Como Aliviar a Cólica Imediatamente

Repentinamente você sofre uma dor estranha. Ela vem devagar, mas vai se tornando mais forte e faz você inclinar seu corpo para frente, se curvando para aguentar. Essa é a cólica, um encolhimento muscular de algum órgão, normalmente, intestino, estômago ou útero que corresponde que o organismo precisa retirar algo.

Durante o tempo que isso não acontece, a dor segue em movimento contínuo. Ela aparece, vai crescendo intensamente, tem um auge e depois passa lentamente. Instantes depois, repete o mesmo ciclo. Às vezes a dor pode ser tão forte que acaba provocando, cefaleia, tontura e vômito.

Cólica Menstrual


Grande maioria das mulheres sofrem com as cólicas menstruais. Elas acontecem porque, para retirar o sangue, o útero se encolhe. A força da dor varia muito. Algumas mulheres são mais forte e outras mais sensíveis. Por isso cada pessoa tem uma reação diferente a esse período.

Como Aliviar a Cólica Imediatamente

Segue abaixo dicas de como aliviar a cólica:

Descanse

E normal durante o período de menstrual se sentir sem ânimo e mais cansada. E sentindo dor e mais complicado ainda se vestir ou ir trabalhar. A orientação e repousar e descansar. Procure deitar de barriga para baixo, abraçada em um travesseiro, encolhendo-a. Isso já diminui as dores e poderá ter uma ótima noite de sono nos períodos de cólica menstrual.

Faça exercícios físicos

Acredite em atividades como andar de bicicleta, caminhadas, ioga e alongamentos. Fazendo de forma contínua e moderada, os exercícios ajudam a liberar endorfina que tem a eficiência de reduzir a dor.

Abuse de alimentos certos

Segue a lista: castanha do pará, atum, salmão, abobrinha, couve, tofu, aveia, beterraba, banana e soja. Eles vão trabalhar como relaxantes musculares e também tem poder anti-inflamatório natural.

Esqueça os alimentos gordurosos

Evite comer hambúrgueres, frituras ou alimentos que contenha muita gordura, pois aumentam a formação de hormônios que causam a contração no útero. Não coma alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo refrigerante, café e chá-preto.

Evite o estresse

Circunstâncias estressantes podem irritar mais a mulher e deixar sem paciência ampliando a intensidade da dor. Por esse motivo procure ambientes tranquilos, ficar mais relaxada e evitar ocasiões que podem gerar estresse.

Chás são aliados

Consuma chá de canela, ele age como um analgésico suavizando a cólica. Além desse, tem o chá de erva cidreira e hortelã com essências calmantes que ajudam para o bem-estar.

Use bolsa de água quente

O calor emitido através da bolsa quente estimula a irrigação, amenizando o impacto das contrações do útero e relaxando a musculatura. E uma forte aliada para aliviar a dor.

Aposte em massagens

Movimentos suaves nos pés e no abdômen pode suavizar a cólica. Reduz a tensão muscular, aumenta a circulação sanguínea e em consequência reduz a dor. Apertar esse local também pode ser uma forma de massagear.

Acupuntura

A acupuntura, ou seja, as agulhas colocadas em pontos estratégicos como a região abdominal e lombar, podem ajudar a liberar endorfina e diminuir o incômodo causada pela dor abdominal.

Quando Optar pelos Medicamentos para Cólicas

Aparentemente são sintomas comuns, mas somente um médico pode orientar qual o melhor medicamento a ser tomado para reduzir a cólica menstrual. Conforme os médicos algumas pessoas acabam recorrendo ao analgésico, mas como é uma inflamação que causa contrações no útero, o antiespasmódico e anti-inflamatório são mais aconselhados para conter a cólica menstrual.

A mulher deve sempre fazer avaliações periodicamente com seu ginecologista para desconsiderar doenças graves que podem aparecer com dores similares a cólicas. Apesar de muitas vezes ser forte, a cólica pode ser cuidada e praticamente passar despercebida, sem estragar o dia a dia da mulher.


O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.


Está gostando? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Veja Mais
Quer mais conteúdo?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro das noticias sobre saúde

Olá, visitante!