1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

7 Maneiras de melhorar o aproveitamento da sua corrida

0

 

Correr é uma das atividades físicas mais recomendadas para todas as pessoas, pois oferece baixo impacto além de um grande número de benefícios e pode ser feito em qualquer lugar. A corrida possui a capacidade de te ajudar a perder peso, além de contribuir para o bom humor e bem estar, e evitar uma série de doenças e problemas.

Ela permite que pessoas de todas as idades adquiram um condicionamento físico melhor, tonifica diversos músculos do corpo e ajuda todos a levarem uma vida mais saudável, com menos sedentarismo e longe de riscos. Corredores iniciantes ou que não possuem muita experiência no assunto sempre buscam por maneiras de melhorar o aproveitamento da corrida, ou seja, conseguir ter um melhor desempenho e assim mais resultados.

7 maneiras e dicas de melhorar o aproveitamento da sua corrida

1 – Aquecimento antes do treino

Principalmente se você está começando agora, saiba que o aquecimento é essencial antes de qualquer atividade física e, por mais que a corrida possua baixo impacto, o aquecimento ajudará principalmente a evitar lesões.

melhorar o aproveitamento da sua corrida
melhorar o aproveitamento da sua corrida. Imagem:divulgação

Ao aquecer você ainda estará preparando os seus músculos para a atividade física e, quando iniciar a corrida, poderá usufruir de maior flexibilidade. O aquecimento deve envolver alguns exercícios leves, que preferencialmente foram indicados por um supervisor.

2 – Alongamento após o treino

Sim, até mesmo depois do treino você deve alongar, optando por séries um pouco mais longas, fazendo cada movimento por até 30 segundos, mas sem exagerar para evitar lesões. O alongamento após o treino irá alongar a musculatura e possibilita um melhor rendimento na corrida ao todo.

3 – Regra dos 10%

Os iniciantes geralmente possuem a tendência de se desafiarem, colocando metas e objetivos maiores do que realmente podem cumprir. Além de ser desgastante, você irá prejudicar o seu corpo, podendo causar lesões e provocar cansaço extremo. Nada disso é bom. Por isso você deve seguir a regra dos 10% que consiste em não aumentar mais do que 10% a sua quilometragem semanal, nem a distância percorrida.

O seu corpo irá se acostumar a carga de trabalho que deverá cumprir e ao aumentar aos poucos, você não irá sobrecarregar seus músculos nem a si mesmo. Mais uma vez, é importante ter acompanhamento de um profissional para lhe oferecer mais auxílio nessa área.

4 – Faça um exercício complementar

Algumas atividades físicas podem servir de complemento para sua corrida, pois irão oferecer mais energia, tonificar os músculos e deixá-los resistentes para uma corrida maior e mais intensa. Você pode apostar em exercícios aeróbicos, pois com certeza irão melhorar sua resistência.

melhorar o aproveitamento da sua corrida
melhorar o aproveitamento da sua corrida. Imagem:divulgação

Além disso, se optar pela musculação, ela pode ajudar a evitar lesões e dores indesejadas, além de permitir que você realize uma corrida mais demorada sem ficar sem fôlego. Veja o que é melhor para o seu condicionamento físico de acordo com as recomendações de um profissional.

5 – Descanse e não exagere

Mantenha um ritmo sempre dentro do que o seu corpo aguenta, evitando exageros. Adotar um ritmo muito além do seu limite só irá lhe prejudicar e exigir que você fique ainda mais tempo descansando. Por isso adote um ritmo adequado, além de sempre descansar após os treinos.

Reserve alguns minutos após o alongamento para se hidratar, bebendo bastante água. Acalme seus batimentos cardíacos e somente depois disso se alimente, afinal essa também é uma tarefa importante para você que deseja emagrecer, manter o corpo em forma e ter bastante energia na hora de realizar suas atividades.

6 – Faça uma suplementação

A suplementação pode ajudar você a ter mais energia e consequentemente mais resistência para sua corrida, além de beneficiar outros aspectos como a tonificação muscular e o ganho de massa magra. Uma opção são as bebidas energéticas que entregam mais carboidratos para o seu organismo.

melhorar o aproveitamento da sua corrida
melhorar o aproveitamento da sua corrida. Imagem:divulgação

Além disso você pode apostar em um suplemento rico em carboidratos complexos para ser consumido antes do treino, pois assim você terá mais energia ao longo da corrida. Cada suplemento possui nutrientes e características diferentes, por isso você deve ver o que melhor se adequa a sua necessidade. Se necessário, converse com um profissional.

7 – Se alimente antes e depois do treino

A alimentação é essencial para você se manter saudável. Se alimentando antes da corrida com carboidratos complexos, você terá mais energia. Após a corrida, é ideal investir em bastantes proteínas combinadas com um pouco de carboidrato, pois assim você estará promovendo uma melhor recuperação para seus músculos.

Converse com um nutricionista, pois ele saberá exatamente o que você deve comer para conseguir ter um melhor aproveitamento de sua corrida. Todas as dicas podem ser seguidas sem medo, mas você se sairá ainda melhor se consultar um profissional e efetuar um check-up antes de começar a correr, se cerificando de que seu corpo está apto para essa atividade.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA