1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76.454 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Pressão Baixa, Causa, Sintomas e Tratamentos

1

A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para circular pelo corpo. Quando o coração se contrai para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo e quando ele relaxa para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para seus valores mínimos.

Saiba mais Informações, acesse: Anemia, Causas, Sintomas e Tratamentos

De acordo com os critérios internacionais, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de120mmHg x 80mmHg, ou 12cm x 8cm. Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores do que 90mmHg X 60mmHg. Porém, pessoas saudáveis podem ter níveis baixos sem manifestar os sinais negativos da hipotensão arterial.

Causas da Pressão Baixa

As causas para a queda da pressão arterial são diversas. As mais comuns são:

  • perda considerável de sangue em traumas ou hemorragia interna grave
  • quando uma pessoa permanece deitada dormindo por muito tempo
  • nas primeiras 24 semanas de gravidez, é comum a pressão cair
  • Desidratação
  • jejum prolongado

Nos dias de calor, a tendência é diminuírem os níveis de pressão, já que as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não precisa exercer muita força para circular.

Saiba mais Informações, acesse: Hipotiroidismo, Causas e Tratamentos, Saiba Como Funciona

As quedas de pressão também podem ocorrer, quando a pessoa se levanta rápido depois de muito tempo deitada, agachada ou sentada, e quando a pessoa fica muito tempo em pé, parada, sem se movimentar, ou em resposta a uma experiência de grande impacto emocional.

Pressão Baixa, Causa, Sintomas e Tratamentos
Pressão Baixa. (Imagem:divulgação).

Pressão Baixa Sintomas

Quando a pressão arterial está baixa, podem surgir os seguintes sintomas: fraqueza, baixa de energia, tonturas, suores frios, taquicardia e sensação de desmaio.

O exame clínico e o levantamento da história do paciente são dados importantes para o diagnóstico da hipotensão, mas testes de laboratório podem ser necessários para respaldar o diagnóstico. Em alguns casos, é preciso pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

Tratamento para a Pressão Baixa

O tratamento da hipotensão arterial é determinado pelas características, gravidade e causas dos sintomas. Na ausência deles, em geral as pessoas saudáveis com pressão baixa não necessitam de nenhum tipo de intervenção terapêutica. No entanto, quando a hipotensão é determinada por uma doença de base, o objetivo do tratamento deve ser reverter, atenuar ou corrigir esse distúrbio.

Saiba mais Informações, acesse: Vitaminas do Complexo B, Conheça e Saiba os Benefícios Delas

Pressão Baixa, Causa, Sintomas e Tratamentos
Pressão Baixa. (Imagem:divulgação).

Nos casos de queda brusca de pressão arterial, algumas medidas podem ajudar a controlar a crise: a pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça, ingerir bastante líquido em pequenos goles de preferência sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Saiba mais Informações, acesse: Prisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos

Porém, caso os sintomas persistam por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser levada ao médico com urgência.

A melhor forma de prevenir a pressão baixa e até a pressão alta é manter uma dieta com alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Recomendados para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre tive pressão alta de quatro meses pra cá minha pressão caiu e não estou tomando os remédio só controlo com aparelho más a mínima está 4.5.e tenho passado mal o que fazer .obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA