1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tudo Sobre a Sífilis

0

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que requer alguns cuidados e análise de sintomas, já que no início ela pode ser bem silenciosa e vir a se manifestar apenas depois de anos. Ela é causada por uma bactéria que é transmitida por contato sexual, podendo entrar no corpo por meio de pequenos cortes na pele.

O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)
O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)

Se você é uma pessoa que está infectada com o vírus do HIV ou mantém relações sexuais sem uso de camisinha, há ainda mais chances de desenvolver a sífilis. Veja, a seguir, o que é sífilis e todos os detalhes sobre a mesma.

Sífilis Tratamento

O tratamento de sífilis consiste no consumo de um antibiótico à base de penicilina. Esse antibiótico é muito eficaz para combater a bactéria causadora da doença, sendo que apenas uma injeção já impede que a doença progrida para outro estágio. Caso o paciente tenha buscado ajuda médica após um ano de infecção, apenas uma injeção não será o suficiente.

Os sintomas pós-tratamento podem incluir febre, calafrios, náuseas, dor de cabeça e dores nas articulações, e surgem logo após o dia seguinte à aplicação. É fundamental que durante o tratamento o paciente faça consultas regulares com seu médico. Para completar o tratamento, o paciente deve fazer exames de sangue de acompanhamento, após 3, 6, 12 e 24 meses após a aplicação.

No caso de mulheres grávidas que tenham sífilis, o único tratamento recomendado é com a penicilina, mas após nascer, o bebê também deverá ser tratado com o uso de antibióticos.

Sífilis Tem Cura

Sim, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível que possui cura. Se a doença for diagnosticada ainda no primeiro estágio, ela não causa nenhum dano à saúde e pode ser curada rapidamente.

Durante o tratamento o médico pode solicitar ao paciente um exame para HIV, de modo a garantir que não haverá complicações por causa desse vírus.

O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)
O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)

Sífilis Transmissão

Como falamos, a transmissão da sífilis ocorre via contato sexual. Essa doença é extremamente contagiosa nos dois primeiros estágios, por isso todas as pessoas com quem você se relacionou nesse período podem estar infectadas.

Sífilis Congênita

A sífilis congênita é quando uma mulher grávida possui a doença e acaba transmitindo-a para a criança, seja no período de gestação, através da placenta ou até mesmo no momento do parto. Grande parte dos bebês infectados não apresentam sintomas, mas alguns apresentam algumas rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Se não for tratada a criança pode acabar desenvolvendo problemas mais graves, por isso é fundamental sempre fazer exames para se certificar de que o bebê está bem.

Sífilis Prevenção

A melhor forma de prevenir o contágio da sífilis é manter relações sexuais usando camisinha. Entretanto, ainda usando camisinha, você pode desenvolver o problema. O único método totalmente seguro é não manter relações sexuais com ninguém, mas caso mantenha, sempre use a camisinha.

Ela te protege da sífilis e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)
O que é Sífilis? (Imagem: Divulgação)

Sífilis Coça

Não, a sífilis não coça. Os sintomas tendem a variar de acordo com o estágio. A sífilis primária apresenta sintomas como crancos no local da infecção. Após quatro semanas as feridas tendem a desaparecer, pois a bactéria se torna inativa no organismo.

Quem não trata a sífilis primária com certeza evolui para a secundária, onde há sintomas como febre, dores musculares, dor de garganta e até mesmo dificuldade para deglutir. Os sintomas tendem a sumir sem o tratamento, pois a bactéria fica novamente inativa no organismo. A sífilis latente é o período em que a bactéria está inativa, ou seja, não há sintomas. A partir desse momento a doença pode nunca mais se manifestar ou voltar no terceiro estágio, sendo muito mais grave.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA