1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

6 Exercícios para fortalecer o joelho

0

 

O joelho é uma parte do nosso corpo extremamente importante, sendo fundamental para que possamos andar, correr, sentar e até mesmo ficar em pé. Todos devem ter cuidados com seus joelhos, além de trabalhar para fortalece-los, pois isso irá evitar lesões. A perda de força nos joelhos pode causar sérios problemas, impossibilitando o indivíduo até mesmo de andar sozinho.

Essa perda de força pode ser causada por vários motivos, como uma infecção, entorses, tensões ou até mesmo pela artrite. Manter o joelho fortalecido é essencial também para quem pratica atividades físicas, de qualquer tipo.

A corrida, por exemplo, exige muito do joelho e por isso hoje você aprenderá 6 exercícios para fortalecer o joelho. Confira tudo e coloque em prática para ter um músculo mais forte e resiste independentemente da sua idade!

6 Exercícios para fortalecer o joelho

1 – Agachamento

O agachamento é um exercício muito conhecido, mas sempre é indicado para quem deseja tonificar o bumbum ou até mesmo as coxas. Poucos sabem que ele também pode ser usado para fortalecer o joelho. Você deve contrair o abdômen durante toda a série, manter sua cabeça erguida, assim como as costas retas.

Exercícios para fortalecer o joelho
Exercícios para fortalecer o joelho. Imagem:divulgação

Abra as pernas com os pés, deixando em uma distância igual a dos seus ombros. Os braços e mãos devem ser esticados para frente, se precisar você pode usar algo de apoio. Quando estiver na posição, desça bem devagar até que os joelhos sejam dobrados em um ângulo de 90º. Você também deve inspirar o ar ao se agachar. Repita esse procedimento várias vezes por dia.

2 – Avanço

O avanço também é um exercício muito conhecido e realizado nas academias, mas ele também pode ser feito em casa, você só precisa ter alguns pesos. Você deve ficar de pé, além de afastar os membros da parte inferior do seu corpo, como as pernas e pés. Coloque um haltere em cada uma das mãos.

Inspire o ar e dê um passo para a frente, mantendo o seu tronco sempre reto. Leve uma das pernas para frente e dobre-a para formar um ângulo de 90º. Estenda a outra perna para trás, de modo que a ponta dos pés encoste no chão. Volte para a posição inicial e repita a série, sempre fazendo a troca de pernas. O passo pode ficar cada vez maior, conforme você for pegando o jeito do exercício.

3 – Elevação de Pernas

Nesse exercício você deverá usar um par de tornozeleiras. Deite-se com suas costas no chão e deixe os braços estendidos ao lado do corpo. Flexione uma de suas pernas, apoiando o pé correspondente no chão. Estenda a outra perna para cima, de modo que o pé fique apontado para o teto.

Exercícios para fortalecer o joelho
Exercícios para fortalecer o joelho. Imagem:divulgação

A elevação é realizada com a perna que está estendida, pois você a levará do chão até o teto com o peso. Assim que a perna retornar ao chão, troque a posição das pernas e realize o mesmo movimento com a perna flexionada. Esse exercício também pode ser realizado várias vezes, cerca de 2 séries com cada perna.

4 – Stiff

O stiff não é tão realizado assim, mas pode ser muito útil para fortalecer o joelho. Você deve ficar em pé, mantendo sua coluna ereta. Estenda os braços ao longo do corpo, mantenha o abdômen contraído e os pés paralelos.

Use uma das pernas para fornecer equilíbrio para o seu corpo, enquanto a outra é estendida para trás, de modo que as pontas dos pés fiquem para o lado de fora. Flexione o tronco, assim como os quadris para frente, direcionando os braços para baixo, de modo que as pontas dos dedos alcancem o chão. Retorne à posição inicial, troque as pernas e repita o exercício.

5 – Adução de quadril

Usando um colchonete, deite-se de lado e apoie-se com o cotovelo direito no chão. Mantenha uma das pernas flexionadas com o pé no chão e mantenha a outra perna estendida.

Exercícios para fortalecer o joelho
Exercícios para fortalecer o joelho. Imagem:divulgação

Eleve a perna que ficou estendida, de modo que o pé aponte para a frente. Desça, mas sem que a perna toque no chão. Inverta a posição das pernas e repita o exercício. Faça quantas vezes desejar, intercalando vários exercícios.

6 – Flexão de Pernas em Pé

Esse é mais um exercício que você pode fazer no conforto de sua casa, sem precisar de uma academia. Você só precisará de um par de tornozeleiras e um cabo de vassoura. Segure o cabo com suas mãos bem firmes, depois dobre um dos joelhos para trás, até que o calcanhar atinja a região do bumbum. Volte a perna para a posição normal e faça o exercício com a outra perna.

Você pode criar a quantidade de séries e movimentos observando quanto que seu corpo aguenta e assim ir aumentando a intensidade aos poucos, mas nunca excedendo o limite do seu corpo e dos seus músculos. Busque ajuda profissional se for necessário.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA