1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.131 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Saiba Como é Calculado o Período Fértil

0

O período fértil é aquele momento na vida de toda mulher em que, mês a mês, durante a fase reprodutiva, o corpo se prepara para gerar uma vida.

Durante o período fértil um dos ovários “amadurece” um óvulo, que já está lá desde quando nosso sistema reprodutor foi formado, ainda na barriga da mamãe, e o libera para a trompa de Falópio para que haja a concepção com um espermatozoide e, a partir daí, se desenvolver e formar um bebê. Ou seja, o período fértil, é o momento em que as mulheres estão mais suscetíveis a engravidar.

Período Fértil
Período Fértil

Calcular o período fértil é algo bastante comum e normal para muitas mulheres, que já conhecem bem seu ciclo menstrual, seu corpo e tiram de letra saber qual será o momento mais propício para a ovulação, sabendo muitas vezes o dia exato em que houve a concepção de seus filhos.

Por outro lado, tem quem acredite que calcular o período fértil é algo difícil e praticamente impossível para quem tem o ciclo menstrual irregular, porém, isto não é verdade.

Saiba mais Informações, acesse: O que é a AIDS – Tratamentos e Sintomas

Conhecer a si mesma e a seu corpo é algo fundamental tanto para mulheres que querem engravidar, quanto para aquelas que se utilizam desse meio para evitar ter relações sexuais desprotegidas durante este período, diminuindo significativamente o risco de gravidez, lembrando que isso nada tem a ver com evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Estas somente podem ser evitadas utilizando um método contraceptivo de barreira como, por exemplo, as camisinhas masculina e feminina. E então? Preparada para saber como calcular seu período fértil? Vamos lá!

 Calculadora de Período Fértil Babycenter

Há diversos meios de se descobrir qual será o seu período fértil. Hoje em dia existem testes de farmácia, parecidos com os de gravidez, para se verificar o período fértil. Porém, para se calcular com maior precisão, é de extrema importância que seja anotado o primeiro dia de cada menstruação, mês a mês, pois somente assim será possível calcular com maior precisão quais serão os dias do período fértil.

Se você não tem tempo ou paciência para lidar com datas, números e afins, basta acessar uma calculadora de fertilidade virtual, como a calculadora de período fértil no site da Babycenter, desenvolvida para calcular com precisão qual será o seu período fértil que, no caso, são cerca de cinco dias em que há maiores chances de engravidar.

Para calcular o período fértil através da calculadora no site Babycenter basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o site
  • Informe a data da última menstruação (dia – mês – ano)
  • Insira no campo abaixo da data o tempo médio de seu ciclo menstrual, ou seja, quantos dias leva entre uma menstruação e outra
  • Clique em Calcular

Após o cálculo ser feito, aparecerá uma tela informando quais serão os dias prováveis de ovulação, bem como uma tabela calculando a média dos próximos seis meses e, no caso de ocorrência de gravidez, as datas mais prováveis de parto.

Calcular Período Fértil Ciclo Irregular

Para mulheres com ciclo irregular é um pouco mais complicado (e impreciso) calcular o período fértil, porém não é impossível. Para calcular com um pouco mais de precisão é necessário levar em conta, pelo menos, os últimos seis meses de menstruação.

Tendo em mãos as anotações do primeiro dia do ciclo, ou seja, o primeiro dia menstruada, para conseguir calcular e estabelecer os dias prováveis do período fértil será mais fácil. Para calcular siga os passos abaixo:

  • Verifique quantos dias existem entre um ciclo e outro, lembrando que a contagem começa desde o primeiro dia menstruada até o dia anterior à próxima menstruação.
  • Ao identificar o menor ciclo subtraia dezessete (Ex. 25 – 17 = 08)
  • Ao identificar o maior ciclo subtraia doze (Ex. 36 – 12 = 24)
  • Pronto! Os dias do seu período fértil serão entre o oitavo e o vigésimo quarto dia após o início do ciclo, ou seja, após o primeiro dia de menstruação.

Calcular Período Fértil com a Tabelinha

Já para as mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, ou seja, que o intervalo entre uma menstruação e outra é sempre igual, o cálculo do período fértil é muitíssimo mais fácil. Para isso basta seguir os passos a seguir:

  • Anote sempre o primeiro dia de sua menstruação
  • Divida o tempo total do ciclo por dois (Ex. 28 / 2 = 14 ou 30 / 2 = 15)
  • Exatamente o meio do seu ciclo será o ápice do período fértil, porém considere sempre o período total de três dias antes a três dias depois (Ex. Uma mulher com ciclo de 28 dias menstruou dia 10. O ápice da ovulação será dia 24, porém deve-se considerar como período fértil os dias entre 21 e 27)
Período Fértil
Período Fértil

Algumas alterações hormonais podem influenciar diretamente sobre o ciclo menstrual e o período ovulatório. Uma carga de adrenalina, por exemplo, pode desencadear uma ovulação, o que de certa forma acaba por desregular o ciclo menstrual.

Calcular Período Fértil para Engravidar

Se está pensando em ter filhos, as chances aumentam consideravelmente quando se conhece o corpo e sabe identificar sinais de que o período fértil se aproxima. Além de calcular na tabelinha ou mesmo a calculadora, o corpo dá dicas de que a ovulação se aproxima.

Uma característica muito comum desse período é a saída de uma secreção vaginal semelhante à clara de ovo: translúcida, levemente pegajosa e sem odor. Caso note alguma secreção desse tipo, fica claro que o período fértil está começando. Qualquer outra secreção que venha a ocorrer com cor ou mal cheiro se faz necessário procurar um ginecologista.

Saiba mais Informações, acesse: Sintomas da Cirrose

Período Fértil
Período Fértil

Se o objetivo é ter um bebê, um alerta agora aos futuros papais: não adianta ter relações sexuais todos os dias, pois isso reduz a quantidade de espermatozoides. O ideal é que haja relação dia sim outro não, ou a cada dois dias. E, para as futuras mamães, mais uma dica: relaxe!

A ansiedade de conseguir engravidar, mais atrapalha tudo do que ajuda. E então, agora que já sabe como calcular o período fértil, que tal começar os preparativos para fazer uma encomenda à D. Cegonha? Boa sorte!

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA