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Açúcar Demerara: Consumo, informação nutricional, benefícios e se faz engordar!

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O açúcar demerara fica, caracteristicamente falando, entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Em termos nutricionais ele é muito parecido com os valores nutricionais do açúcar mascavo, que, por não ser refinado, conserva tanto os minerais quanto as vitaminas da cana-de-açúcar.

O grão do açúcar demerara é marrom claro e, sem dúvida, é o mais recomendado, já que ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo que deixa um gosto de cana-de-açúcar e é tão saudável quanto esse.

Açúcar Demerara
Açúcar Demerara

Açúcar demerara por ser rapidamente absorvido pelo corpo, ele tem o poder de atuar como um tranquilizante ao transformar-se em serotonina no cérebro, hormônio responsável por dar a sensação de prazer e bem-estar, justificando assim o nosso vício por doces.

No entanto, o açúcar refinado também muito perigoso, já que o seu consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, câncer, problemas cardiovasculares e, ainda, a obesidade, sendo este o motivo que leva várias pessoas a tentarem eliminá-lo da sua dieta para emagrecer.

Benefícios do açúcar demerara

Os benefícios do açúcar demerara são observados a partir dos nutrientes que nele estão presente, enquanto o açúcar refinado não possui nada ou quase nada em termos nutricionais.

O açúcar demerara  se for utilizado em quantidades adequadas, dentro do limite diário de ingestão recomendado, no lugar do açúcar branco e não como uma fonte extra de açúcar, é possível obter benefícios a partir do açúcar demerara.

Um dos fatores para isso é que ele tem um valor nutricional parecido com o açúcar bruto, diferente dos açúcares que passam pro processos de refinamento mais profundos, sendo fonte de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo.

açúcar demerara
açúcar demerara

Existem cerca de 85 mg de cálcio, 42 mg de ferro, 346 mg de potássio, 0,01 mg de vitamina B1, 0,01 mg de vitamina B2, 0,03 mg de vitamina B3, 0,3 mg de cobre, 29 mg de magnésio e 22 mg de fósforo em uma porção de 100 g de açúcar demerara.

O açúcar demerara engorda?

O açúcar demerara engorda como vários outros tipos de açúcar, principalmente por conter uma quantidade relativamente alta de calorias. Ele não engorda como o açúcar branco, mas ele pode sim aumentar o peso.

O ideal para sua saúde é que ele seja consumido em uma quantidade que não ultrapasse os 10% da quantidade de calorias que você ingere diariamente na sua dieta.

Mais do que isso começa a se tornar um exagero e o açúcar em excesso para ser armazenado e passa a ser convertido em ácidos graxos que vão para a corrente sanguínea sendo posteriormente distribuídos em todo o organismo se acumulando em forma de gordura.

Mesmo sendo uma opção mais saudável, o excesso pode não só aumentar a gordura corporal como dar origem a doenças mais graves.

Tabela nutricional do açúcar demerara

(Benefícios nutricionais em uma porção de 100 g)

Vitamina B1: 0,01mg

Vitamina B2: 0,01mg

Vitamina B6: 0,03mg

Cálcio: 85mg

Magnésio: 29mg

Cobre: 0,3mg

Fósforo: 22mg

Potássio: 346mg

Calorias: 376 cal

Carboidratos: 97,33g

Contraindicações do açúcar demerara

Apesar de ser mais natural, o açúcar demerara não deve ser consumido por crianças abaixo de dois anos, diabéticos, gestantes e lactantes.

Além disso, pessoas com inflamações crônicas também devem evitar ao máximo o consumo não só do açúcar demerara como de qualquer outro tipo, já que o excesso do produto pode ocasionar o aumento de inflamações no organismo.

Pessoas com problemas dentários também devem evitar seu consumo, já que ele pode aumentar as cáries ou mesmo originar uma.

açúcar demerara
açúcar demerara

Pessoas com colesterol alto e problemas de visão também devem evitar o consumo excessivo, já que grandes quantidades de açúcar podem afetar a visão, originando problemas como a miopia. Hipertensos devem evitar seu consumo também, assim como quem possui problemas no estômago, como a gastrite.

Recomendamos que procure um profissional de nutrição para ter resultados benéficos e de forma mais saudável.

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