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Alongamento melhora a aproveitamento do exercício?

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O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos, além de favorecer a realização de exercícios físicos caso você vá praticá-los. O alongamento ajuda a diminuir dores, além de ser fundamental para evitar lesões. Por isso, é muito indicado que o indivíduo faça um alongamento antes de praticar atividades físicas.

Hoje você irá conferir todos os benefícios de fazer alongamento, inclusive descobrir se ele melhora o aproveitamento do exercício ou não. Continue lendo para saber mais!

Benefícios de quem faz alongamento

O alongamento é ideal para evitar lesões, por isso ele é indicado para quem faz alguma atividade física e também para praticantes de musculação. Ele ajuda a melhorar a postura e também melhora a nossa flexibilidade. Para completar, ajuda a alongar até 4% de nossas fibras. O alongamento melhora a qualidade de vida, melhora a circulação sanguínea, melhora a coordenação motora, corrige a postura, diminui a dor muscular após os exercícios e também alivia tensões musculares.

 alongamento
alongamento. Imagem:divulgação

O alongamento pode ser feito por pessoas de todas as idades, mas dependendo disso, há formas e intensidades diferentes que podem ser abordadas, por isso é fundamental ter acompanhamento médico e de um profissional com conhecimento nessa área.

Dicas e cuidados para praticar o alongamento

O exercício de alongamento deve ser feito devagar sempre, pois você deve evitar sentir qualquer tipo de dor. Cada músculo deve ser esticado por até 20 segundos, não mais do que isso pois o corpo passará a se contrair. Se, no momento do alongamento, você sentir as fisgadas, deve tomar cuidado para não romper o tendão.

Pessoas que têm o ombro inclinado para frente devem alongar a musculatura do peitoral. É fundamental fazer o alongamento a partir dos 40 anos, pois é quando ocorre várias rupturas. O alongamento adequado poderá ajudar você a aproveitar melhor os exercícios, pois seus músculos já estarão com uma boa flexibilidade e por isso você conseguirá realizar as atividades sem muitos problemas.

Alongamento no frio

O risco de romper ligamentos e fraturar ossos é ainda maior no inverno, por isso é ainda mais importante realizar alongamentos antes dos exercícios nas baixas temperaturas. Durante o inverno há menos sangue circulação por nossas veias, por isso é fundamental se alongar, além de que há um consumo maior de energia para que o corpo consiga manter sua temperatura.

O alongamento deve ser iniciado após 15 minutos de aquecimento. É ideal que você se agasalhe bastante, por mais que soe com a atividade física. Fazer o alongamento no inverno é ainda mais importante para evitar lesões, mas você também deve se manter hidratado e levar uma garrafinha de água consigo. O alongamento contribui para a distensão em níveis seguros das fibras musculares, portanto você não deve se alongar sem antes se aquecer.

Há desvantagens em fazer alongamento?

Sim, mas as desvantagens ocorrem somente em casos de falta de atenção do indivíduo ou por falta de informação. Por exemplo, no momento do alongamento, você corre riscos de sofrer lesões, principalmente se não fizer um aquecimento adequado antes.

As lesões também podem ser causadas se você se esticar demais e por muito tempo, por isso siga as dicas dadas anteriormente. Outro fator importante é não alongar uma área que está lesionada por conta própria, somente com a ajuda de um instrutor.

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alongamento. Imagem:divulgação

Além disso, o alongamento pode ser facilmente confundido com o aquecimento, no entanto isso deve ser evitado.

É fundamental fazer um aquecimento, seguido de um alongamento e somente depois, a atividade física. Se você não sabe diferenciar um aquecimento de um alongamento, procure bastante informações sobre isso antes de iniciar ou peça ajuda de um profissional.

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