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Sintomas da Falta de Ferro no Organismo

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O ferro é um mineral fundamental para a realização de diversos processos em nosso corpo. Um exemplo da sua importância é que ele atua no transporte de oxigênio para todo o corpo e ainda ajuda a produzir células vermelhas.

Mas não para por aí, o ferro ainda tem muitas funções e traz inúmeros benefícios para o nosso corpo. Por outro lado, a falta desse mineral pode nos trazer alguns problemas em forma de sintomas e também outras complicações.

Veja a seguir como o nosso corpo perde o ferro e quais são os sintomas que isso causa em nossa saúde.

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Falta de Ferro no Organismo Causa

Nós, seres humanos, perdemos o ferro de diversas maneiras. Entre as principais causas da perda de ferro estão a incontinência urinária e fecal, além do sangramento. Por isso, é comum que as mulheres percam mais ferro do que os homens e ainda por esse motivo devem tentar ingerir o máximo que conseguirem através da alimentação.

Falta de Ferro no Organismo Causa
Falta de Ferro no Organismo Causa

Hemorragias internas também contribuem para a falta de ferro no corpo, assim como a falta de ingestão de alimentos ricos com esse mineral. As pessoas vegetarianas costumam sofrer com isso. Há também as pessoas que encontram mais dificuldades de absorver o mineral por causa de alguma doença.

Falta de Ferro no Organismo Provoca Queda de Cabelo

Um dos sintomas e das complicações causadas pela falta de ferro no corpo é a perda de cabelo. Esse é considerado um sintoma grave e quando começar a aparecer você deve tentar repor o mineral o mais rápido possível.

Os sintomas da falta de ferro são causados porque quando o ferro não está presente no organismo, o nível de produção das células vermelhas cai, causando a diminuição do transporte de oxigênio e resultando no que chamamos de sintomas.

Falta de Ferro no Organismo Provoca Queda de Cabelo
Falta de Ferro no Organismo Provoca Queda de Cabelo

A falta de ferro contribui para a queda de cabelo, para o enfraquecimento dos fios e também das unhas. Veja mais sintomas da deficiência dessa substância logo abaixo.

Todos os Sintomas Causados pela Deficiência de Ferro

Alguns sintomas são considerados “comuns” e geralmente aparecem em todas as pessoas que estão com essa deficiência. São eles: falta de ar, fadiga, pele pálida e palpitações cardíacas. Fora desse grupo nós temos aqueles sintomas que aparecem bastante, mas variam de pessoa para pessoa. Nesse caso é necessário avaliar diversos fatores antes de diagnosticar que a pessoa está sofrendo com a deficiência. O mais indicado é que, se houver suspeita, exames sejam realizados com o acompanhamento de um médico.

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A falta de ferro no organismo também pode ser demonstrada através dos seguintes sintomas: unhas quebradiças, infecções frequentes, ansiedade, dificuldade para engolir, dor de cabeça, sensação de coceira, úlceras, aumento do baço, dor na língua e inchaço.

Excesso de Ferro no Organismo

O excesso de ferro no organismo recebe o nome de “Hemocromatose”. O excesso do ferro pode ocorrer em diversos tecidos do corpo e resultar também em problemas. Essa doença pode ser tanto hereditária quanto secundária.

O tipo hereditário faz com que o controle de absorção de ferro pelo intestino resulte no acúmulo do mineral. As pessoas que mais correm riscos de desenvolver esse tipo de doença são aqueles que recebem transfusões de sangue, pessoas adeptas de tratamentos com derivados do ferro e pessoas adeptas de dietas ricas em ferro.

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Se a doença não for tratada poderá trazer mais complicações a vida do paciente como câncer de fígado, arritmias cardíacas e insuficiência hepática. O tratamento envolve a diminuição do ferro do organismo através da retirada de sangue. Aqueles que possuem essa doença sofrem com os seguintes sintomas: dor abdominal, fadiga, depressão, queda de cabelo, diabetes, problemas neurológicos, dor na articulação, perda de peso, entre outros.

Principais Alimentos Ricos em Ferro

Se você é uma das pessoas que sofre com a falta de ferro ou quer aumentar a ingestão do mesmo, deverá fazer isso através da alimentação. Muitos alimentos são ricos nesse mineral e incluí-los na dieta irá fazer a sua quantidade de ferro no organismo aumentar. Apenas cuide para não extrapolar e acabar sofrendo com o excesso dele.

Principais Alimentos Ricos em Ferro
Principais Alimentos Ricos em Ferro. Imagem:Divulgação

Os alimentos de fonte animal que são ricos em ferro: farinha de peixe, gema de ovo, fígado de vitela, cordeiro e mexilhão cozido. Alimentos de fonte vegetal ricos em ferro: pão de soja, lentilha cozida, agrião, salsa, feijão branco miúdo, pão de cevada, grão-de-bico cozido, ervilha cozida e beterraba crua.

A necessidade diária de ferro que cada pessoa precisa varia de acordo com a idade. Por exemplo, bebês de até um ano precisam apenas de 11 mg. Crianças entre 4 e 8 anos precisam de 10 mg. Meninos entre 14 e 18 anos precisam de 11 mg e as meninas nessa mesma idade precisam de 15 mg. Mulheres entre 19 e 50 anos precisam de 18 mg. Já as grávidas necessitam de uma quantidade maior: 27 mg por dia.

 

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