1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.133 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Principais Sintomas de Pedras no Rins

0

Pedra nos Rins é uma doença que também pode ser chamada de cálculo renal. O cálculo renal é formado por pequenos cristais que podem estar presentes nos rins e em outros órgãos do trato urinário.

Antes de qualquer coisa: o Blog boa forma saúde só tem caráter informativo e nenhuma das informações nele contidas é válido como qualquer tipo de consulta, ok?

Existem quatro tipos de cálculo renal: cálculo de cálcio, cálculo de cistina, cálculo de estruvita e cálculo de ácido úrico.

Cada um possui suas próprias características, mas os sintomas são predominantes em todos eles, como dor intensa. Veja os outros sintomas de pedra nos rins e como tratar esse problema logo abaixo.

Saiba mais Informações, acesse: Sintomas da Falta de Ferro no Organismo

Conheça os Sintomas de Pedra nos Rins

No início da doença o paciente pode não sentir absolutamente nada, mas ao longo do tempo as pedras começam a se movimentar, causando os primeiros sintomas.

O sintoma primordial entre as pedras nos rins são as dores intensas que podem se espalhar por toda a região abdominal. Essas mesmas dores também podem variar de intensidade e em circunstância, indo e vindo.

Principais Sintomas de Pedras no Rins
Principais Sintomas de Pedras no Rins. Imagem:Divulgação

O paciente com pedra nos rins também pode sentir dor ao ir ao banheiro; a urina pode ser avermelhada, amarronzada, rosada ou ainda ter sangue. Uma urina com odor ruim também é outro sinal da doença.

Pedra nos rins pode causar ainda outros sintomas como vômitos, náuseas, necessidade de ir ao banheiro várias vezes ao dia, febre e até calafrios. A dor intensa causada pela doença pode atingir o abdômen, a parte lateral do corpo, as costas ou o testículo.

Saiba mais Informações, acesse: Como Perder a Barriga em 7 Dias

Pedra nos Rins como Eliminar

A pedra nos rins pode ser eliminada, mas para isso o paciente precisa ir a um especialista para que ele descubra o tipo de cálculo renal, qual foi a causa do surgimento dele e qual o tamanho da pedra (os cristais).

A partir desses três fatores é que o tratamento inicia, podendo ser realizado de diversas maneiras.

Assim como o paciente com pedra nos rins pode ser tratado com medicamentos, há outros casos em que são necessários outros tipos de procedimento, como uretescopia e traqueostomia percutânea.

Pedra nos Rins tem Cura

A doença possui uma cura, mas tudo irá depender do tipo que o paciente têm, da forma como ele contraiu, entre outros fatores. Apenas um especialista pode realizar os exames necessários para identificar o melhor tratamento para cada individuo.

A recuperação do paciente após a retirada das pedras geralmente é bem difícil, mas os procedimentos não causam danos permanentes. As pedras nos rins podem voltar a aparecer depois de um tempo, principalmente se a causa do surgimento não tiver sido detectada.

Pedra nos Rins Tratamento

Quando o paciente possui pedras pequenas no órgão é muito mais fácil de tratar a doença. Nesses casos, o médico receita alguns analgésicos para aliviar a dor intensa

causada pelas pedras e também indica a digestão de muita água. Essa técnica ajuda a eliminar as pedras através da urina.

Os pacientes que possuem pedras maiores devem seguir um tratamento diferenciado para conseguirem se ver livres da doença o quanto antes.

As pedras maiores são mais difíceis de serem retiradas, pois podem gerar sangramentos, infecções e outros danos.

Nesse tipo de caso, o médico poderá indicar uma litotripsia extracorpórea por ondas de choque eletrohidráulicas, uma cirurgia de glândulas paratireóides, uma uretescopia ou ainda uma traqueostomia percutânea. Nesses procedimentos a pedra é fragmentada ou retirada através de tubos ou cirurgias.

Pedra nos Rins – Tratamento Caseiro

Há também alguns métodos que podem ser adotados no conforto da sua casa para repelir e até acabar com as pedras nos rins. A maioria dos tratamentos caseiros envolve chás e podem ser feitos, mas é importante que o paciente vá ao médico para identificar o tipo de cálculo renal que possui e se há riscos maiores. Ficar sem o tratamento indicado pelo especialista pode causar infecções.

Saiba mais Informações, acesse: Psoríase tem Cura ?

Os tratamentos mais indicados para tratar pedra nos rins: chá de boldo com camomila e alecrim, chá de folhas da amoreira negra e o suco de melancia.

Pedra dos Rins
Pedra dos Rins. Imagem:Divulgação

Pedra nos Rins Pode Matar

Quando não tratada corretamente ou logo quando surge, pedra nos rins pode levar à algumas complicações. Em 20% dos casos da doença é possível que o paciente desenvolva insuficiência renal crônica, levando a perda do órgão. A doença também é responsável por aumentar em 31% o risco de o paciente ter infarto.

Além disso, quem já sofreu com a doença antes, pode voltar a sofrer novamente. Na grande parte dos casos os pacientes conseguem livrar-se das pedras através das urinas. Nos casos graves, quando o tratamento adequado não é realizado, as pedras podem levar ao entupimento dos rins.

Para evitar todos esses problemas vá ao médico assim que identificar algum dos sintomas citados anteriormente e se for diagnosticado com a doença, comece imediatamente o tratamento.

Busque orientação profissional para acabar de vez com essa doença, não espere ela piorar. O médico vai dar o tratamento certo para garantir sua saúde.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA