1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.782 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sintomas da Cirrose

0

Muitas pessoas adoram ingerir bebidas alcoólicas, algumas só nos fins de semana e outras com mais frequência, mas todas elas possuem chances de adquirirem a cirrose. Continue lendo e saiba tudo sobre esta grave doença.

O que é a Cirrose?

A cirrose é uma doença no fígado, geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, em seu estado elevado ela pode causar desmanche neste importante órgão. A cirrose é um grave problema, que atinge cerca de 35% dos consumidores contínuos de álcool.

Saiba mais Informações, acesse: O que é Laringite?

Sintomas da Cirrose
Sintomas da Cirrose. Imagem:Divulgação

Assim que surgirem os primeiros sintomas você deve procurar um médico, a fim de evitar problemas mais graves que podem complicar a vida de uma pessoa, ou levar até mesmo a morte.

Sintomas da Cirrose no Fígado

A cirrose no fígado geralmente causa a degeneração deste órgão. Os primeiros sintomas são a fraqueza; falta de apetite; perda de peso, sem causa aparente; pele e olhos amarelados; coceira por todo o corpo; abdômen inchado; vômito com sangue devido ao sangramento das varizes do esôfago; insuficiência renal; desnutrição, em casos avançados; atrofia muscular; rubor das palmas das mãos; flexão dos dedos das mãos; aranhas vasculares: veias em forma de aranha sob a pele; aumento das mamas nos homens; aumento das glândulas salivares localizadas ao nível das bochechas; atrofia testicular; neuropatia periférica que é a perturbação das unções do sistema nervoso.

Saiba mais Informações, acesse: O que é Hidrocefalia – Tem Cura?

Sintomas da Cirrose Avançada

A cirrose avançada geralmente é considerada irreversível. É muito comum acontecer anemia multifuncional em pessoas com cirrose.

Os níveis mais elevados causam hiperesplenismo secundário à hipertensão portal, o que provoca redução no número de leucócitos e plaquetas. Além disso, a cirrose avançada causa a síndrome hepatorrenal, gerando outros problemas graves ao fígado.

Sintomas da Cirrose Alcoólica

A cirrose alcoólica é causada pelo consumo exagerado de álcool. O número de álcool a ser consumido por homens ao dia é de 40g e para mulheres 20g, acima disso aumentam as possibilidades de lesão hepática.

Mas adquirir a cirrose alcoólica depende muito do metabolismo da pessoa, alguns podem consumir mais do que os níveis ideais e não pegar a doença, outros podem ingerir menos álcool, mas desenvolverem a doença.

Sintomas da Cirrose Alcoólica
Sintomas da Cirrose Alcoólica. Imagem:Divulgação

A cirrose alcoólica é mais comum ocorrer em mulheres. Ela pode provocar três tipos de lesões no fígado: Acumulo de gordura, inflamação e o aparecimento de cicatrizes.

Sintomas da Cirrose Hepática Descompensada

A cirrose hepática descompensada pode ser percebida anatomicamente, como um processo de formação de nódulos. Os efeitos de uma doença no fígado são muitos, indo de alterações nesse sistema até a falência hepática, o que pode acontecer com extrema rapidez.

Sintomas da Cirrose
Sintomas da Cirrose. Imagem:Divulgação

Os primeiros sintomas são fraqueza, adinamia, anorexia e fadiga, equimoses e sangramentos espontâneos. É possível identificar a cirrose hepática descompensada através de exames de sangue ou imagem.

Sintomas da Cirrose Medicamentosa

A cirrose medicamentosa é uma inflamação no fígado, causada pelo consumo de medicamentos ou fórmulas tóxicas. Pode causar mal estar, náuseas, vômitos, febre e icterícia.

Na maioria dos casos, a cura é rápida, durando alguns dias, e ocorre após parar de utilizar o medicamento que causa o problema.

Saiba mais Informações, acesse: O HPV tem Cura?

Consulta Médica

Logo que você suspeitar de que está adquirindo cirrose, deve marcar uma consulta médica, isso também vale para as pessoas que não conseguem controlar a quantidade de álcool ingerida.

Se você acredita que possui problemas clínicos relacionados ao álcool, evite o seu consumo, ao menos até uma consulta médica. Existem três tipos de especialistas que podem diagnosticar a doença, os clínicos gerais, gastroenterologistas e hepatologistas.

Você deve se preparar para uma consulta, o que irá poupar o seu tempo, desta maneira deve fazer uma lista com os sintomas, e o tempo que está com ele; deve indiciar suas condições médicas e consumo de medicamentos; o ideal é ir acompanhado.

Tratamento para a Cirrose

O tratamento inclui o corte na ingestão de álcool, uma melhora na alimentação, tomar medicamentos para diminuir as inflamações no fígado, e em casos mais graves é necessário o transplante de fígado.

Quais as Principais Causas da Cirrose?

Quando o álcool entra em contato com o fígado pode gerar muitas substâncias prejudiciais à saúde. Elas podem provocar inflamações no fígado, também conhecidas como hepatite alcoólica. Se as inflamações não forem controladas, e surgirem cicatrizes, elas se tornam cirrose.

Atualmente se sabe que o consumo de álcool pode levar a cirrose, mas ainda não é conhecido como a doença se desenvolve. Além de ingerir álcool em excesso, outros fatores podem influenciar a doença, como fatores genéticos, que influenciam a maneira que o corpo lida com o álcool; a hepatite C ou outras doenças também podem aumentar as chances de cirrose; além da subnutrição.

Saiba mais Informações, acesse: Doenças respiratórias

cirrose
Cirrose. Imagem:Divulgação

Maiores Chances de Adquirir Cirrose

Existem alguns fatores de risco, que aumentam as chances de adquirir cirrose. O consumo de álcool; o sexo feminino possui maiores riscos de cirrose; e fatores físicos ou genéticos. Além da obesidade, diabetes e outras doenças no fígado, como hepatites.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA