1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes?

0

Controlar o diabetes é fundamental para quem deseja levar uma vida saudável, evitar as complicações da doença e conseguir se divertir. O diabetes é uma doença comum e atinge milhares de pessoas, a falta de seu tratamento pode ocasionar problemas ainda maiores e comprometer a qualidade de vida do paciente, por isso é essencial saber identificar os sintomas e iniciar o tratamento rapidamente.

Além do tratamento, há práticas e hábitos que podem ser adotados para ajudar no controle do diabetes, como as atividades físicas. A seguir, descubra o tratamento ideal para diabetes, assim como a relação dos exercícios com o controle da doença.

Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes
Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes? (Imagem: Divulgação)

Conheça os Sintomas do Diabetes

Os sintomas do diabetes podem mudar de acordo com o tipo da doença, mas há alguns que são comuns em todos os tipos, como aumento do volume urinário, maior apetite, assim como uma sede maior. Pessoas com diabetes tipo 1 também lidam com os seguintes sintomas: fadiga, fraqueza, nervosismo, náuseas e vômitos, vontade de urinar, perda de peso, alterações no humor e sede constante.

Já pessoas com diabetes tipo 2 geralmente lidam com os seguintes sintomas: infecções frequentes, dificuldade para cicatrizar feridas, visão embaçada e formigamento nos pés. É claro que, além disso tudo, há o fato dos níveis de açúcar no sangue ficarem descontrolados, causando picos de insulina que causam mal-estar.

Qual é o Tratamento para Diabetes?

O diabetes não possui cura ainda, portanto os diagnosticados com a doença devem iniciar um tratamento que persiste por toda a vida, cujo intuito é manter os níveis de glicemia controlados, evitando assim os picos de insulina e consequentemente os sintomas. Além disso, ao controlar a doença, você estará evitando as complicações.

Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes
Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes? (Imagem: Divulgação)

O médico pode recomendar medicamentos que irão ajudar no controle do diabetes, assim como também é indicado ter um maior controle de dieta para evitar consumir açúcar simples e ingerindo mais carboidratos do bem. O tratamento também inclui exercícios físicos, assim como tomar insulina. A ingestão diária de insulina é fundamental para aqueles com diabetes tipo 1, mas nem sempre é indicada para diabetes tipo 2.

Complicações do Diabetes

O diabetes possui algumas complicações realmente sérias que podem surgir caso a doença não seja tratada ou o paciente não siga todas as recomendações médicas. Uma das complicações é a arteriosclerose, uma condição que aumenta o risco de AVC e de infarto. Há ainda a possibilidade de acontecer infarto do miocárdio e AVC, caso os vasos sanguíneos fiquem obstruídos.

Pessoas diabéticas que não seguem o tratamento também possuem mais chances de desenvolver infecções, hipertensão, diabetes aguda, diabetes crônica, neuropatia diabética, retinopatia diabética e nefropatia diabética.

Praticar Exercícios é Fundamental para o Tratamento de Diabetes

A prática de atividades físicas é extremamente recomendada pelos médicos aos pacientes com diabetes. Os exercícios ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados e ainda evitar que o paciente ganhe peso. É indicado que o diabético realize atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana e no máximo 5 vezes.

Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes
Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes? (Imagem: Divulgação)

No entanto, pacientes com diabetes tipo 1 devem tomar alguns cuidados e caso a glicemia esteja muito baixa, não devem realizar nenhum tipo de atividade física.

Porque a Atividade Física é tão Importante?

Praticar atividades físicas é algo extremamente benéfico para todos os humanos e ainda mais para as pessoas com diabetes. Há uma grande preocupação com os diabéticos, de que eles levem uma vida sedentária, o que piora o seu quadro de saúde, pode contribuir para o ganho de peso e aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, pessoas com diabetes possuem riscos maiores de desenvolver doenças relacionadas com o cérebro e a melhor forma de diminuir isso é praticando atividades físicas. Praticar exercícios regularmente causa aumento da ação de insulina, o que resulta em uma diminuição da glicose que circula pelo sangue, causando melhor controle do diabetes.

Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes
Atividade Física Ajuda no Controle do Diabetes? (Imagem: Divulgação)

Atividade Física e o Diabetes

Para completar, a atividade física ainda é conhecida por diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o que contribui diretamente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Se exercitando você também tem mais chances de perder peso ou de apenas manter a sua forma, evitando que a vida com diabetes seja pior.

Manter o peso e os níveis de colesterol bons, assim como passar longe de doenças, são fatores essenciais para pessoas diabéticas que desejam levar uma vida normal.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA