1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.777 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Calcular o Imc?

0

O IMC, Índice de Massa Corporal foi adotado pela Organização Mundial da Saúde para diagnosticar casos de sobrepeso e obesidade nas pessoas. É um índice simples e fácil que usa apenas dados da altura e do peso para identificar em qual categoria se enquadra cada indivíduo.

Saiba mais acesse: Como Diminuir a Cólica?

O IMC realmente funciona e foi usado em diversos estudos que comprovam que, quanto maior for o IMC do indivíduo, mais ele corre risco de morrer por doenças cardiovasculares. Esse índice pode ser usado em qualquer pessoa a partir dos 2 anos para identificar o excesso ou a carência de peso.

Como Calcular o Imc
Como Calcular o Imc

Mesmo sendo um índice muito eficaz, seus resultados podem não ser reais quando aplicado em pessoas com muito peso devido à massa muscular, como os atletas e fisiculturistas.

Conheça a Tabela do IMC

O índice possui uma tabela com resultados e categorias. Ao fazer o cálculo do IMC, você obterá um resultado e a partir dele irá verificar se está abaixo, acima ou de acordo com o seu peso. Veja a seguir os dados da tabela para identificar em qual categoria você se encaixa:

– IMC abaixo de 16 kg/m²: abaixo do peso – muito grave

– IMC entre 16 e 16,99 kg/m²: abaixo do peso – grave

– IMC entre 17 e 18,49 kg/m²: abaixo do peso

– IMC entre 18,50 e 24,99 kg/m²: peso normal

– IMC entre 25 e 29,99 kg/m²: sobrepeso

– IMC entre 30 e 34,99 kg/m²: obesidade no grau I

– IMC entre 35 e 39,99 kg/m²: obesidade no grau II

– IMC maior que 40 kg/m²: obesidade no grau III, mais conhecida como obesidade mórbida.

Tabela do IMC para Idosos

Foi adotada uma nova tabela de IMC para os idosos, pois foi concluído que os idosos possuem menos massa muscular do que jovens e adultos. O cálculo é o mesmo e você aprenderá em breve, no final deste artigo. Veja a tabela do IMC para os idosos:

– IMC abaixo de 21,9 kg/m²: abaixo do peso

– IMC entre 22 e 27 kg/m²: peso normal

– IMC entre 27,1 e 32 kg/m²: sobrepeso

– IMC entre 32,1 e 37 kg/m2: obesidade no grau I

– IMC entre 37,1 e 41,9 kg/m²: obesidade no grau II

– IMC maior que 42 kg/m²: obesidade no grau III, obesidade mórbida.

No caso dos idosos masculinos, é considerada obesidade mórbida quando o resultado ultrapassar 40 kg/m².

Saiba mais acesse: Como emagrecer 10 kg em 10 dias

Calcular IMC

O IMC – Índice de Massa Corporal – é um índice que consiste em faixas para definir se uma pessoa é saudável ou não, se está acima do seu peso ideal ou não. O IMC é usado por muitos nutricionistas e especialistas na hora de procurar por problemas de saúde em uma pessoa ou até mesmo para criar um cardápio compatível com a necessidade de cada um.

De forma geral, o IMC serve para avaliar as condições físicas de uma pessoa e, caso ela não esteja no seu peso ideal, é essencial mudar hábitos diários para se tornar alguém mais saudável.

IMC como calcular?

O IMC possui faixas de índice que, de acordo com a altura e o peso de uma pessoa, mostram se a mesma está abaixo do peso, acima do peso ou até mesmo com obesidade. Para calcular o IMC é usada uma fórmula que consiste em multiplicar a altura pelo peso do indivíduo.

Exemplo: IMC = peso em kg, multiplicando a altura; se você possui 1,65 e pesa em torno de 55 kg deve fazer o seguinte cálculo: 55 / (1,65*1,65) = 55 / 2,72 = 20,22, que é considerado um peso saudável para essas características.

Calcular o IMC

Calcular o IMC pode parecer uma tarefa difícil se você é iniciante, mas com o tempo é possível pegar a prática.

Além disso, você não precisa fazer isso sozinho: há vários sites e aplicativos na internet que fazem o cálculo por você, basta inserir suas informações e pronto. Em segundos você pode ver se está com um peso saudável, qual é o peso ideal para você e mais informações.

Tabela de IMC

A tabela do IMC foi criada pela Organização Mundial de Saúde para ajudar a identificar se alguém está abaixo do peso, no peso ideal, com sobrepeso ou com obesidade. Essa tabela é muito importante e deve ser levada em consideração por todos. Na tabela temos de um lado as faixas de IMC e do outro os tipos de peso.

Por exemplo, se após o cálculo a faixa de IMC der abaixo de 15, significa que a pessoa está extremamente abaixo do peso. Se der entre 15 e 16, significa que ela está gravemente abaixo do peso; se der entre 16 e 18,5 significa que a pessoa está abaixo do peso ideal. A partir do 18,5 até 25 significa que a pessoa está no seu peso ideal. Já de 25 até 30 significa que a pessoa está sobrepeso. A obesidade grau I inicia a partir da faixa IMC 30 e vai até o 35; depois, de 35 a 40, é a obesidade grau II (grave) e, por último, acima de 40 é a obesidade grau III (mórbida).

Medir IMC

Medir o seu IMC regularmente permite que você saiba com mais detalhes como anda a sua saúde e, em caso de sobrepeso ou outro tipo de faixa, pode tomar medidas para melhorar o seu estado, como ir ao médico, investir em uma alimentação mais saudável, etc.

Como se calcula o IMC

Para calcular o IMC você só precisa saber a sua altura e o seu peso. Como a altura se estabiliza em um momento de nossas vidas, o que pode aumentar é o peso, portanto ele é que irá influenciar mais nos resultados.

Calcular IMC online

É possível calcular o seu IMC online diretamente em sites que disponibilizam uma calculadora para tal. Um exemplo disso é o site Calculadora Fácil: http://www.calculadorafacil.com.br/saude/calcular-imc. Basta preencher os seus dados e pronto.

Como calcula o IMC

Se você preferir também pode pedir para seu especialista calcular o seu IMC, mas os resultados tendem a ser os mesmos de uma calculadora online.

Como fazer o cálculo do IMC?

Fazer o cálculo do IMC é algo bem simples, para fazê-lo é necessário apenas saber corretamente o peso (em quilogramas) e a altura (em centímetros).

Depois é preciso dividir o peso (em quilogramas) pela altura (em centímetros) duas vezes ela mesma (ao quadrado) de forma que chegará a um resultado que em comparação a tabela de IMC mostrará se você mantém um peso ideal ou não.

O que Significa IMC?

A sigla IMC significa Índice de Massa Corporal, e atualmente é a medida utilizada para medir o nível de obesidade pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A mesma é considerada uma ferramenta de padrão internacional para avaliar o grau de obesidade ou sobrepeso das pessoas de ambas partes do mundo.

O cálculo do IMC tem uma ação maior pelo fato de que pessoas fora do peso ideal tem mais tendência a ter doenças sérias, tais como a hipertensão arterial, diabetes, dentre outras diversas doenças consideradas de alto risco pela saúde pública.

IMC Cálculo

O cálculo para IMC é muito simples, é o peso (em quilogramas) pela altura (em centímetros) duas vezes ela mesma (ao quadrado). A fórmula correta a ser utilizada é IMC= kg ÷ cm².

Por exemplo, um homem com peso igual a 80kg e sua altura equivale a 1m80cm, então, pela fórmula, o cálculo seria IMC= 80÷180² que daria um total de 24,69, que é o índice de massa muscular do mesmo, que conforme a tabela IMC está dentro do seu peso ideal.

Fórmula para calcular IMC

A fórmula correta para calcular o IMC é bem básica: IMC=kg÷cm². Sendo, IMC- índice de massa muscular, Kg- peso (quilograma), e cm altura (centímetros) exato do mesmo a qual irá fazer a conta.

Lembrando que são centímetros ao quadrado, ou seja, duas vezes ele mesmo, como por exemplo, uma mulher de 1m65cm com 70kg ficará na fórmula IMC=70÷3,30=21,21. É uma fórmula prática, rápida de se fazer e com resultados concretos.

Site para calcular IMC

Ultimamente com uma simples busca no Google é possível se encontrar milagres de opções de sites disponibilizados que provavelmente se consegue calcular de forma online, alguns desses sites que calculam IMC são o Cálculo IMC (m.calculoimc.com.br), Calculador (www.calcularpesoideal.com.br) e Só Nutrição (www.sonutricao.com.br).

Existem outros milhares de opções de páginas que calculam o IMC, ambas deixam disponível o formulário, sendo necessário apenas o preenchimento dos dados necessários.

Como calcular massa muscular

Além do cálculo IMC, para calcular a massa muscular também podem ser utilizados alguns equipamentos de bioimpedância, como balanças, mas o cálculo do mesmo deve ser feito em jejum e não pode do ser feita durante a gravidez, durante a menstruação (nem cinco dias antes e nem cinco dias depois dela) e também não durante uma atividade física intensa, pois os resultados podem ser alterados.

Tabela para medir IMC

Após o cálculo do IMC (através da fórmula IMC=kg÷cm²) o resultado pode ser comparado a uma tabela, que explicará corretamente o que significa esse resultado. Por exemplo, uma mulher com 70kg e 1m65cm terá resultado igual a 21,21 segundo a fórmula, pela tabela do IMC ela está dentro do seu peso ideal.

O resultado muda a situação, sendo assim, um resultado abaixo de 17 significa que está muito a baixo do peso ideal, entre 17 e 18,49 significa que está abaixo do peso ideal, entre 18,50 e 24,99 significa que está dentro de seu peso ideal, entre 25 e 29,99 significa que está acima do peso, entre 30 e 34,99 significa que está com obesidade I, entre 35 e 39,99 significa que está com obesidade II (severa) e acima de 40 significa obesidade III (mórbida).

Fórmula Cálculo do IMC

A fórmula exata para calcular o IMC é IMC=kg÷cm², ou seja, o índice de massa corporal é igual ao peso divido pela altura duas vezes ela mesma (ao quadrado) com essa fórmula simples irá conseguir chegar ao resultado do seu IMC

Tabela do IMC para Crianças

A tabela de adultos e jovens também não se aplica para as crianças. No caso das crianças, você deve fazer o cálculo e logo depois consultar a tabela de idade e sexo para verificar o percentil em que a criança se encaixa. Sabendo o percentil, você poderá interpretar as seguintes informações:

– IMC abaixo do percentil 10: abaixo do peso

– IMC entre o percentil 15 e 85: peso normal

– IMC entre o percentil 85 e 95: sobrepeso

– IMC acima do percentil 95: obesidade

Como Calcular o Imc
Como Calcular o Imc

Como Calcular o IMC

O cálculo é muito simples e pode ser feito a mão ou em uma das calculadoras de IMC disponibilizadas online em vários sites. O cálculo é feito com base nas informações da altura e do peso. Você deve dividir o seu peso pelo valor da altura ao quadrado. Vamos a um exemplo.

Saiba mais acesse:? Oxinova – Onde Comprar

Se você medir 1,75 m e pesar 60 kg o cálculo será o seguinte: 60 divididos por 1,75² que logo se tornará 60 divididos por 3,06. O resultado da divisão será 19,60, portanto o seu peso é normal.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA