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Pirâmide Alimentar – O que é? Como Usar?

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A pirâmide alimentar é um guia para uma boa alimentação. Com uma forma gráfica, ela orienta as pessoas sobre a importância de cada alimento, de acordo com a sua posição na pirâmide.

Ela pode ser usada como orientação para uma equilibrada alimentação a partir de 2 anos de idade, pois em cada área da pirâmide, se encontra um grupo de alimentos com as porções que se deve ingerir por dia

O que é a Pirâmide Alimentar ?

Seguindo a pirâmide, é preciso consumir todos os grupos de alimentos em suas áreas. Aqueles que precisam ser ingeridos em maior número estão na base da pirâmide e aqueles em menos quantidade estão no topo.

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Entre os grupos que estão na pirâmide há os pães, massas e cereais, depois as hortaliças e vegetais, também o leite e seus derivados, além das carnes, abes e peixes, acompanhados por feijão e nozes e por último as gorduras, os óleos e açúcares.

Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar. (Imagem:divulgação).

Como usar a Pirâmide Alimentar no Dia a Dia

Ela serve como base de equilíbrio para uma alimentação saudável, pois consumindo todos os grupos alimentares da pirâmide é possível manter o peso e a qualidade dos alimentos consumidos.

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A base representa os alimentos que devem ser consumidos em maiores porções, contudo é necessário verificar as calorias diárias que a pessoa precisa, pois os alimentos devem nutrir e não ter somente calorias. A cada nível da pirâmide aquele grupo alimentar deve ser consumido de maneira moderada.

Como Funciona a Pirâmide Alimentar

No primeiro nível da pirâmide, ou seja, na base são encontramos os alimentos com muito carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos durante o dia, pois são alimentos que dão energia.

No nível seguinte, estão as frutas, verduras e legumes, grandes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras, e por isso também devem ser consumidas várias vezes durante o dia.

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Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar. (Imagem:divulgação).

No terceiro nível, se encontram os alimentos ricos em proteínas e minerais. Nesse conjunto estão as carnes, as leguminosas, o leite e seus derivados, com um consumo bem mais moderado, em porções pequenas.

No último nível, no topo, estão os alimentos como os doces, os açúcares, óleos e gorduras. Eles devem ser consumidos em pequenas porções e de maneira bem moderada, pois são extremamente calóricos e podem causar doenças cardiovasculares, entre outras.

Reeducação Através da Pirâmide Alimentar

Antes de começar qualquer mudança alimentar é interessante procurar um médico para fazer uma avaliação da sua saúde e depois se consultar com um nutricionista. Ele irá planejar a sua dieta alimentar de acordo com as suas necessidades físicas, levando em conta o seu peso, sexo, idade e altura.

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Seguindo a pirâmide, é possível saber os alimentos mais necessários em uma dieta diária e realizar uma verdadeira reeducação alimentar, mas é preciso calcular as porções corretas para cada indivíduo.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

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