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5 Dicas para sair do sedentarismo hoje mesmo

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Muitas pessoas que nunca fizeram exercícios físicos se sentem desestimuladas a sair do sofá e a largar o sedentarismo. Mas, a prática de atividades físicas proporciona vários benefícios que passam pela melhora da qualidade de vida e pelo aumento da autoestima de quem realiza os exercícios. Já a falta de atividades físicas pode acarretar problemas já conhecidos como o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, comece hoje o seu planejamento para mudar de vida e incluir modalidades que te tragam prazer e melhoria de vida. Conheça algumas dicas que irão te ajudar a sair do sedentarismo.

Benefícios de se ter uma vida ativa

Pessoas que têm uma atividade física diária estão mais preparadas até para outras atividades mais prazerosas como sair para dançar ou viajar. O exercício fisíco garante mais qualidade de vida, pois fortalece os músculos e ajuda a manter o peso e a queimar calorias, auxiliando no tratamento de doenças.

Comece a praticar atividade física aos poucos

Antes de começar uma dieta ou uma rotina de exercícios é indispensável consultar um médico que avaliará a sua saúde. Este deve verificar a sua faixa etária, o seu histórico de exercícios físicos anteriores, a presença de doenças nas articulações ou doenças associadas, as motivações e as preferências de cada paciente.

Geralmente, indivíduos que não praticam esportes ou outras atividades físicas devem começar a se exercitar aos poucos, respeitando os limites do seu corpo. É uma maneira de evitar lesões e também da pessoa ficar desestimulada e muito dolorida durante a mudança na rotina diária.

Escolha atividades que gosta

É normal algumas pessoas escolherem de cara começar com a musculação ou corrida, tanto pela praticidade quanto pela própria difusão dessas atividades. Contudo, muitas pessoas não gostam desses exercícios e por isso desistem logo no incío. Então, a ideia é achar o esporte ou atividade física que você mais gosta, experimente diferentes modalidades até achar aquela que se identifica. Pode ser dança, pilates ou natação, o importante é não ficar parado.

Varie as modalidades

Outro truque que ajuda a espantar a preguiça é variar as modalidades de exercícios, se não quer ir a dança ou a musculação hoje vá nadar, caminhar ou mesmo se alongar ao ar livre. O importante é não deixar de fazer algum exercício naquele dia programado, assim você evita a desistência. Na academia, se possível, faça um pacote com exercícios variados, como um dia de musculação e outro de dança ou atividade aeróbica.

Faça um planejamento

Comece com um planejamento dos seus exercícios até criar um hábito. No início, planeje o mês atividade física duas vezes por semana e depois vá aumentando. É normal que no início você falte alguns dias e algum imprevisto aconteça, mas não pode desanimar por esse motivo. Com o planejamento você pode estabelecer metas a serem atingidas ao cumprimento de cada etapa, assim você ajuda a reforçar esse comportamento até fazer parte da sua rotina.

Tenha objetivos e metas

Se você foi sedentário a vida inteira, começar e manter uma rotina de atividades físicas não será simples. Além do planejamento e das metas é interessante ter objetivos a serem conquistados. Isso é um ponto motivador para você continuar a fazer os exercícios. No entanto, só defina metas que possam ser alcançadas, se deseja emagrecer não adianta colocar uma meta irreal, por exemplo, de perder 10 quilos em um més, pois se não atingir o objetivo ficará desestimulado.

Ter objetivos ao iniciar uma atividade física é sempre um ponto motivador, mas desde que as metas sejam realistas. O mais indicado é definir metas e objetivos mais à curto prazo, tipo correr um quilômetro em um mês e mais a frente definir as de longo prazo, para daqui a um ano.

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