1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Seborreia – Dermatite Seborreica Saiba como Tratar

0

A quem ache a seborreia, ou famosa caspa, nojenta. É claro que na verdade esse mal é desagradável mesmo, porém, a pessoa precisa ter muitos cuidados com os julgamos. As causas da seborreia são as mais diversas e nem sempre a falta de higiene é uma delas.

Para quem tem o problema o fato é que algumas situações constrangedoras acontecem diante desse mal. Mas, não desanime e descubra como evitar, como tratar e quais são as causas da seborreia.

Saiba mais Acesse: 7 Produtos para Você Perder Peso e Emagrecer Naturalmente

O que é Seborreia?

A dermatite seborreica (seborreia) na verdade trata-se de uma inflamação que acontece na pele que causa descamação e vermelhidão. O mal acomete principalmente algumas áreas do rosto, como por exemplo, as sobrancelhas e cantos do nariz, além de causar danos no couro cabeludo e colo. Muitas vezes esse problema é crônico e a pessoa tem algum fator que desencadeia o mal.

De tempos em tempo ele aparece e a meios de amenizar o problema, mas nem sempre de curar. É uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Cabe a pessoa ficar de olho e evitar coisas que desencadeie o problema.
A dermatite seborreica também pode acometer os recém-nascidos, sendo conhecida como crosta-láctea. Nesse caso é um mal inofensiva e temporário, que passa logo e geralmente não afeta a saúde da criança.

No bebê vai aparecer uma camada grossa e amarela ou marrom encima do couro cabeludo da criança. Em alguns casos as escamas pode ser vistas nas pálpebras da criança, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

Seborreia - Dermatite Seborreica
Seborreia – Dermatite Seborreica. Imagem:Divulgação

Parece algo raro, mas na verdade cerca de 18% das pessoas tem a dermatite seborreica em todo o mundo. Ao contrário do que muitos pensam a doença nãoé contagiosa e a falta de higiene não tem relação na maioria dos casos. A seborreia também não trata-se de uma alergia e nunca houveram casos de morte ligados diretamente a esse mal.
Causas da seborreia, fatores de risco.

Saiba mais Acesse: Como Perder 10kg em 30 dias

Na verdade, as causas exatas da caspa ainda não foram confirmadas por estudos clínicos. No entanto, observando os pacientes parece ser uma combinação de vários fatores e nada isolado causa a seborreia. Confira a seguir os fatores que podem causar a seborreia:

Tendência individual (tipo de pele)

Um fungo (Pityrosporum ovale) que vive normalmente na pele

Estresse

Tempo frio e seco

Excesso de uso de água quente para lavar a cabeça

Certas condições médicas e medicamentos

Tipo de shampoo que resseca o couro cabeludo

Porém, uma coisa é certa: a dermatite seborreica não é causada por uma determinada alergia isolada ou por falta de higiene pessoal, como a crença popular diz.

Fatores de Risco da Dermatite Seborreica

Algumas situações colocam a pessoa em uma situação de vulnerabilidade com relação a seborreia. Os recém-nascidos e adultos com idades entre 30 e 60 anos, por exemplo, estão no grupo com maior incidência do problema acontecer.
O que muitos não sabem é que a caspa é mais comum em homens do que em mulheres. O mal também afeta mais as pessoas com pele oleosa do que as com pele muito seca ou normal. Fora todos esses fatores de risco existem condições médicas que podem trazer o problema, como por exemplo:

Acne
AIDS
Doença de Parkinson
Depressão
Transtornos alimentares
Psoríase
Rosácea
Alcoolismo
Epilepsia
Ataque cardíaco ou AVC prévio

Sintomas de Seborreia

São muitos os sintomas a caspa ou seborreia, confira os mais comuns:

Pedaços de pele que parecem flocos de aveia ( a famosa caspa) em seu couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba ou bigode que muitas vezes causam constrangimento ao usar roupas escuras, deixando claro que você é vitima do mal
Pedaços grande de pele descamando pelo corpo, nas áreas que o mal está presente,

Pele avermelhada e que sai farelos quando começa a passar a mão
Vermelhidão ou descamação das pálpebras (blefarite),

Coceira ou ardor que só pioram quando a pessoa fica passando a mão o tempo todo,

Oleosidade na pele e no couro cabeludo em excesso,

A seborreia não algo exclusivo no couro cabeludo, como muitas pessoas acreditam. Normalmente esse problema se forma aonde a pele é mais oleosa ou gordurosa, como por exemplo, lábios, sobrancelhas, o couro cabeludo, pálpebras, vincos do nariz, atrás das orelhas e tórax.

Buscando Ajuda Médica para Dermatite Seborreica

Se você sentir um dos sintomas é bom marcar logo um médico. Se você tentou usar aqueles shampoos variados que prometem milagres no caso da seborreia e não teve sucesso o jeito é marcar logo um dermatologista. Esse especialista em pele vai ajudar a identificar o que desencadeia esse mal. Se for genético você pode ter os sintomas amenizados.

Na Consulta Médica

Chegue na consulta preparado para ajudar o médico. Liste todos os sintomas, quantos dias está com o problemas e como tudo começou. Tente se lembrar se isso aconteceu depois de uma situação de estresse ou ansiedade e fale para o seu médico.

Saiba mais Acesse: Diarreia – Causas e Tratamentos

É importante para o médico que você saiba se teve isso mais vezes, qual a frequência com a qual a seborreia volta, as formas de seborreia que mais te incomoda e por ai vai. A alimentação e os medicamento também podem causar a seborreia, além das doenças que já mencionamos e que te coloca nos grupos de risco.

Diagnóstico de Seborreia

As pessoas que são diagnosticadas com a seborreia antes precisam fazer alguns exames, confira:

Exame micológico
Biópsia
Teste de contato.

Saiba mais Acesse: Enxaqueca – Causas, Sintomas e Tratamentos

Tratamento de Seborreia

Se o problema for genético pode ser que ele desapareça sozinho, sem precisar de uma ajuda medicamentosa. Se for a seborreia na cabeça você pode tentar usar os famosos xampus anticaspas. Mas, mesmo se não der certo ele vai te ajudar a amenizar os seus sintomas.

Seborreia - Dermatite Seborreica
Seborreia – Dermatite Seborreica. Imagem:Divulgação

Os dermatologistas gostam de recomendar também uma combinação de tratamentos, que vão de medicamentos a mudanças no estilo de vida. Se por acaso a dermatite seborreica não obtiver melhora depois do tratamento, ou se a área atingida pelo mal se tornar dolorosa, com vermelhidão, inchaço, pus e até sangramento, marque novamente uma consulta para que novas medidas sejam atribuídas.

No Couro Cabeludo e no Corpo

Para tratamento de caspa no couro cabeludo é necessário que você se atente as seguintes recomendações de uso:
Cetoconazol
Ácido salicílico
Alcatrão de hulha
sulfeto de selênio
Piritionato de zinco

No corpo

A seborreia no corpo é péssima também e tem tratamento para amenizar, veja:

Loções de corticosteroides
Produtos de enxofre.
Dermatite seborreia em crianças
Quando o caso de seborreia atingir uma criança o pediatra pode receitar um xampu infantil que auxiliar no tratamento. Um xampu anticaspa pode trazer grandes males a saúde do bebê. Escovar o cabelo ajuda a eliminar as escamas que sobraram no couro cabeludo.

Saiba mais Acesse: Como Usar Suplemento de Forma Correta?

Agora, se as escamas não se soltarem com facilidade o jeito é passar óleo mineral para ajudar. Aplique o produto no couro cabeludo e envolva uma toalha quente e úmida na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho nela.
Após isso, lave bem o cabelo para remover o produto todo. É muito importante se lembrar que os bebês perdem muito calor por meio do couro cabeludo. Por isso ao usar o tecido quente na cabeça da criança sempre veja se está quente mesmo.

Medicamentos para Seborreia

Conheça a listagem completa dos principais medicamentos usados no tratamento de uma seborreia:

Berlison
Novacort
Oto Betnovate
Betametasona + Ácido Salicílico
Cefanaxil
Cetobeta
Cetoconazol + Betametasona
Betametasona + Sulfato de Gentamicina
Betnovate
Betnovate N
Ciclopirox Olamina (creme)
Diane 35
Diclin
Ciclopirox Olamina (solução)
Clindamin-C
Cetoconazol
Fungirox
Meticorten
Tenha atenção porque somente o médico vai poder recomendar o medicamento para o seu caso.

Medicamentos para Seborreia
Medicamentos para Seborreia. Imagem:Divulgação

Convivendo/ Prognóstico

O dermatologista é quem vai dizer qual o melhor tratamento. A melhor abordagem para tratar esse mal só vai ser dita pelo médico. Você não pode se medicar por conta, isso pode fazer muito mal. Pode ser que a seborreia machuque a sua pele e por isso o tratamento precisa ser diferente, com outra abordagem.

Saiba mais Acesse: Cefaleia – Tratamentos, Causas e Sintomas

A seborreia é traiçoeira e mesmo que ela suma com a mesma velocidade que apareceu ela sempre pode retonar. Se a seborreia afetar outra parte do seu corpo o tratamento já muda, e somente um xampu não vai resolver.

Sempre que um sintoma aparecer você pode retomar o tratamento. Durante as crises de dermatite seborreica, você pode adotar hábitos diferentes para melhorar isso.

Lave e limpe a sua pele com regularidade e com água e sabão. Evite fazer o uso de perfumes, cremes e sabonetes com cheiro forte, pois pode fazer mal e aumentar o problema,

Evite usar em seu dia a dia os produtos que possuem álcool, já que eles podem fazer com que a seborreia se espalhe pelo corpo

Faça o uso de roupas bem leves e de algodão, isso para te ajudar a manter o ar circulando e diminuir a irritação da pele

A dermatite seborreica pode piorar em pessoas que tem bigodes e barbas

Ficar coçando vai te fazer ter dores na área afetada e a infecção só aumenta
Limpe suavemente as pálpebras afetadas pela seborreia. Se suas pálpebras estão vermelhas ou descamando, lave-as com xampu neutro e limpe as escamas com um cotonete. Faça compressas mornas ou quentes para auxiliar no tratamento
Em caso de seborreia de bebê lave couro cabeludo da criança. Se o pequeno possui dermatite seborreica de berço é necessário lavar o couro cabeludo uma vez ao dia. Faça isso delicadamente, solte as escamas com a ajuda na pinça pequena de cerdas macias e com cuidado, antes de enxaguar o xampu com água abundante.
Para ter a cura é necessário seguir o tratamento corretamente.

Saiba mais Acesse: Queda de Cabelo: Como Evitar? Veja Dicas Incríveis!

O seu tratamento vai depender da localização das lesões e da intensidade que elas apareceram. Alguns cuidados podem auxiliar na melhora dos sintomas, como:

Fuja do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo
Não use chapéus ou bonés
Não consuma alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas
Evite tomar banhos muito quentes
Também é preciso se enxugar bem antes de se vestir
Não prenda o cabelo molhado
Usar roupas que não retenham o suor e que permite que o ar entre
Controlar o estresse e a ansiedade também ajuda muito
Retirar completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça, para evitar que os resíduos causem caspa
Par de fumar também ajuda
Prevenção da seborreia
Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e uso de shampoo adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA