1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

5 Dicas para prevenir lesões

0

 

As lesões são algo que pode acontecer com atletas de todos os níveis, mas principalmente os amadores. Elas geralmente ocorrem quando uma atividade não é realizada da maneira adequada, por descuido ou ainda por um mau jeito na realização de um exercício.

Há alguns tipos de lesões que são bem comuns em atletas amadores, como você verá a seguir. Além disso, confira 5 dicas para prevenir lesões.

Lesões mais comuns em atletas amadores

As lesões mais comuns nesse tipo de atleta são as chamadas lesões de grau I, pois se tratam de pequenos estiramentos musculares que afetam áreas específicas do corpo. Uma das lesões mais comum é a câimbra que geralmente acomete um músculo.

Há também a luxação que trata-se do deslocamento de um osso da articulação. Tem também a lombalgia que, como o nome sugere, é uma dor na lombar.

Lesões mais comuns em atletas amadores
Lesões mais comuns em atletas amadores. Imagem:divulgação

A contusão muscular trata-se de uma lesão aguda sem corte, enquanto a distensão muscular é um rompimento de fibras musculares causado pelo esforço.

Há ainda fraturas por estresse e que acontecem devido a movimentos muito repetitivos. Felizmente, há maneiras de evitar esses problemas, como você poderá ver a seguir.

1 – Vá ao médico

Você deve ir ao médico antes de iniciar qualquer esporte ou atividade física e realizar exames. Ao fazer uma consulta de check-up você saberá se está tudo bem com o seu corpo, identificar qual modalidade é a melhor para você, assim como a frequência e a intensidade dos exercícios que deverão ser realizados.

Com as recomendações médicas sendo seguidas, você já estará tomando medidas para evitar lesões. Depois disso, é fundamental retornar ao médico com regularidade para que ele veja como você está se saindo.

2 – Sempre aqueça

O aquecimento é extremamente importante, mas esquecido principalmente pelos atletas amadores. Você precisa preparar o seu corpo para as atividades que realizará.

Lesões mais comuns em atletas amadores
Lesões mais comuns em atletas amadores. Imagem:divulgação

Fazer o aquecimento ajudará você a evitar lesões, pois o calor provocado pelo aquecimento irá deixar o tecido conjuntivo mais flexível, melhorando a execução dos seus exercícios. Escolha atividades leves para o seu aquecimento.

3 – Respeite o limite do seu corpo

Não há motivos para você levar o seu corpo ao extremo, pois isso só causará lesões e você terá que ficar afastado dos exercícios. Observe o seu corpo e como ele responde aos exercícios, só aumente a intensidade ou a frequência quando for indicado pelo seu médico.

Não vá com pressa, faça tudo com calma e sempre converse com o seu treinador quando sentir algum tipo de dor que não considere normal.

4 – Se hidrate

A hidratação, ou seja, o consumo de água, ajuda a evitar lesões e também as câimbras. Dessa forma, é fundamental que você beba bastante água durante o treino ou atividade física, assim como posteriormente.

Lesões mais comuns em atletas amadores
Lesões mais comuns em atletas amadores. Imagem:divulgação

Não espere até sentir sede, sempre leve uma garrafa de água e beba constantemente para manter o corpo bem hidratado. Fazendo pequenos intervalos entre um gole e outro, você estará contribuindo para um melhor desempenho.

5 – Descanse os músculos

O descanso é fundamental para que seus músculos possam se recuperar. Portanto, você não deve trabalhar o mesmo grupo de músculos todos os dias. Invista em outras partes do seu corpo e, no dia seguinte, trabalhe novamente o grupo anterior.

Focar apenas em um grupo poderá desgastar seus músculos e você obterá resultados contrários aos desejados. Como sempre, converse com seu treinador e veja o que é melhor fazer. Siga todas as instruções médicas e dos especialistas para que você consiga se exercitar corretamente, ficar longe de lesões e alcançar todos os seus objetivos no devido tempo. Não se apresse nem se compare com outros membros da academia.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA