1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 2,00 de 5)
Loading...

Por que consumir alimentos integrais?

0

Os alimentos integrais são essenciais para o consumo humano assim como outros alimentos. Eles são ricos em nutrientes que são essenciais para o organismo, são nutritivos, possui quantidades de fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais como ferro e fosforo.

Alimentos integrais benefícios

como citamos acima os alimentos integrais são essências para a saúde, portanto a seguir citamos alguns benefícios dele, confira:

  • Reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue;
  • Proporciona mais sensação de saciedade;
  • Permite menor absorção de glicose e gordura no processo digestivo;
  • Aumenta a quantidade de lactobacilos no organismo;
  • Reduz o risco de diabetes;Torna a dieta mais rica em fibras, minerais e vitaminas;
  • Maior variedade de nutrientes na dieta;
  • Maior riqueza de sabores na alimentação;

Lista de alimentos integrais para dieta

Pão integral: O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. Eles são atualmente comercializados com farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos, isso faz com que tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

Lista de alimentos integrais para dieta
Lista de alimentos integrais para dieta

Arroz integral: O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma, onde as vitaminas e os minerais estão concentrados. O processo de refinação para a produção do arroz branco convencional remove essas estruturas do grão, restando basicamente o amido.

Arroz integral
Arroz integral

Macarrão integral: Feito do trigo integral moído, com casca e tudo, ele preserva as propriedades nutricionais do trigo. Com baixo índice glicêmico e maior quantidade de fibras que o tradicional, o macarrão integral leva mais tempo para ser absorvido e digerido pelo organismo.

Arroz integral
Arroz integral

Biscoito integral: Açúcares e farinhas têm de estar entre 50% e 60% presentes na nossa dieta, ou seja, o correspondente a metade das calorias e, por isso, os biscoitos integrais são boas fontes. Além de serem funcionais-quando o produto, além de nutrir, agrega outra função e traz mais benefícios à saúde-o biscoito integral pode agregar fibras com características específicas, que vão melhorar o funcionamento do intestino.

Farinha de trigo integral: A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra. Substitui a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos, tortas, tornando a receita mais nutritiva.

Açúcar mascavo: É o açúcar que não sofreu processo de branqueamento com a adição de produtos químicos, sendo obtido diretamente da cana­ de ­açúcar. Por isso, os sais minerais e vitaminas, naturalmente presentes no vegetal, são conservados.

Açúcar mascavo
Açúcar mascavo

Cereais integrais: São constituídos por um ou vários cereais misturados, como é o musli. Os mais frequentes são: aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em geral, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa). Podem ser consumidos no café da manhã ou no lanche, acompanhados de leite, iogurte, salada de frutas.

Dieta dos alimentos integrais

A seguir lhe apresentamos uma sugestão de cardápio para dieta:

Sugestão de cardápio de dieta:

  • Desjejum -> 1 maçã;
  • Café da manhã-> 1 copo de suco ou 1 xícara de café com adoçante, 2 fatias de pão integral com requeijão light e 1 fatia de peito de peru;
  • Lanche da manhã -> 1 iogurte desnatado ou 1 fatia grossa de ricota;
  • Almoço -> 2 colheres de arroz misturado; 1 filé grelhado de peixe, de carne ou de frango; 1 concha de feijão ou lentilha; 1 colher de farofa de linhaça; salada de alface, tomate, rúcula, couve-flor, brócolis, cenoura, chuchu;
  • Lanche da tarde -> 1 barra de cereal ou 1 pedaço de bolo de milho, 1 copo de suco;
  • Jantar -> 1 prato de sopa de legumes com frango desfiado ou 1 shake de fibras batido com 1 fruta e 1 colher de linhaça;

Com esta dieta simples e saudável, você pode, com persistência, emagrecer e chegar ao peso ideal, de forma simples e saudável.

O que são alimentos refinados

O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes do grão como película e germe. Assim, também acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais.

Alimento integral engorda

Os alimentos integrais possuem na sua maioria as mesmas calorias que os brancos, porém, como se sabe, possuem centenas de benefícios que os alimentos brancos perderam em seu processamento.

Alimento integral engorda
Alimento integral engorda

Se você acha que pode comer alimentos integrais de forma exagerada, está enganado, pois se fizer isso irá engordar. Eles também devem ser consumidos de maneira equilibrada, de forma a atender, juntamente com outros alimentos, (proteínas e gorduras) suas necessidades diárias de calorias.

Conheça os 5 benefícios de se consumir alimentos integrais

1- essenciais para a saúde. Quanto mais processado e elegante o alimento, pouco vantagem ele é. Não há nenhum comedimento em correlação a qualquer produto integral, até visto que antanho tudo era integral: os alimentos refinados vieram com a modernice, lamentavelmente.

2- A maior proveito em substituir alimentos refinados pelos integrais é o crescimento no uso de fibras. Estão existentes especialmente na farelagem, filme que protege o grão integral. Essas substâncias são necessárias para o desempenho legítimo do doméstico, uma vez que dão volume e combatem a prisão de ventre, além de, ao longo a digestão, controlarem a absorvimento de gorduras e açucares.

3- Os alimentos integrais conservam muitas substâncias benéficas existentes em cada parte do grão (farelagem, endosperma e embrião). Confira os principais nutrientes e suas utilidades!

4- Outro proveito das fibras é que ajudam na digestão. Um cardápio abastado desse elemento faz com que você mastigue melhor, facilitando a digestão. Além do mais, existe um maior adiantamento dos nutrientes existentes nesses alimentos.

5- Outro proveito das fibras é que ajudam na digestão. Um cardápio abastado desse elemento faz com que você mastigue melhor, facilitando a digestão. Além do mais, existe um maior adiantamento dos nutrientes existentes nesses alimentos.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA