A Spirulina é conhecida como uma alga verde-azulada, cianobactéria. Essa é uma bactéria fotossintetizante, que se desenvolve em lagos e rios de pH elevado, que é muito nutritiva (podendo ser consumida pelos livremente por humanos ou animais).
A Spirulina é conhecida faz tempo, usada pelos Astecas, que já consumiam como alimento e, com a NASA indicando o seu cultivo e consumo para os astronautas em missões espaciais que estão em longa duração, a Spirulina voltou a se popularizar.

Variedades comercializadas da Spirulina
As variedades da Spirulina mais vendidas de Spirulina são as Arthrospira platensis, que está na listagem de mais amplamente distribuída, sendo nativa na África, Ásia e América do Sul, e a Arthrospira maxima, na América Central.
7 Benefícios da Spirulina – Para Que Serve, O que é e Dicas
Confira como funciona a Spirulina em seu organismo, os seus benefícios e a forma de consumir:
1 – A Spirulina ajuda a emagrecer
Um dos principais benefícios da Spirulina é a ajuda essencial para muitos no processo de emagrecimento. Quando nosso organismo está deficiente em nutrientes é normal sentirmos mais fome e mais normal ainda consumir alimentos errados nesse processo.
Por isso, quando consumir a Spirulina vai ter um aumento de ingestão de nutrientes e com isso consegue evitar essa necessidade de compensação do corpo de consumir em excesso. A Spirulina também é excelente para quem quer ganhar massa muscular, pois ela tem um excesso proteínas, aonde a digestão do produto é mais lenta o que faz você se sentir mais saciado, diminuindo o apetite.

2 – Spirulina ajuda na musculatura
O grande teor de proteínas desse alimento é essencial para o organismo de muitos. Isso porque a Spirulina tem muito e ajuda na regeneração muscular.
Além disso, esse alimento possui uma cianobactéria que senta compostos com atividade antioxidante, o que parece ter uma fadiga muscular. Excelente para dias de treinos
3 – Aumento da resistência
Segundo informações de dois estudos, a Spirulina auxilia no aumento da resistência, ajudando a manter a imunidade alta, evitando doenças
4 – A Spirulina auxilia no combate o câncer
A Spirulina trata-se de uma excelente fonte de antioxidantes e por causa disso o seu consumo oferece uma proteção que combate danos oxidativos, que pode acometer a pessoa com uma inflamação crônica, sendo assim, ela ajuda na geração de câncer ou outros tipos de doenças.
A ficocianina trata-se do composto responsável pela cor verde-azulada da bactéria, sendo que o seu principal ativo é a molécula que apresenta a atividade antioxidante e deixa de lado a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório.
Por causa dessas ações benéficas do organismo a Spirulina ajuda a combater o câncer.

Um estudo realizado na Índia, um estudo avaliou os efeitos da Spirulina em 87 pessoas com lesões pré-cancerosas no lábio. Desse montante, 45% dos participantes do grupo da Spirulina, que fizeram o consumo de 1 g/dia da mesma durante o período de 12 meses, apresentaram uma regressão completa dessas lesões.
5 – Spirulina ajuda a combater doenças cardiovasculares
A ingestão de Spirulina ajuda a diminuir alguns fatores de risco associadas a aterosclerose, como por exemplo, o excesso de colesterol e a pressão alta. Esses males contribui para a doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.
De acordo com uma pesquisa publicada no “The Journal of Nutritional Science and Vitaminology”, coelhos foram tratados a base de uma dieta rica em colesterol, que possui 0,5% do produto por 4 semanas.
Logo depois, os animais consumiram essa dieta rica em colesterol acompanhada ou de 1% ou de 5% de Spirulina, por um período adicional de 8 semanas. Depois de 8 semanas, os níveis de colesterol ruim (LDL) diminuem em 26% nos coelhos que consumiram a dieta com 1% de Spirulina e em 41% naqueles da dieta com 5% da cianobactéria. Ainda foi observada uma diminuição dos níveis de colesterol total e triglicérides.
6 – Spirulina ajuda a controlar a glicemia
Mais pesquisas em animais, a Spirulina pode diminuir de maneira bem considerável do nível de açúcar no sangue. A Spirulina em muitas situações teve melhor resultado na baixa de açúcar no organismo que drogas usadas para o controle da diabetes.

7 – Spirulina auxilia no combate da anemia
A diminuição da hemoglobina ou de hemácias acaba provocando a anemia, que trata-se de uma doença que foi caracterizada por sintomas de fraqueza para fazer coisas simples do dia a dia.
Uma pesquisa feita usando um grupo de idosos que possuem histórico de anemia apontou que a suplementação de Spirulina, ajuda a melhorar a função imunológica, aumentou a quantidade de hemoglobina.