1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.134 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Lidar com uma Pessoa que tem Depressão

0

A depressão afeta 1 de cada 4 pessoas, não desista de ajudar quem está passando por isso! Infelizmente a depressão é uma das doenças mais recorrentes do século XXI, afetando mulheres e homens de todas as idades.

Se é difícil ver outra pessoa nessa situação, é pior ainda para quem sofre de depressão, pois essas pessoas parecem não encontrar forças pra nada, chegam a pensar que não são importante e que sua vida não tem qualquer significado.

Lidar com alguém assim não é uma tarefa fácil, mas todo mundo merece, o mínimo que seja, do nosso esforço para melhorar a vida dessas pessoas.

Como Lidar com uma Pessoa que tem Depressão
Como Lidar com uma Pessoa que tem Depressão

Dicas de como Ajudar alguém que está Enfrentando a Depressão

Se informe sobre o assunto, a depressão é uma doença como qualquer outra e o passo fundamental para ajudar alguém que está sofrendo disso é tentar entender a doença, tentar entender os sentimentos da pessoa, por mais confusos que pareçam, saber das respostas às angústias e necessidades da pessoa deprimida é uma das principais formas de compreender a depressão.

Saiba mais informações, acesse: Adesivos de Nicotina Funciona Mesmo ?

Nunca subestime o caráter limitador da depressão, frequentemente, irritação ou nervosismo são consequências de quem sofre essa enfermidade. Seja paciente, e compreensivo.

Dê apoio à pessoa que está sofrendo. Diga o quanto ela é importante pra você e para os outros. Apesar de amar e querer cuidar e ajudar a pessoa deprimida, tenha consciência que poderá não conseguir resolver o problema dela.

Recomende ajuda de um profissional, o tratamento da depressão é pessoal e depende da pessoa que está sofrendo. Acompanhe a pessoa deprimida, esteja presente para ela, ouça, mantenha sempre contato.

Dê espaço, não a deixe sufocada. O objetivo é encorajar a pessoa a sair desse estado, planeje coisas que ela goste, ajude-a a acreditar que ela vai conseguir passar por isso, dê força e motivação!

Saiba mais informações, acesse: O que é a Depressão Infantil ?

Dicas de como Ajudar alguém que está Enfrentando a Depressão
Dicas de como Ajudar alguém que está Enfrentando a Depressão

E se a pessoa não quiser ajuda? O que fazer?

Encoraje-a a procurar ajuda. A pessoa deprimida pode pensar que o tratamento é inútil, que sua situação não tem solução, tudo que ela precisa é de alguém que lhe encoraje, que lhe diga coisas confortantes para que ela se sinta amada e queira melhorar por si e pelos que a amam.

Frases como “você é importante pra mim, sua vida é importante pra mim”, “eu não sei como se sente, mas eu gostaria de ajudar” e “diga-me o que posso fazer para lhe ajudar” são muito eficazes nesses casos.

Como ajudar uma Pessoa com Bipolaridade

Entenda a doença, pesquise sobre ela. Entenda que por mais amável que a pessoa seja, ela tem transtorno de bipolaridade e nada muda isso, procure contatos de profissionais que irão ajuda-la.

Saiba mais informações, acesse: Como Curar a Depressão – Dicas

Diga que ela não está sozinha nessa, que ela é importante pra você, que você está disposto a ajudar e enfrentar isso com ela. Se a pessoa estiver em crise, dê apoio e tenha paciência, o seu apoio é importante no processo de melhoria e recuperação dessa pessoa. Não perca a esperança!

Sintomas da Depressão

Irritabilidade, ansiedade e angústia. Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço pra fazer as coisas. Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades que antes eram consideradas agradáveis. Desinteresse, apatia e falta de motivação.

Sintomas da Depressão
Sintomas da Depressão

Se você estiver passando por isso… Não hesite em reconhecer sua doença e em pedir ajuda, a culpa não é sua e você merece atenção e cuidado.

Desordem mental não é um fracasso pessoal, o fracasso está em como pessoas apáticas tratam pessoas que sofrem com isso. Você merece ser ajuda e você vale a pena!

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA