1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.097 votos, média: 4,99 de 5)
Loading...

Receita de quentão tradicional – Veja como fazer!

0

 

O quentão é uma bebida muito tradicional tomada no inverno principalmente no sul do Brasil. Ele é o querido de festas juninas e quermesses, pois tem um sabor muito agradável e ajuda a esquentar nas noites geladas dessas festas.

Mas ele não é tomado apenas em datas comemorativas não, há muitas pessoas que fazem em casa para tomar no inverno com a família, outros fazem para festas de aniversário e por aí vai. Dependendo da região ele é feito de uma maneira e aqui você vai aprender a receita tradicional dessa deliciosa bebida.

O que é o Quentão

Como falado anteriormente, o Quentão é uma bebida quente feita, principalmente, na época das festas juninas na região sul do Brasil.

O Quentão surgiu da mistura de vinho, gengibre, açúcar e algumas especiarias como o cravo e a canela.

O nome quentão é porque o vinho usado na preparação deve ser quente e esse é um dos principais motivos pelo qual ele é tomado no inverno.

Além disso, muitas vezes o álcool presente no vinho é evaporado para que as crianças também possam usufruir dessa bebida quentinha no inverno.

quentão de vinho
Receita de quentão tradicional – Veja como fazer! Imagem:divulgação

Onde o Quentão é mais Saboreado

O Quentão é mais saboreado no sul do Brasil, pois é onde contém a maior produção de vinho do país e é onde o inverno é mais rigoroso para todos. Ele também é consumido nas regiões sudeste e nordeste do país, mas com uma diferença: ao invés do vinho, eles fazem com cachaça.

Isso acontece porque lá eles possuem muitas produções canavieiras e não possuem acesso ao vinho de uma maneira tão fácil. Na região Norte do país o Quentão é mais popular na época do Natal.

Acesse e saiba mais informações: Lista de alimentos sem carboidratos

O Quentão traz algum Benefício à Saúde?

Além de ser uma bebida deliciosa para espantar o frio e adoçar o paladar, o Quentão também possui benefícios para a saúde.

Muita gente não sabe disso e em conseqüência acaba não tomando por causa do álcool e das calorias que ele pode ter, mas quando tomado com cautela, o quentão não faz mal algum.

quentão de vinho
Receita de quentão tradicional – Veja como fazer! Imagem:divulgação

O principal benefício da bebida está relacionado ao gengibre usado na preparação. O gengibre é um alimento funcional indicado para sucos detox e também para dietas, então ele realmente faz bem para a saúde mesmo quando está acrescentado no quentão. Ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e é ótimo para ajudar na digestão.

Contra Indicações do Quentão

Grávidas, crianças, pessoas com diabetes, problemas cardiológicos ou que usam remédios controlados não podem tomar quentão devido a presença de bebida alcoólica na sua preparação.

Acesse e saiba mais informações: Dicas para emagrecer e conquistar boa forma

Receita do Quentão Tradicional

A seguir você vai ver a receita tradicional do Quentão para fazer em casa para a família, amigos ou em festas juninas que logo começarão a acontecer. Veja os ingredientes necessários:

– ½ quilo de açúcar refinado

– 100 gramas de gengibre

– 2 pedaços de canela em pau

– 8 cravos da índia

– Cascas de 1 laranja

– 600 ml de água

– 600 ml de vinho (ou pinga)

quentão
Receita de quentão tradicional – Veja como fazer! Imagem:divulgação

O primeiro passo é colocar o açúcar em uma panela e deixá-lo derreter até se formar um caramelo.

Depois coloque o gengibre, a canela e o cravo. Junte as cascas da laranja e mexa 5 minutos. Coloque a água e deixe ferver cerca de 30 minutos, por último adicione a bebida escolhida e deixe ferver por mais 10 minutos.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA