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Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas

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Os alimentos ricos em proteínas são essenciais para o nosso corpo, pois a proteína é responsável principalmente pela criação, manutenção e recuperação dos nossos músculos, além de possuir variadas outras funções.

Existem centenas de alimentos ricos em proteínas e você poderá conhece-los a seguir, juntamente com seus benefícios para a saúde.

Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas
Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas. (Imagem: Divulgação)

Alimentos Ricos em Proteínas

A proteína pode estimular o nosso emagrecimento e ainda contribuir para que o organismo funcione de forma melhor. Ela também atua na contração dos músculos e mantém nosso sistema de defesa muito mais forte. Grande parte dos alimentos que consumimos são ricos em proteínas, por isso não é nada difícil seguir uma rotina de alimentação com esse nutriente.

Alguns dos principais alimentos ricos em proteínas são os seguintes: peito de frango e de peru, sardinha, patinho, salmão, camarão, aveia, soja, ervilha, amêndoas, grão de bico, lentilhas, amendoim, brócolis, leite, queijo, iogurte, ovos, entre outros.

Alimentos Ricos em Carboidratos

Os carboidratos são outros nutrientes essenciais para a nossa saúde, mas são divididos entre carboidratos do bem e do mau. Os carboidratos do bem são aqueles com baixo índice glicêmico, ou seja, que não aumentam os níveis de glicose no sangue.

A sua alimentação deve ser composta principalmente de proteínas e carboidratos, sendo esses últimos também fonte de energia e fundamental para quem deseja praticar atividades físicas.

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Alguns dos principais alimentos ricos em carboidratos são: bolacha maisena, ervilha, batatas, macarrão, arroz, pães, bolacha de água e sal, grão de bico, lentilhas, soja, feijão, entre outros. É importante dar preferência para as versões integrais, pois são sempre as mais saudáveis.

Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas
Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas. (Imagem: Divulgação)

Vegetais Ricos em Proteínas

Existem vários vegetais que são ricos em proteínas e podem ser acrescentados na sua rotina de alimentação. Os vegetais podem ser pratos principais e acompanhamentos, mas é preciso ficar de olho na quantidade de calorias. As proteínas de origem vegetal são as seguintes: soja, quinoa, lentilha, tofu, feijão, ervilha, arroz cozido e trigo.

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Esses alimentos ricos em proteína vegetal são muito importantes para quem deseja seguir uma dieta vegetariana, pois eles fornecem aminoácidos necessários para que o corpo continue funcionando corretamente. Os alimentos ricos em proteína vegetal devem ser combinados para formar proteínas de boa qualidade, por isso sempre comemos o arroz com feijão.

Alimentos Ricos em Proteínas para Ganhar Massa Muscular

Os alimentos ricos em proteínas também são essenciais para quem deseja ganhar massa muscular, por isso devem ser consumidos antes e depois do treino. Dessa forma, a proteína contribui para a recuperação do músculo e para a formação de massa magra. Existem diversos alimentos que são recomendados para consumo pré e pós-treino de atletas.

Os alimentos mais indicados para quem quer ganhar massa muscular são os seguintes: frango sem pele de preferência grelhado, batata doce cozida, ovo, beterraba, arroz com feijão (o arroz deve ser integral e o feijão não deve ser uma quantia exagerada), iogurte natural, salmão, queijo cottage, banana e linhaça.

Alimentos Ricos em Proteínas com Baixa Caloria

Ao mesmo tempo que é importante consumir alimentos ricos em proteínas, também é preciso cuidar para que esses alimentos não possuam tantas calorias.

Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas
Benefícios dos Alimentos Ricos em Proteínas. (Imagem: Divulgação)

Felizmente, há alguns alimentos ricos nesse nutriente que também possuem baixas calorias. Alguns exemplos: peito de frango, peru, salmão e a clara de ovo.

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Frutas Ricas em Proteínas

As frutas devem fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, pois são ricas em nutrientes variados e contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Existem algumas frutas que também são ricas em proteínas, como as seguintes: damasco seco, uva passa, goiaba, ameixa seca, abacate, laranja, jaca, jabuticaba, framboesa, banana, pêssego, figo, melão, entre outras.

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