1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.722 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Saiba como usar o Diafragma

0

O diafragma é um método anticoncepcional de barreira, sendo uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação.

Saiba mais informações, acesse: Como não Engordar na Gravidez

Uma das características deste método ser tão procurado é que alguns estudos preliminares afirmam que o diafragma pode diminuir a manifestação de doenças como a gonorreia, doença inflamatória pélvica aguda e câncer de colo de útero, este por evitar uma possível passagem do HPV para esta região. Porém, como a vulva e a parede vaginal não são protegidas, a camisinha se mostra, ainda, o único método anticoncepcional com alta eficácia de prevenção contra DSTs.

Saiba como usar o Diafragma
Saiba como usar o Diafragma

Indicação do Diafragma

O uso deste método contraceptivo é indicado para mulheres que já tiveram relações sexuais e não possuam infecção no colo do útero, da vagina e urinária. Também para mulheres virgens, com alergia a látex ou que tenham problema no colo do útero não podem usar o diafragma.

Como utilizar Diafragma

1°) Introduza seu dedo indicador na vagina para cima e para trás, movendo o dedo delicadamente para sentir o colo do útero, como uma saliência de consistência semelhante à ponta do nariz. E à frente do colo do útero, logo após a entrada da vagina sente-se o osso púbico. O diafragma deverá cobrir o colo do útero e se apoiar nesse osso.

Saiba mais informações, acesse: Teste de Gravidez Caseiro Infalível

2°)É necessário urinar e lavar as mãos antes de colocar o diafragma. Coloque um pouco de geléia espermicida dentro do diafragma. Lubrifique a borda do diafragma com a geléia e ele estará pronto para ser usado.

3°) Introduzir o diafragma em pé, com uma perna levantada, de cócoras ou deitada. Experimente a posição em que se sentir mais confortável.

4°) Aperte as bordas do diafragma entre os dedo polegar e o dedo indicador. Introduza o diafragma em direção ao fundo da vagina.

5°) Com o dedo indicador ajuste a outra borda do diafragma no osso pubiano. Confira se o diafragma está bem colocado, ou seja, se o colo do útero está coberto pela película de silicone e se a borda anterior do diafragma está apoiada no osso pubiano.

Já utilizado antes do advento das pílulas anticoncepcionais, este método se mostra seguramente eficaz neste sentido, quando utilizado da forma correta. Quanto a isso, primeiramente a mulher deve se consultar com um médico ginecologista, a fim de verificar se há alguma contraindicação e, caso não exista, receber as orientações de uso e checar o tamanho exato do diafragma que deverá adquirir.

Preços – Diafragma

O diafragma e distribuído gratuitamente na rede pública de saúde e no comércio tem preço acessível, seu custo é infinitamente menor quando comparado a outros métodos. É de longa durabilidade.

O valor comercializado do diafragma varia de R$ 15,00 até R$ 80,00, variando conforme marca e tamanho.

Benefícios no uso de Diafragma

Entre os benefícios no uso do Diafragma estão a prevenção contra a gravidez, protege a mulher de algumas DST’s, o uso pode ser interrompido a qualquer momento, pode durar até 2 anos, entre outros.

Saiba como usar o Diafragma
Saiba como usar o Diafragma

Observações Importantes

O diafragma deve ser retirado pelo menos seis horas após o coito, não se estendendo por período superior a vinte e quatro horas. No primeiro caso, tal cuidado é para evitar que espermatozoides, ainda vivos, se direcionem às trompas; no segundo, a fim de evitar infecções.

Após a retirada, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro; e secado naturalmente, ou com auxílio de uma toalha macia e limpa. Depois, deve ser guardado em sua caixinha.

Saiba mais informações, acesse: Saiba quais são os Principais Sintomas da AIDS

Gravidez, aborto, operação do períneo e ganho de peso acima de 5kg requerem uma nova medição para possível mudança de diafragma.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA