1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.560 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja como Acontece um Ataque Cardíaco

0

O que é um ataque cardíaco? Um ataque cardíaco ocorre quando células do músculo cardíaco morrem, geralmente a culpa é da oclusão aguda da artéria coronária, estes vasos fornecem o músculo do coração com sangue.

Se o fluxo do sangue for restaurado rapidamente, as células musculares não morrem em questão de poucas horas. O fluxo de sangue interrompido para o coração pode danificar ou até mesmo destruir uma parte do músculo cardíaco.

Saiba mais Informações, acesse: Veja como Prevenir as Crises de Estresse

Veja como Acontece um Ataque Cardíaco
Veja como Acontece um Ataque Cardíaco

Um ataque cardíaco, também popularmente conhecido como infarto, pode ser fatal e levar a possa a óbito, porém muitas técnicas foram aperfeiçoadas e, graças a isso, grande parte das pessoas que tem um ataque cardíaco podem sobreviver com os cuidados necessários.

Como Acontece um Ataque Cardíaco?

Inicialmente começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que tem apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do sangue no coração, essa formação de gordura é um processo lento que pode levar anos, causada principalmente pelo colesterol no sangue.

Saiba mais Informações, acesse: 5 Dicas para Combater os Lábios Ressecados

Conforme a placa de gordura aumenta de tamanho, o calibre interno da artéria fica mais estreito, dificultando o fluxo do sangue fazendo o músculo cardíaco funcionar mais lentamente, o esforço causado por isso gera muita dor no peito, que é um dos primeiros sintomas, geralmente, do ataque cardíaco.

Essa placa de gordura tem uma consistência dura por fora mas mole por dentro, como o sangue continua a passar, a superfície dura da placa se rompe e libera a gordura, as células do sangue vão para o local para “tapar o buraco”, e, de fato, tapam o buraco formando um coágulo que por ser muito volumoso entope as artérias e bloqueia a passagem do sangue, a região do músculo cardíaco acaba não recebendo sangue.

Saiba mais Informações, acesse: Como Emagrecer 10 kg em 10 dias

Essa região cardíaca, sem oxigênio e nutrientes, começa a necrosar, isso começa quando o fluxo do sangue é interrompido, se nada for feito, em até seis horas, o coração começa a bater muito rapidamente e para de bombear sangue, o que pode levar a pessoa que está infartando a óbito. Resumindo: têm até 6 horas pra reverter essa situação.

dor1

Sintomas do Infarto

Entre os diversos sintomas do ataque cardíaco, os principais são falta de ar, sentimento de cansaço, náuseas e vômito, dor que dá sensação de aperto no centro do peito, dor no ombro e braço.

Alguns sintomas especialmente em mulheres são azia, pele úmida, tontura, fadiga incomum. Dietas ricas em gordura saturada e colesterol, com alto nível de triglicérides são muito perigosas, pois podem acarretar ao ataque cardíaco.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Problemas que Causam a Sonolência Excessiva

Ataque Cardíaco em Jovens

Existe mitos sobre o ataque cardíaco em jovens, que diz que quando um jovem infarta é muito mais grave, podendo morrer. É mais incomum que jovens infartem, mas existe uma série de motivos para que isso aconteça, tais como: Obesidade, hipertensão, diabetes, histórico familiar, sedentarismo, estresse. As duas principais causas é a má alimentação (ou obesidade)e o estresse.

Ataque Cardíaco em Jovens
Ataque Cardíaco em Jovens

A obesidade têm uma alta proporção de gordura corporal que aumenta o risco de doenças e ataques cardíacos. Estresse é outro grande fator, a forma como jovens reagem ao estresse podem aumentar o risco de um ataque cardíaco, pois quando estão sob estresse, a forma de “descontar” é comendo em excesso ou exagerar no tabagismo. Muito estresse também pode aumentar a pressão arterial, levando ao infarto.

Cuide-se, pratique atividades físicas, mantenha uma dieta balanceada e viva com saúde e sem problemas cardíacos!

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA