1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.233 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Primeiros Sintomas de Gravidez

0

Um dos últimos sintomas da gravidez é a ausência da menstruação, mesmo assim muitas mulheres só conseguem identificar a gestação com o atraso do seu período do menstrual.

Os primeiros sintomas da gravidez são parecidos com a Tensão Pré-Menstrual como dores de cabeça, fadiga, náusea, seios doloridos e inchaços. Por isso é fácil confundir o início da gravidez com o seu ciclo normal menstrual.

Saiba mais Informações, acesse: Gravidez Ectópica Sintomas – Como Acontece e Quais os Sinais

Primeiros Sintomas de Gravidez
Primeiros Sintomas de Gravidez. Imagem:Divulgação

Sintomas de Gravidez nos Primeiros 5 dias

Alguns sintomas de uma gravidez já aparecem nos primeiros dias, sem nem a mulher imaginar que está carregando um embrião. Muitas só percebem a gravidez depois de algumas semanas, mas outras que já tiveram filhos conseguem sentir os sutis indicativos, como o aumento da temperatura.

Os sintomas da gravidez também podem ser confundidos com os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a chamada TPM, já que há a mudança dos hormônios femininos. Nos primeiros dias de gestação ocorre a implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero.

Saiba mais Informações, acesse: Conheça as Principais Causa das Doenças Intestinais

Isso, a chamada fase de nidação, pode provocar um leve sangramento, o que confunde com a menstruação. Contudo, essa liberação de sangue é um indicativo de fecundação do óvulo e do início da gravidez.

Primeiros Sintomas de Gravidez Primeira Semana

Depois do óvulo se prender nas paredes do útero, além do leve sangramento, outros sintomas começam a aparecer. Algumas mulheres ficam mais sensíveis a mudanças no paladar e olfato, quando ocorre a ampliação desses sentidos.

As mamas também se tornam mais sensíveis e doloridas logo nas primeiras semanas. O bico do seio pode apresentar uma leve alteração, se tornando mais pontudo e com bolinhas ao seu redor. Todas as mudanças são provocadas pelo aumento da carga hormonal que vai se intensificando com o desenvolvimento do bebê.

Outro sintoma sutil é a alteração na temperatura do corpo. Geralmente, algumas mulheres se sentem mais quentes ou com mais calor. É possível notar especialmente nas mãos, no rosto e nos pés.

Primeiros Sintomas de Gravidez
Primeiros Sintomas de Gravidez. Imagem:Divulgação

Isso acontece devido ao crescimento da progesterona, hormônio produzido pelo corpo feminino, que é influenciado pelo começo da gestação. Por isso, algumas mulheres confundem o aumento da temperatura com uma febre causada por virose ou outra doença. 

Primeiros Sintomas de Gravidez antes do Atraso Menstrual

Existem sintomas antes mesmo do atraso menstrual que são indicativos da gestação, contudo eles são confundidos com a Tensão Pré-Menstrual (TPM). As famigeradas cólicas aparecem logo nas primeiras semanas da gestação em várias mulheres. Com elas, também aparece o inchaço na parte inferior da barriga e aquele incômodo como se a mulher fosse menstruar.

A gestação também aumenta a incontinência urinária e uma maior frequência de idas ao banheiro. Isso acontece devido ao crescimento do útero que está se adequando ao desenvolvimento do embrião em feto e depois do feto para o bebê planamente formado. Esse crescimento do útero e do endométrio pressiona a bexiga, causando aquela sensação de aperto e vontade constante de ir ao sanitário.

Sintomas de Gravidez e Mudanças no Rosto

Além de todos os sintomas iniciais como o leve sangramento, o aumento de temperatura, o inchaço, as cólicas e a incontinência urinária, ainda há o aumento de espinhas no rosto e nas costas.

O aparecimento de cravos e espinhas acontece graças às mudanças hormonais que vêm acompanhadas de tonturas e variações do humor, provocadas pela progesterona. Chorar, gritar, sentir enjoos matinais e enjoos causados por cheiros também são sintomas iniciais.

Algumas mulheres são mais sensíveis ao aumento do hormônio, por isso dores de cabeça também podem ocorre nos primeiros dias de gestação. O que confunde mais ainda a gravidez com a menstruação.

Sintomas da Gravidez e Realização de Exames

Se a mulher sentir todos os sintomas do início da gravidez e fizer o exame de ultrassom antes da quinta semana ainda é capaz do bebê não ser detectado. Geralmente, é necessário aguardar até a sexta semana para que o feto ou o saco gestacional seja visualizado pela ultrassonografia.

Um exame muito comum antes de ser realizado o ultrassom é o Beta HCG positivo, que demonstra a elevação dos valores do hormônio no sangue. O Beta HCG ou BhCG é a sigla utilizada para nomear o hormônio gonadotrofina coriônica humana, que dosagem sanguínea ajuda a atestar a gestação.

Saiba mais Informações, acesse: O Que usar para Queda de Cabelo

Ele é obtido por meio de exames sanguíneos e de urina, possuindo uma alta taxa de diagnóstico correto.  Ainda é comum que mulheres com o Beta HCG positivo, mas com valores menores de 100 não consigam visualizar o feto no exame.

Primeiros Sintomas de Gravidez
Primeiros Sintomas de Gravidez. Imagem:Divulgação

Por isso, não é aconselhado realizar o exame antes da quinta ou sexta semana, somente caso apareça algum sangramento suspeito ou sintoma de algum problema como uma gravidez tubária. Essa acontece quando o óvulo fertilizado, em vez de se prender no revestimento do útero, se implanta nas trompas de falópio ou também chamadas de tubas uterinas.

Um dos últimos sintomas da gravidez é a ausência da menstruação, quando o atraso estiver acima de cinco dias já se pode fazer o exame de sangue. Caso dê negativo e o atraso continue, faça outro exame após 15 dias sem menstruar.

 

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA