1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.654 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja Todos os Benefícios do Caqui

0

O caqui pode não ser a fruta mais popular na fruteira do brasileiro, mas certamente conta com diversas vantagens para aqueles que o consomem. Típico do começo do ano, por conta das altas temperaturas, esse alimento avermelhado é bastante econômico e faz bem para a saúde. Corpo e mente são beneficiados com o seu consumo, por isso, veja todos os benefícios do caqui a seguir.

Como Escolher o Caqui Certo?

Antes de tudo, é preciso saber como escolher a melhor opção de caqui para consumo imediato. A dica é sempre optar por aqueles que estejam com a cor uniforme e de consistência firme. Se pegá-lo na mão e sentir que ele está desmanchando, é melhor não comprar. Importante também evitar aqueles que estejam com qualquer tipo de rachaduras ou machucados na casca, prefira sempre os lisos e de boa aparência.

Corpo e mente são beneficiados com o consumo do Caqui. (Imagem: Divulgação)
Corpo e mente são beneficiados com o consumo do Caqui. (Imagem: Divulgação)

Para conservá-lo enquanto estiver maduro, o ideal é armazenar na geladeira ou, pelo menos, em um local mais fresco, mas o ideal mesmo é consumi-lo bem rápido, uma vez que o caqui é sensível e estraga com facilidade. Agora, se não estiver maduro, vale até mesmo embrulhar em um jornal para auxiliar no processo.

Coloque o Caqui na Sua Dieta!

As frutas são sempre ótimas aliadas para a perda de peso. Mas é preciso cuidado com o exagero, afinal, muitas delas possuem altos níveis de açúcar, o que pode gerar o efeito contrário do esperado. O caqui pode, sim, contribuir com a dieta, mas é preciso consumi-lo com moderação, uma vez que é uma fruta bem doce.

Quando combinado com os alimentos certos, ele ajuda no processo e tem benefícios, apesar de ser um pouco calórico (um caqui médio possui cerca de 127 calorias). Outra parte boa é que o alto teor de fibras ajuda na sensação de saciedade, ao contrário de algumas frutas que dão a sensação de mais fome.

O caqui possui alto teor de fibras. (Imagem: Divulgação)
O caqui possui alto teor de fibras. (Imagem: Divulgação)

Caqui e a Prevenção de Doenças

Outra benefício da fruta é que estudos mostram que a quantidade de nutrientes presentes no caqui pode ajudar na prevenção do câncer, por exemplo. Tudo por causa dos antioxidantes e dos fito nutrientes. Também serve para aumentar a imunidade, protegendo das doenças consideradas comuns, como gripes, resfriados e até pequenas infecções.

Ajuda a Desintoxicar o Corpo

Os nutrientes presentes no caqui, além de protegerem o corpo das doenças citadas acima, ajudam a desintoxicar o organismo de possíveis substâncias consideradas tóxicas e que são armazenadas pelo cólon, localizado no intestino grosso, evitando que problemas apareçam naquela região.

Por falar em intestino, a grande quantidade de fibras presentes na fruta ajuda no processo de digestão como um todo e, claro, também é benéfico para o funcionamento do órgão.

Faz Bem para os Olhos e Evita o Envelhecimento

Sim, a sua visão é beneficiada pelo consumo de caqui. Problemas na retina que podem resultar em perda da visão são causadas por radicais livres. A vitamina A, C K e a zeazantina, que são consideradas antioxidantes e estão presentes na fruta, são muito importantes para a proteção da região ocular. Ou seja, seus olhos tiram vantagem desse alimento.

A fruta auxilia na prevenção do câncer. (Imagem: Divulgação)
A fruta auxilia na prevenção do câncer. (Imagem: Divulgação)

Já em relação ao envelhecimento, tudo o que estimula a pele a perder a juvenilidade também pode ser combatido pelo caqui. Da mesma forma que os nutrientes citados ajudam na prevenção de doenças, acontece o mesmo com o envelhecimento precoce.

Deu para perceber que existem muitos benefícios do caqui para serem aproveitados. A única recomendação é não exagerar no consumo por conta dos níveis de açúcar, principalmente se tiver diabetes. De resto, adquirir a fruta está mais do que liberado, sempre de olho para não exagerar, independente de qual for o alimento.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA