1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.789 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos

0

A prisão de ventre ou intestino preso é o nome popular pelo qual é conhecida a constipação (ou obstipação) intestinal, um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar.

Saiba mais Informações, acesse: Pirâmide Alimentar – O que é? Como Usar?

Ocorre quando os movimentos do intestino são pouco frequentes ou difíceis e a pessoa tem fezes muito ressecadas, que exigem um esforço grande no momento da evacuação, associada à sensação de cólica e desconforto.

A constipação não é definida necessariamente pelo número de vezes que se vai ao banheiro, uma vez que a duração normal de tempo entre as evacuações varia muito de pessoa para pessoa.

Prisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos
Prisão de Ventre. (Imagem:divulgação).

Não existe um padrão para classificar a frequência normal de funcionamento dos intestinos que pode variar de 3 a 12 vezes por semana.

Uma pessoa pode ir ao banheiro a cada dois ou três dias, por exemplo, mas se a evacuação não é desconfortável, ela não está com prisão de ventre. Algumas pessoas podem ir ao banheiro todos os dias e sofrerem de constipação pela dificuldade ao evacuar ou pela sensação de não ter evacuado o suficiente.

Saiba mais Informações, acesse: Lipoma, Causas e Tratamentos

Causas da Prisão de Ventre

São inúmeras as causas da prisão de ventre, dentre elas estão os hábitos e estilo de vida da pessoa como, ingestão de água e fibra inadequadas, interrupção da dieta regular ou de rotina, sedentarismo, comer grandes quantidades de produtos lácteos e estresse.

Resistir à vontade de evacuar, uso excessivo de laxantes medicamentos antiácidos que contêm cálcio ou alumínio também podem causar a prisão de ventre, inclusive outras doenças, como a hemorroidas.

Prisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos
Prisão de Ventre. (Imagem:divulgação).

Prisão de Ventre – Sintomas

Uma pessoa é tem prisão de ventre se apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas abaixo por pelo menos três meses:

  • Esforço durante a evacuação
  • Fezes duras mais do que o normal
  • Evacuação incompleta
  • Duas ou menos evacuações por semana

Outros sintomas são inchaço ou dor abdominal e vômitos.

Saiba mais Informações, acesse: Vitaminas do Complexo B, Conheça e Saiba os Benefícios Delas

Tratamentos para Prisão de Ventre

A melhor forma de tratar a doença é a mudança na alimentação e estilo de vida. As frutas, legumes e verduras como mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga e folhas em geral são alimentos com ótimas fontes de fibras e micronutrientes.

Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

Saiba mais Informações, acesse: Hipotiroidismo, Causas e Tratamentos, Saiba Como Funciona

Prisão de Ventre, Causas, Sintomas e Tratamentos
Prisão de Ventre. (Imagem:divulgação).

Mas, em alguns casos, podem ser necessários tratamentos mais específicos como o uso de laxantes, lavagem intestinal, biofeedback que utiliza dispositivos que ajudam a aprender a relaxar e apertar os músculos da pélvis e por fim a cirurgia, uma opção para quem já tentou outros tratamentos sem sucesso.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA