1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Causas, Sintomas e Tratamentos da Pressão Baixa

0

Pressão baixa, também conhecida como hipotensão, é uma condição médica que significa que sua pressão arterial é mais baixa do que deveria, não é uma doença em si, mas pode estar relacionada com alguma doença grave. Na grande maioria dos adultos saudáveis, a pressão baixa não costuma causar problemas ou até mesmo não costuma causar sintomas. Em alguns casos, ela pode até ser normal, como por exemplo, quem pratica muito exercício físico.

Com a queda da pressão de forma súbita ou causa sintomas como tontura e desmaios, pode ser um indicativo de algum problema de saúde.

Pressão baixa é uma condição médica que significa que sua pressão arterial é mais baixa do que deveria. (Imagem: Divulgação)
Pressão baixa é uma condição médica que significa que sua pressão arterial é mais baixa do que deveria. (Imagem: Divulgação)

Causa da Pressão Baixa

A pressão baixa pode ocorrer quando se é submetido a situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e a diminuição da quantidade de sangue no corpo. Situações como estar desidratado, em jejum prolongado, uso excessivo de medicações contra hipertensão, de diuréticos e de remédios para emagrecer, entre outros, podem ser responsáveis pela pressão baixa. Do mesmo modo, em dias de calor, tende-se a diminuir os níveis de pressão, pois as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não exerce muita força para circular.

A pressão baixa também pode acontecer quando uma pessoa se levanta repentinamente depois de muito tempo deitada, agachada ou sentada em decorrência de um déficit momentâneo na irrigação do cérebro por causa do retorno venoso mais lento e do subsequente débito cardíaco. Esses quadros acontecem com mais frequência em idosos tratados com drogas hipertensivas ou nos portadores de diabetes.

O limite que se pode aceitar da pressão alta é determinado pela capacidade de perfusão residual, ou seja, pelo fluxo sanguíneo e aporte de oxigênio oferecido aos tecidos para mantê-los funcionando. Abaixo desses níveis, a situação é considerada de choque circulatório, estabelecido ou iminente, uma urgência médica de extrema gravidade.

Tratamentos para a Pressão Baixa

Na maioria dos casos, a pressão baixa não é grave. Tonturas ocasionais ou vertigens, podem apenas ser algum problema relativamente pequeno, como uma desidratação leve.

Mesmo assim, é importante ir consultar um médico se você sentir quaisquer sinais ou sintomas de pressão baixa, porque às vezes pode ser sinal de algum problema mais grave. É de grande ajuda manter um registro de seus sintomas, quando eles ocorrem e qual a sua atividade no momento.

É importante ir consultar um médico se você sentir quaisquer sinais ou sintomas de pressão baixa. (Imagem: Divulgação)
É importante ir consultar um médico se você sentir quaisquer sinais ou sintomas de pressão baixa. (Imagem: Divulgação)

Você apenas recebera tratamento para pressão baixa, se ela estiver causando sintomas ou se a queda é repentina. O tratamento depende do tipo de pressão baixa e quais os sintomas ela apresenta. Mas, de forma geral, o médico pode recomendar os seguintes conselhos para ajudar a evitar a queda da pressão.

Nos casos de queda brusca da pressão, algumas medidas podem ajudar a controlar esse momento de crise: a pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; deve também ingerir bastante líquido, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Entretanto, se houver persistência dos sintomas por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência sem demora.

Convivendo com a Pressão Baixa

Há algumas práticas que podem ajudar a evitar os sintomas de pressão baixa. Confira:

Beba mais água

Limite o consumo de bebida alcoólica

Siga uma dieta saudável

Se o médico ou médica sugere o uso de mais sal, mas você não gosta de muito sal em sua comida, tente usar o molho de soja natural, ou a adição de misturas de sopa secas para molhos.

O limite que se pode aceitar da pressão alta é determinado pela capacidade de perfusão residual. (Imagem: Divulgação)
O limite que se pode aceitar da pressão alta é determinado pela capacidade de perfusão residual. (Imagem: Divulgação)

Levante-se Devagar e Respirando Profundamente

Se você começa a ter sintomas de pé e não pode se sentar, cruze as coxas em forma tesoura e esprema, ou coloque um pé na de uma cadeira e inclinar-se o mais à frente possível. Estas manobras ajudam o sangue a fluir

Faça Refeições Pequenas e com Poucos Carboidratos

O médico ou médica também pode recomendar o consumo de cafeína (como café ou chá), para aumentar temporariamente a pressão arterial.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA