1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cisto no ovário? Saiba como identificar

0

Pode até parecer que não, mas o Cisto no Ovário é um problema que atinge muitas mulheres, sendo mais de dois milhões de casos por ano. Mesmo comum, a doença ainda causa estranheza e desconhecimento por parte de muitas pessoas e é justamente por isso que os seus sintomas passam despercebidos ou são confundidos com outras situações consideradas mais conhecidas.

Mas não se preocupe! O Cisto no Ovário não é difícil de identificar e, na maioria dos casos, é tratado normalmente e sem grandes problemas para a mulher, além dos problemas “naturais” que a doença pode causar para o corpo. E se você tem dúvidas sobre ela e quer saber mais, confira abaixo as principais informações.

Como identificar cisto no ovário

O Cisto no Ovário, muitas vezes, é identificado pela própria mulher diante de uma suspeita da doença, mas a confirmação deve vir de um especialista na área. Normalmente o sintoma mais comum é a falta de menstruação e é aí que é possível perceber que algo está errado.

Isso acontece, principalmente, se você possuir a menstruação bem regulada e começar a perceber atrasos. Agora, mulheres com menstruação irregular podem demorar mais tempo para se atentar ao problema.

Porém, quando o diagnóstico do cisto é feito mais tarde e ele cresce, é possível identificar outros sintomas como dores na região, aumento da sensibilidade da mama, sangramento fora do período menstrual, mudança de peso e dificuldade para engravidar. Então, é importante estar atenta aos primeiros indícios e consultar um médico quando tiver alguma suspeita.

Cisto no ovário é perigoso e pode virar câncer?

Em grande parte dos casos, o Cisto no Ovário não é perigoso e a chance de que ele evolua para um câncer é baixa, uma vez que é uma lesão considerada benigna. Já o câncer em si, comum em mulheres acima de 50 anos, possui algumas outras características e seu diagnóstico também deve ser feito rápido. Mas, caso você tenha Cisto no Ovário, não se preocupe já que seu tratamento é simples e eficaz.

Cisto no ovário e gravidez

Muitas mulheres acreditam que o Cisto no Ovário significa infertilidade, mas não tem nada a ver. O que acontece é uma dificuldade maior para engravidar uma vez que o problema causa muitas alterações hormonais. Neste caso, o tratamento indicado pelo médico deve ajudar mulheres que querem engravidar. A única diferença é que a gestação deve ser assistida com mais cuidado ainda para evitar complicações.

Precisa fazer cirurgia para cisto no ovário?

Depende do seu caso. Normalmente, o tratamento, que é feito com pílula anticoncepcional, é eficaz para eliminar o cisto e dar continuidade para um processo menstrual mais regular. Mas, no caso de cistos muito grandes ou que não foram eliminados com o tratamento mais simples, aí sim se torna necessária a cirurgia.

Cisto no ovário atrasa a menstruação?

Sim, e como dito anteriormente, esse é o principal sintoma identificado por uma mulher quando está com Cisto no Ovário. Isso acontece porque o problema causa muitas mudanças hormonais e a mulher pode ficar meses sem menstruar uma vez se quer. Também é por esse motivo que o tratamento é feito com pílula anticoncepcional, ela acaba ajudando muito a regularizar a situação.

E se você estiver passando por um problema como esse, não deixe de procurar um médico de sua confiança antes de tomar qualquer atitude. Só ele poderá indicar o que é melhor para o seu caso e dar todas as orientações necessárias para que o seu corpo volte ao seu funcionamento mais natural. E, lembre-se, nada de se automedicar sem saber exatamente qual é o seu problema.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA