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7 Dicas de Dieta Para Ganhar Massa Muscular

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A busca por um corpo turbinado e definido é incessante tanto por parte dos homens quanto das mulheres. Acabar com as gorduras localizadas, chapar a barriga e vários outros aspectos são desejados por milhares de pessoas. Acontece que eliminar peso é algo muito pessoal e depende de cada metabolismo, por isso o que funciona para fulano pode não funcionar para ciclano.

Para conseguir emagrecer de forma eficaz, saudável e conquistar massa muscular é preciso conhecer o seu corpo e saber o que funciona com ele.

Para descobrir isso você pode usufruir de várias dietas para ganhar massa muscular saudáveis, ingerir inúmeros alimentos e também sucos, e ir avaliando com qual dos métodos você conseguiu eliminar mais peso e teve mais disposição para suas atividades físicas.

Para lhe ajudar em todo o procedimento nós falaremos sobre dietas e cardápios prontos para quem deseja ganhar massa muscular, além de vários alimentos que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura.

Dieta para ganhar massa muscular

Na internet você encontra várias dietas prontas para quem quer ganhar massa muscular, mas o que são dietas prontas?

São aquelas onde você já encontra um cardápio semanal com várias opções de pratos que podem ser consumidos em todas as refeições.

Assim você pode definir as opções da primeira semana, da segunda, terceira e por aí em diante.

É necessário destacar, no entanto, que você não é obrigado a seguir essas dietas prontas: os cardápios estão aí para servir de base para você saber o que pode ou não ser consumido para chegar ao seu objetivo mais rapidamente.

Dieta para ganhar massa muscular homem

O homem possui um metabolismo naturalmente mais rápido do que a mulher, o que faz com que ele tenha mais facilidade para perder peso. A seguir nós mostraremos um cardápio indicado para todos os homens que desejam ganhar massa muscular:

– Café da Manhã: 1 banana amassada com 3 colheres de sobremesa de aveia, 1 fatia de pão com 2 fatias de mussarela light e 2 fatias de peito de peru, para finalizar 1 xícara de café com leite;

– Lanche da Manhã: 1 banana, 3 ameixas secas ou 1 iogurte light sabor frutas (escolha apenas uma opção);

Dieta para ganhar massa muscular homem
Dieta para ganhar massa muscular homem. Imagem:divulgação

– Almoço: salada de folhas à vontade com ½ pepino e 2 colheres de sopa de beterraba, 1 prato sobremesa de brócolis e couve-flor cozida e temperada com sal, 4 colheres de sopa de purê de batata e 1 e ½ filé mignon grelhado;

– Lanche da Tarde: 1 copo de leite desnatado batido com banana;

– Jantar: 1 prato sobremesa de salada de abobrinha ao vinagrete e 3 colheres de sopa de macarrão integral com atum e brócolis.

Dieta para ganhar massa muscular feminina

Como o metabolismo feminino é mais lento, é preciso inserir na dieta alimentos que potencializam o metabolismo e o tornam mais rápido. A seguir, veja uma dica de cardápio para mulheres que desejam ganhar massa muscular:

– Café da Manhã: 1 copo de leite integral orgânico com 2 colheres de sopa de aveia sem glúten;

– Lanche da Manhã: 1 copo de suco de 2 laranjas com 1 pedaço de coco e 1 colher de sopa de chia;

Dieta para ganhar massa muscular mulher
Dieta para ganhar massa muscular mulher. Imagem:divulgação

– Almoço: 1 prato de salada de cenoura, tomate, pepino, rúcula e gergelim temperada com uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, ½ concha de feijão preto, 4 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de frango frito ou grelhado e ½ abacate;

– Lanche da Tarde: 1 xícara de amoras ou mirtilos batidos com 1 copo de leite integral orgânico;

– Jantar: 1 xícara de arroz integral com 1 xícara de brócolis, 1 ovo pochê e 100 gramas de peito de frango frito ou grelhado.

Dieta para ganhar massa magra e perder gordura

Ganhar massa magra e eliminar as gorduras é o sonho de milhares de pessoas. Não há uma fórmula para isso, apenas dicas e hábitos que podem ser seguidos para alcançar o seu objetivo. A melhor forma de ganhar massa magra e ao mesmo tempo perder gordura é aliar o treino muscular ao aeróbico.

Dieta para ganhar massa magra e perder gordura
Dieta para ganhar massa magra e perder gordura. Imagem:divulgação

Você pode usar a esteira e a bicicleta e também treinar com os demais equipamentos. A dica é que você faça as atividades aeróbicas todos os dias, mas intercale as atividades musculares para não sobrecarregar seus músculos. Por exemplo, em um dia faça pernas e no outro faça braços, mas em ambos os dias faça aeróbico.

