1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.233 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja Todos os Benefícios da Abóbora

0

O fruto de abóbora é muito conhecido e apreciado aqui no Brasil. Também é muito utilizado nas comemorações do Halloween nos Estados Unidos (conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas). É notável como pode ser um alimento bastante versátil.

A abóbora é de fato conhecida pelo seu sabor pouco adocicado, sua textura leve e também pelos seus benefícios. É ótima para fazer variados tipos de pratos, seja tortas e doces, seja cozida, transforma a refeição em um banquete. Confira a seguir porque incluir a abóbora na dieta!

A abóbora é ótima para fazer variados tipos de pratos. (Imagem: Divulgação)

Os Benefícios da Abóbora

#1 Auxilia o bom funcionamento do coração

A abóbora possui vitaminas A e C, fibras magnésio e potássio. Todos eles atuam no auxílio do bom funcionamento do coração. Quem possui hipertensão arterial, o potássio é de grande ajuda por ser um mineral que auxilia no regulamento da quantidade de líquido presente no corpo.

Outro fator positivo para o consumo da abóbora relacionada com o coração é que ela atua sobre as taxas de colesterol ruim, reduzindo-o, evitando que haja formação de placas de gordura nas paredes dos vasos, chamadas de placas de ateroma, causadoras da obstrução da passagem do sangue, que aumenta a pressão arterial.

#2 Ajuda no tratamento do câncer de próstata

Aqui quem realmente auxilia são as semente de abóbora. A maioria das pessoas tem por hábito jogar essa parte fora, mas fique sabendo que ela é muito nutritiva. Um exemplo, é o óleo da semente, que é rico em zinco que aumenta a libido sexual masculina e o consumo da semente em si, aumenta os níveis de fitoesteróis que reduz o tamanho da próstata com o passar do tempo.

#3 Melhora o sono

Outro benefício das sementes é que são ricas triptofano, nutriente que participa da produção de serotonina, quanto da melatonina, hormônio essencial para se ter uma boa noite de sono.

#4 Ajuda o sistema imune

Com o estresse do dia a dia, longas filas no trânsito, pressão no trabalho, falta de tempo, ingerir alimentos que ajudam a melhor no sistema imune é essencial. A semente de abóbora aparece mais um vez para ajudar por possuir vitamina C e betacaroteno, nutriente conhecidos por proteger a saúde dos olhos.

A semente de abóbora possui vitamina C e betacaroteno, nutriente conhecidos por proteger a saúde dos olhos. (Imagem: Divulgação)

#5 Cuida da sua pele

Com o avanço da idade, os sinais começam a aparecer na pele, as famosas rugas. Você pode se dedicar aos cuidados da sua pele e o retardamento do envelhecimento com o auxílio de vários alimento, entre eles está a abóbora. Sendo uma excepcional fonte de vitamina A, que é um poderoso anti-oxidante, agente anti-idade, é capaz de aumentar a síntese de colágeno, proteína responsável por dar maior elasticidade à pele.

#6 Menopausa

O consumo de abóbora também reduz os efeitos da menopausa. O estrógeno, hormônio feminino, que entra em declínio no período da menopausa, está presente na abóbora, ajuda a aumenta o HDL (bom colesterol) e, com isso, atua na redução da pressão arterial. Por esse hormônio estar presente também diminui as dores de cabeça e problemas articulares que são comuns nas mulheres quando passam pela menopausa.

A Abóbora Engorda ou Emagrece?

A abóbora por ser um alimento rico em fibras e por conter poucas calorias e gorduras, é um ótimo adicional para dietas em que as pessoas querem perder peso e emagrecer. Apesar de seu carboidrato possuir um alto teor glicêmico, seu consumo com cautela e em determinados períodos do dia, é excelente provedor de energias gastas durante as atividades físicas.

A abóbora é um ótimo adicional para dietas em que as pessoas querem emagrecer. (Imagem: Divulgação)
A abóbora é um ótimo adicional para dietas em que as pessoas querem emagrecer. (Imagem: Divulgação)

Melhores Formas de Consumir a Abóbora

A versatilidade da abóbora é sem dúvida, uma das maiores que existem. A diversidade de pratos que podem ser feito e apenas 30 gramas por dia é o suficiente para oferecer todos seus benefícios. A melhor parte é que a abóbora tem poucas calorias: em 100 gramas, possui apenas 26 calorias. Também é pobre em gorduras, possuindo apenas 0,1 grama de gordura saturada. Não é rica em proteínas já que em 100 gramas é encontrada apenas 1 grama do nutriente. Mas, é rica em vitaminas e sais minerais.

A abóbora é tão versátil, que você pode fazer doces, tortas, saladas, ingeri-la apenas cozida (doce ou temperada). As sementes possuem também sua parte, podem ser transformadas em farinha e substituir a farinha de trigo em diversas receitas, transformando os alimentos em fonte de mais nutrientes.

Como Preparar a Farinha de Abóbora

Você deve retirar a semente da poupa e deixá-la de molho na água para que se separe das fibras e resto de poupa que ainda ficam nas sementes. Depois é a hora de secar: leve-as ao forno por 10 minutos ou deixe secando ao natural por 12 horas.

Após isso, coloque numa frigideira e leve ao forno até dourar, depois é só bater no liquidificador até virar um pó e passar na paneira para ter uma farinha bem fina. Pronto! Você já pode utilizar a farinha da semente de abóbora para fazer bolos, pães, biscoitos, tortas e outros alimentos que preferir.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA