intervenção ou utilização de qualquer aparelho, mola, cama ou equipamentos que auxiliam na realização de cada movimento ou exercício.

Ou seja, para praticar o pilates solo, é necessário usar somente a concentração e força física para a realização do movimento. Porém, é possível aliar acessórios como bola, elástico e pesos leves para intensificar os exercícios.

Pilates Solo
Pilates Solo

Vale lembrar que este método, é mais complexo e difícil de fazer, já que é exigido muito mais do corpo, o que acaba por aumentar o grau de dificuldade, aumentando também o gasto calórico e resultados mais rápidos.

Portanto, não espere até amanhã! Procure se orientar e comece hoje mesmo a conquista de um corpo mais saudável e fortalecido.

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