Dieta para ganhar massa muscular e perder barriga

Muitas pessoas conseguem emagrecer mas ainda mantém uma certa elevação na região da barriga, tendo mais dificuldade para perder gordura localizada. Esse problema pode ser resolvido se você aliar os seus exercícios musculares à prática de abdominais (existem vários tipos que contribuem para eliminar gordura localizada), além também do pilates que pode ajudar nesse procedimento.

Dieta para ganhar massa muscular e perder barriga
Dieta para ganhar massa muscular e perder barriga. Imagem:divulgação

A dica é investir em chá verde, até 4 xícaras por dia. Evite as frituras, bebidas alcoólicas, doces e também o cigarro.

Dieta para ganhar massa muscular rápido

Caso você deseje ganhar massa muscular em pouco tempo e de forma rápida, saiba que isso também é possível. Para perder massa muscular rápido você deve estar ciente de que não pode estar acima do peso, pois a prática de musculação nesses casos pode forçar ainda mais suas articulações.

Portanto se você está acima do peso deve primeiro focar na parte aeróbico para conseguir perder peso, e em seguida, investir na dieta e nas atividades para ganhar massa muscular.

Dieta para ganhar massa muscular rápido
Dieta para ganhar massa muscular rápido. Imagem:divulgação

Para ganhar massa muscular de forma rápida é preciso seguir os cardápios (citados aqui ou indicado por sua nutricionista) e comer nos mesmos horários todos os dias. É indicado fazer até 6 refeições por dia, todas elas contendo pequenas porções. Sem falar que é fundamental praticar atividades físicas todos os dias e aliar a tudo isso um suplemento rico em proteínas que irá acelerar o ganho de massa muscular.

Lista de alimentos para ganhar massa muscular

Há uma série de alimentos que são eficazes no ganho de massa muscular e você nem sabe. A grande maioria deles são ricos em proteínas e alguns devem ser consumidos com moderação, como é o caso dos ovos. A seguir, veja a lista de alimentos para ganhar massa muscular:

– Óleo de Peixe;

– Salmão;

– Frutas vermelhas;

– Iogurte;

– Linhaça;

– Azeite de oliva;

– Castanhas mistas;

– Carne vermelha;

– Brócolis;

– Espinafre;

– Peru;

– Quinoa;

– Aveia;

– Tomates.

Dieta para ganhar peso

Enquanto algumas pessoas buscam por dietas para emagrecer, há algumas que possuem dificuldade para engordar e chegar em seu peso ideal, e buscam por dietas que lhe ajudem a ganhar peso. Para conseguir ganhar peso é fundamental que você ingira mais calorias do que gasta.

Dieta para ganhar peso
Dieta para ganhar peso. Imagem:divulgação

Invista em alimentos ricos em carboidratos do bem, fibras e proteínas. Coma de 3 em 3 horas, pequenas porções. Coma diversos nutrientes em um mesmo prato e faça refeições saudáveis que sejam ricas em suas propriedades.

7 dicas para ganhar massa muscular

Treine corretamente: o que isso quer dizer? Não queira fazer mais séries do que o seu corpo aguenta, isso acabará sobrecarregando-o e você não conseguirá treinar no dia seguinte, estará morrendo de dor.

Principalmente no começo é fundamental que você treine aos poucos, ao longo das semanas incluindo mais séries e equipamentos e registrando tudo o que seu corpo sente e transmite;

Coma antes e depois do treino: é muito importante fazer uma refeição antes e outra depois do seu treino. Antes do treino dê ênfase a alimentos ricos em proteínas e carboidratos do bem ou até mesmo a um suplemento; não se esqueça de beber bastante água durante o treino. Depois você também deve ingerir alimentos ricos em proteína;

Aposte em um suplemento: o mercado brasileiro está recheado de opções de suplementos ricos em proteínas e carboidratos que são especificamente indicados para quem deseja ganhar massa muscular de forma rápida e eficaz. Um dos mais famosos é o Whey Protein;

Evite bebidas alcoólicas: você não está proibido de tomar, mas deve moderar o uso e evitar sempre que possível. O álcool desregula o intestino, além de causar outros prejuízos para quem está em dieta e tentando ganhar massa muscular

Converse com pessoas que chegaram lá: mantenha contato com pessoas que conseguiram emagrecer e chegar em seu objetivo, conheça suas histórias e se motive. É sempre bom ter o apoio de pessoas que já passaram pelo que você está passando, melhor ainda quando você sabe que elas conseguiram chegar aonde queriam. Isso pode te ajudar a não desistir nos momentos mais difíceis;

Consulte-se com um nutricionista: é fundamental que você vá regularmente ao nutricionista para que ele veja como está sua alimentação, se está faltando algum nutriente em seu organismo e demais detalhes. Assim você estará garantindo também a sua saúde;

– Não crie metas impossíveis: é comum que coloquemos metas absurdas logo no início do procedimento e quando não a atingimos, ficamos totalmente frustrados. Para evitar esse tipo de problema você deve ser realista, somente assim valorizará cada avanço.

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